Mantendo-se na Rota da Conquista.

 

Deut. 8: 6 a 20
 
Guardarmos os mandamentos, para vivermos a plenitude das promessas, depende de um exercício permanente de atenção e busca de discernimento espiritual, pois temos um inimigo hábil na arte do engano e um coração que também é enganoso e corrupto. Manter-nos na rota do êxito é fruto de santidade, que gera sensibilidade espiritual. Se não formos extremamente atentos e cuidadosos, podemos começar a andar por desvios sem perceber. As grandes quedas que temos visto de alguns líderes e ministérios, começaram através de pequenos desvios.
 
A descrição do texto em analise é uma promessa, mas também uma linha reta apontando em direção ao futuro que Deus preparou para Israel: Um futuro glorioso na Terra Prometida. Esta é a nossa chamada, alcançarmos pela fé e obediência uma vida abundante em Cristo Jesus (Jo. 10:10 ). Uma vida de escassez, enfermidade e derrota, não combina nem com o exemplo de Cristo, nem com suas promessas para aqueles que O amam e O obedecem.
 
Há cristãos que vivem no infortúnio, outros em opróbrio (vergonha) e outros, em um verdadeiro karma (jugo). Infelizmente é assim que eles crêem e a Bíblia diz que: o que o homem pensar em seu coração, assim ele será. A vida cristã não nos isenta de problemas, mas nos estimula a crermos em suas promessas, que dão solução a todos eles. Até a morte, aparentemente o pior problema da existência humana, tem solução no contexto espiritual.
 
A proposta da Visão é um chamado à plenitude, um convite a Terra Prometida, que assemelha-se a todo conteúdo profético de Deut. 8. O Senhor promete a Israel a posse da terra de Canaã, a Visão nos propõe a conquista de territórios, bairros, cidades e nações. Deus descreve a terra de Israel como uma terra de fartura, de regalias e de prazer.
 
Pelo resgate de princípios revelados a nós nestes dias, a Igreja tem atraído um Manto de prosperidade sobre si e sobre a nação que nunca havíamos vivido. A promessa de Deuteronômio, garante a Israel a multiplicação abundante do povo (7:13 ) e de seus rebanhos ( 8:13 ). O maior diferencial do Modelo dos 12 é seu caráter multiplicador através das gerações. É uma Unção de Multiplicação.
 
O Deus de Abraão também lhes promete uma unção para adquirir riquezas, a ponto de se multiplicar também a sua prata e seu ouro. A Igreja ainda não alcançou este estágio, porque muitos ainda são tímidos e infiéis quanto aos mandamentos relativos a finanças, mas isto também Deus mudará, pois a Noiva do Cordeiro terá o caráter irrepreensível. Ela é Santa e sem mácula.
 
Analisando todo este contexto, percebemos que as promessas e a Unção derramada por Deus sobre seu povo o faz poderoso. A Visão nos levará a termos em mãos muito poder, isto já vem sendo sinalizado em nosso meio e é aí que começam a aparecer os perigos do caminho.
 
O Senhor os denuncia, exortando ao povo quanto a três perigos:
 
1- Vs. 11 a 14 (ler): A satisfação que leva a desobediência.
As conquistas podem produzir uma falsa satisfação, que leva muitos líderes a estacionarem e a não entenderem e nem atenderem mais a estímulos e as convocações.
Ex. Pra que vou ofertar mais, se eu já estou pagando minhas continhas?
Ex. Pra que euvou ao culto, se eu já vou à célula? Pra que eu ir à reunião de Gerações, se eu já vou ao discipulado?
Ex. Pra que ir ao congresso estadual? Nosso Fruto Fiel aqui já foi tão legal ou logo logo teremos o nosso local.
 
Esta falta de aspiração pelo crescimento que Deus quer pra nós, começa a nos levar a um princípio de usurpação, que nos impede de discernirmos a diferença entre um convite e uma convocação Divina.
Imagine um exército em que cada soldado começasse a escolher o que iria ou não iria fazer. A falsa satisfação também traz como fruto o comodismo. Ex. É caro, é longe, esta visão é muito trabalhosa!         
 
Vs. 14 (ler). A soberba que leva a ingratidão.
Muitos chegam feridos e humilhados, são amados e tratados e quando se fortalecem, são acometidos de soberba e não reconhecem mais aqueles que Deus usou para restaurá-los.
Ex. Há líderes de células que ao serem enviados perdem o respeito pelo líder que o formou e enviou.
Ex. Há líderes 12 que ao serem trazidos para a equipe de 12 principal, não cumprimentam mais seu antigo líder.
 
Infelizmente isto acontece até entre Apóstolos. Misericórdia!
Deus não se agrada da soberba e jamais abençoará a ingratidão, por isso, não podemos permitir que as conquistas permitidas por Deus, nos enganem e nos façam esquecer quem éramos e de onde saímos. Se nos esquecermos de onde Deus nos tirou, certamente não chegaremos ao lugar que Ele nos quer fazer chegar. 
 
Vs. 17 e 18 ( ler ) O equívoco de usurpar a unção.
Não geramos unção, somente a recebemos e a transmitimos. Não somos fontes, somos vasos. Quando Deus nos dá poder (unção) não podemos usurpar a Glória de Deus achando que este poder emana de nós. Tanto o poder, quanto a Glória do que o poder gerar, vem de Deus e devem voltar para Ele.
 
O administrador de todo poder de Deus na terra é o Espírito Santo. Toda unção que Dele procede, antes de chegar a nós passa pela vida daqueles que foram constituídos por Deus como cobertura espiritual sobre nós.
Este terceiro perigo consiste em nos esquecermos que o Senhor é que nos deu força ( unção ) para frutificarmos, prosperarmos e consolidarmos aqueles resultados debaixo de uma cobertura. O sintoma mais característico deste engano, é quanto colocamos os olhos em nossa conquista e os tiramos do nosso líder, nos esquecendo de onde veio àquela unção.
 
A Visão possui uma unção poderosa que nos faz sermos influentes e administradores de muito poder, mas o segredo pra que ela flua de forma abundante e permanente, é não nos tornarmos auto-suficientes e ingratos. A conquista ilimitada de um líder é assegurada por ele nunca deixar de honrar quem o enviou, porque nesse exercício, ele sempre saberá de onde saiu e também para onde está indo: Para a Terra Prometida, a qual conquistará sob o princípio da Aliança.
 
A unção que eu honrar, nela vou prosperar.
 
Comentar sobre o Congresso Estadual (o evento mais importante para nós) Somos responsáveis por quebrar os argumentos e levar nossos discípulos a estarem diante de nossos líderes. Isto é honra.
 
Parrticipar dos projetos da igreja onde os Apóstolos estão implantando é fundamental e decisivo no resultado, e isto é honra da presença. Noventa dias de oração, Família Feliz, etc., são projetos mega importantes e todos devem estar envolvidos. Ap. Eliezer
 
Vamos repetir um comando dado à alguns dias atraz: Pastores e doze da primeira geração devem chegar 30 minutos antes dos cultos. Devem ser os motivadores de busaca, adoração, semeadura e recepção da Palavra. A unção será de acordo com a minha missão, se eu não entender meu papel, serei relapso e a unção será desncessária, pois não estarei usando para o propósito certo.
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
 
 
Imprimir