Edificando a fé

Mateus 12:9-14

Estamos vivendo dias proféticos, dias de viver e experimentar coisas novas do Senhor nosso Deus. Tivemos a poucos dias o Encontro do mover celular I, estamos orando e jejuando noventa dias para Deus nos dar Frutos Fieis, vidas que permaneçam. Nestes noventa dias estamos orando pela igreja, discípulos, redes e células. Isto indica que esta célula está debaixo de oração e jejum e isto significa que vocês irão crescer e prosperar.
Estamos orando também para Deus enviar vidas para o culto do Fruto Fiel, estamos pedindo para o Espírito Santo te mostrar as pessoas que você deve convidar para este grande dia. Estamos também orando e jejuando pelo projeto Família Feliz. Isto significa que através das duplas que foram enviadas, novas famílias incluindo crianças, adoslecentes, jovens e adultos estarão sendo alcançadas e abençoadas com o amor de Cristo, pois este tiras as dores e acrescenta vida e alegria. Isto revela que esta rede e célula irá crescer, multiplicar e prosperar de foma rápida e sólida.

Proxímo sábado as 13:00 horas em ponto estaremos saindo da igreja nos ônibus para o congresso estadual. você será poderosamente impactado, abençoado neste congresso. Aqueles que estiverem lá voltarão com uma conquista estabelecida no reino espiritual e no reino físico. Outra data importante será no dia sete de Setembro, pois é o nosso Reencontro, se você já fez ou está terminando o segundo módulo da escola de líderes e já é líder em treinamento, deve fazer a sua inscrição e se esforçar para estar passando, pois será cura e crescimento para você.

Este texto de Mateus que lemos hoje nos conta a história de como o Senhor Jesus curou um homem que tinha a mão ressequida. Creio que nessa passagem Deus tem muito a nos falar a respeito de nossas mãos físicas e espirituais. Vejamos então as lições tiradas dessa passagem bíblica.

Primeiro: O significado das mãos. As mãos são os nossos instrumentos para criarmos, para fazermos, pegarmos, nos apropriarmos de algo, para lutarmos e nos defendermos. Sem as mãos nos sentimos impotentes. Sem elas não poderemos tocar, estender para ajudar alguem e nem acariciar. Com as mãos amarradas para trás nos sentimos dominados e subjugados. Não é por acaso que a polícia subjuga um criminoso amarrando-lhe as mãos. Agora, com a mão atrofiada não conseguiremos produzir coisa alguma de valor. Essa é a história do que Jesus fez com um homem que tinha a sua mão natural ressequida. Com as mãos atrofiadas, ele certamente se sentia impotente e incapaz.

Agora, entendamos a expressão "ressequida", que é diferente de "ressecada", é mais grave. Dizemos que a pele seca pelo tempo ou pelo sol está ressecada. Mas a mão que está ressequida perdeu os movimentos, ficou atrofiada e retorcida. Assim podemos dizer que a mão é um símbolo de algo mui­to sério no mundo espiritual. Assim como no mundo natural tudo é conquistado com as mãos; no mundo espiritual, a nossa fé exerce o papel de mão, ou seja, é por meio da fé que conquis­tamos as bênçãos de Deus, que geramos os milagres dEle na nossa vida, é com a nossa fé que O agradamos. O problema é que a nossa mão espiritual pode também se tornar ressequida, ou seja, a nossa fé pode estar enferma. Com a fé ressequida você não conseguirá produzir muita coisa, se sentirá incapaz e impotente diante das circunstâncias.

Segundo: A mão ressequida é como a fé ressequida. Ter uma mão espiritual ressequida é ter uma fé que não se abre para receber as bênçãos e as provisões de Deus, que estão ao nosso dispor. Precisamos ter mãos espirituais para nos apro­priar das bênçãos, para pegar e dizer: "E meu, eu tomo posse, isso me pertence, Jesus já conquistou para mim".

A parte de Deus é dar, mas a nossa parte é apropriar. Uma mão ressequida, porém, já não pode se apropriar das promessas. Além de não poder se apropriar das promessas, a mão ressequida também já não pode lutar no meio da batalha, pois é incapaz de empunhar a espada. No meio da luta, a fé ressequida é completamente indefesa.

Terceiro: A mão ressequida não tem forças para reter as promessas de vitória. Deus é tão gracioso que muitas vezes nem lutamos por algo, Ele vem e põe nas nossas mãos. Já viu bênçãos assim? Você nem foi atrás, a bênção correu atrás de você. Em Deuteronômio 28 diz que ao obedecermos a Deus servindo-o com fidelidade, as bençãos correrão e nos alcançarão. Mas quem tem fé ressequida nem consegue reter essas bênçãos, pois não consegue nem ser fiel, lembre-se, fidelidade denuncia fé, e esta nos leva a dar passos em direção a Deus.

Em quarto lugar: A mão ressequida perde sua forma saudável, vira uma deformidade, perdendo sua aparência original. Ela distorce a sua maneira de ser, a sua postura, tudo em sua vida gira em função de proteger e esconder a mão doente. O mesmo acontece com quem tem a fé doente e ressequida, essa pessoa tem a sua condição espiritual deformada. Quem tem a fé resse­quida anda debaixo de opressão sendo livre, se conforma com o fracasso sendo um vencedor, vive na miséria espiritual sendo herdeiro com Cristo.

Deus lhe dá a bênção nas mãos, tenha fé para retê-la, para segurá-la. Creio que nestes dias a sua fé será restaurada para reter e segurar as bênçãos do céu. Amém? Então Receba! Continua.

Este esboço contem textos tirados do livro curando a fé em 21 dias do pator Aluízio