Vencendo os Gigantes

I Samuel 17:4-11,34-37, 40-50

Queremos falar de coisas simples, mas importantes para o nosso crescimento espiritual. Nesta terra todas as pessoas têm problemas, Jesus falou que neste mundo teríamos aflições, mas que no meio de tudo isso, devemos estar animados, pois Ele venceu e sabemos que nEle todos nós também venceremos. Lutas e dificuldades não são novidades para ninguém. Seja qual for a sua condição social, seu nível de conhecimento ou a sua compreensão da vida, o caminho de cada um, enquanto individuo, será um constante desafio e superação de obstáculos.
 
De pouca valia será tentar minimizar o problema que a pessoa está enfrentando com os clássicos chavões: "isso não é nada", "isso passa", "essas coisas acontecem" ou "há pessoas que passam por problemas piores que o seu". Quem já ouviu frases assim?
 
Cada pessoa tem a sua maneira de encarar os problemas que variam muito de acordo com a sua personalidade, vivência e histórico familiar. Problemas que podem parecer pequenos e facilmente superáveis para alguns, para outros podem assumir a proporção de verdadeiros GIGANTES.
 
A Bíblia nos ensina princípios básicos para o enfrentamento e superação dos problemas:
 
1.   A Bíblia mostra que sempre que houve confronto com gigantes eles perderam – II Sm. 22:38-41.
2.   A Palavra de Deus nos ensina que se um gigante não é morto por completo, ele procria e no futuro você terá de enfrentar seus filhos, que também serão gigantes – II Samuel 21:20-22.
3.   A Bíblia revela que quando você se dispõe a enfrentar os gigantes, você recebe socorro inesperado – II Samuel 21:15-17.  Deus é fiel!
 
Aprendi na bíblia que qualquer situação é mais fácil de ser controlada no início. Se adiarmos decisões, se nos recusamos a mexer no problema, este problema que chamamos de gigante se torna cada vez maior, se reproduz e a nossa luta fica mais difícil.
 
Pedir que Deus nos livre das mãos dos gigantes nem sempre pode ser uma boa idéia. Quando ficamos livres dos gigantes, muitas vezes começamos a ocupar a nossa vida com os anões que estão à nossa volta e o diabo se encarrega de fazer com que esses anões se transformem ou, pelo menos, pareçam gigantes. O enfrentamento é a melhor tática e é a que nos trazem mais experiências, maturidade e gratificação espiritual. (anões: pequenos problemas)
 
É muito mais produtivo que, ao invés de Deus simplesmente tirar os gigantes do nosso caminho, Ele nos dê capacitação para vencê-los. Os problemas se tornam verdadeiros gigantes quando não são vencidos no início. Sejam problemas no casamento, na família, na vida financeira, ou até pecados que no inicio parecem pequenos, mas se não forem eliminados, com o tempo se tornam difíceis de vencer e são estes que trazem derrotas na vida de muita gente.
 
O desejo de Deus é que cresçamos em tudo, Ele deseja que sejamos curados e libertos no espírito, na alma e no corpo e isso envolve vida no Espírito, inteligência e habilidade nos relacionamentos com as pessoas, docilidade e facilidade em lidar com situações difíceis, isso está falando de alguém com a alma resolvida nas questões emocionais e sentimentais, fala também de alguém com um estilo de vida saudável.  Na Palavra de Deus vemos a necessidade de sermos fortes, decididos, confiantes, definidos e destemidos. Sabendo que Deus é poderoso para cumprir suas promessas nas nossas vidas.
 
Aprenda isso, somos nós que decidimos se vamos ser verdadeiros, fieis, leais, perseverantes, indesistíveis, amorosos, dóceis, alegres, santos, curados e libertos para vencermos em tudo e assim vivermos para o Senhor de forma genuína. Buscamos com fervor novos níveis de maturidade, pois desta forma, vencemos os gigantes, crescemos e ficamos mais fortes sem ensoberbecer, e quando perdemos, por causa da maturidade, não desistimos, mas buscamos aprender com as perdas fazendo das derrotas degraus para subirmos novos patamares da experiência sem nos sentirmos menores ou inferiores. Devemos tirar forças da fraqueza sem nunca desistir. Derrotas na nossa vida são momentâneas e logo passam se permanecermos firmes avançando sempre no Senhor sem vacilar.
 
Aprenda isso:
1.      Somente aqueles que desistem sofrem a perda e a derrota permanente;
2.      Aqueles que desistem são aqueles que andam sozinhos e isolados;
3.      Andamos em equipe e ainda temos o Senhor que está conosco, não andamos sozinhos, somos discípulos nesta célula e na equipe de doze. Quando aqui e no discipulado juntos estudamos a Palavra de Deus, Ela nos transforma gerando fé e caráter ajustado em nós, sabendo que é assim que o Espírito de Deus nos dá força para vivermos das promessas de Deus em todas as áreas da nossa vida.
 
Sabemos que toda conquista demanda luta, que todo milagre irá surgir no meio da crise e que toda vitória será resultado de guerra. As lutas começam dentro de nós, todos os dias devemos lutar contra sentimentos errados, motivações contraditórias, rotas estranhas e vontades pecaminosas.
 
As lutas exteriores serão facilmente vencidas como resultado das vitórias interiores. Somos nós que decidimos, pois Deus respeita e cumpre os seus princípios e leis que Ele mesmo constituiu para nos proteger. Deus te criou com livre arbítrio, com poder de decisão e Ele e nem o diabo poderá decidir por você, eles farão de tudo para te influenciar.
 
Deus sempre te mostrará a verdade e o caminho da vida e o diabo sempre tentará te levar pelo caminho da mentira, do engano e da morte. É você eu que decidimos se vamos servir a Deus de verdade ou não, ou se vamos ser mais um vivendo uma vida sem propósitos. Deus te ama com amor eterno e incondicional, Ele já fez tudo que era necessário para que você tenha uma vida plena de salvação em uma paz profunda e permanente! Estou falando de Jesus Cristo, nosso redentor, Senhor e Salvador, se entregue a Ele de coração e sirva-o com todas as sua forças, nEle temos a vida Eterna.
 
Compartilhar: Fale sobre os gigantes que hoje você precisa vencer ou fale sobre o que essa palavra falou na sua vida hoje.
 
Deus te abençoe poderosamente.
 
Um beijo no coração daqueles que te ama!!!
 
Apóstolos  Eliezer e Zenita
Imprimir