Uma Pesca maravilhosa – 12

Lucas 5: 1 a 11
 
Fazer uma pesca maravilhosa, alcançar uma multidão é um milagre realizado por Deus. No mover de alcançar e consolidar multidões para Cristo cada vez usaremos menos a força do braço e mais a nossa fé em Deus. Devemos nos conscientizar que é Deus quem move todas as coisas, é Ele quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar. Foi o poder de Deus que reuniu aquele cardume de peixes, foi o Senhor quem os fez entrarem nas redes, por que tudo é feito segundo a Sua Vontade e segundo a Força do Seu Poder.
 
Alguém, porém, tinha a visão do milagre e este alguém era Jesus.
 
Nós como líderes de multidões, precisamos aprender o que é o poder da fé. Jesus sabia do que o Pai  Celeste era capaz, sabia que a sua própria fé era suficiente para mover o sobrenatural. Ele não se apoiou na fé de Pedro ou de outros, Ele derramou da sua própria fé no coração deles.
 
Nosso papel como líderes, é levarmos nossos discípulos a conhecerem o poder de Deus que só se manifesta através da fé. Um líder cheio de fé contagia sua equipe, que por sua vez experimenta os milagres prometidos pela palavra. A verdadeira fé é acreditarmos que o que Deus disse em Sua Palavra, Ele também o fará.
 
As circunstâncias naturais eram contrárias a qualquer resultado positivo. Pedro e seus companheiros eram pescadores experientes e haviam pescado por toda uma noite sem nenhum sucesso, porque então de dia (horário inadequado para pesca) eles haveriam de obter algum resultado? A resposta é: Porque a fé contraria qualquer prognóstico ou circunstância.
 
Pedro recebeu uma palavra do mestre e decidiu não só crer nela, como também obedecê-la fielmente.
A ordem foi: faze-te ao largo e lançai as redes para pescar. Esta frase nos ensina três coisas muito importantes que tornarão nossa fé mais eficaz e nosso trabalho como pescadores de homens consolidado.
 
     1.  Faze-te ao largo significa deixarmos o lugar comum, a nossa zona de conforto e irmos onde os peixes estão. Um líder de multidão não pode viver encastelado, separado das multidões. Faze-te ao largo representa ir ao lugar profundo, onde as multidões estão. Você sabe onde as multidões estão? A resposta é: no coração de Deus.
 
Todo líder de multidão precisa mergulhar no coração de Deus para ver que lá existem multidões necessitando de quem as salve. Jesus através da oração, entrava todas as noites no coração do Pai e via o que havia lá, porisso sabia que aqueles discípulos tinham direito a provisão (porque eram filhos), tinham direito as multidões porque haviam sido escolhidos para serem pescadores de homens.
 
Não pode haver dúvida no coração do líder e da equipe quanto às promessas de Deus, e a promessa quanto a nós é que todos são fecundos, todos tem direito a frutificar, todos nós somos vistos por Deus como líderes de multidão. Se você crê nisto, então basta agir para que sua multidão saia do coração de Deus e se materialize diante dos seus olhos. Além de buscá-las no coração do Pai, consolide-as com sua presença nos lugares aonde elas estão.Vá as multidões e elas virão até você.
 
     2. E lançai as vossas redes: O termo lançai, indica o trabalho de uma equipe. Não é possível apanhar um grande cardume sem o uso de redes e não é possível usar bem as redes, sem um trabalho de equipe. Neste aspecto, os 12 são a equipe que deve ser motivada em fé, orientada e mobilizada para que multidões sejam salvas. O poder da fé não envolve apenas o uso de recursos espirituais, mas também o princípio de uma mobilização coordenada, onde funções distintas são distribuídas pelo líder e também supervisionadas por ele. Precisamos aprender a trabalhar juntos, em equipe, pois o resultado da pescaria será de todos.
 
No caso da pesca, uns dirigem o barco, outros seguram as redes, outros batem com paus na água para que os peixes fiquem acuados. Pedro ao ouvir o comando de Jesus, declarou como líder que era, a palavra de ordem, para toda equipe: Sob a tua palavra lançaremos as redes. É fundamental envolvermos nossa equipe no projeto que temos. As pessoas precisam saber qual é a participação de cada uma delas neste projeto.
 
Quando trabalhamos em equipe, nosso potencial é multiplicado gerando resultados que jamais conseguiríamos sozinhos. Cada membro da equipe, porém deve saber o que fazer e como fazer, e estas instruções devem ser dadas pelo líder diante de toda equipe. Como exemplo na organização de um Fruto Fiel (evento de colheita) planeje o que cada um dos 12 e dos 144 fará, distribua as tarefas de intercessão, divulgação, comunicação, logística, caronas, transporte, decoração, organização no local do evento. Quando as tarefas são conhecidas, há trabalho e bons resultados, mas quando não, há confusão e frustração. O mesmo ocorre dentro do corpo de Cristo a igreja, cada discípulo precisa saber de forma clara o que fazer, uqal é a sua função na equipe.
 
Uma grande pescaria depende do uso da fé, mas a fé legítima se esforça e zela de cada pessoa e de cada detalhe. A fé ministrada por Jesus e exercida por Pedro e seus companheiros, gerou um resultado muito acima do esperado. Assim será também conosco se zelarmos unidade espiritual de nossos 12 e da equipe da qual fazermos parte. A unidade atrai a unção, mas a discórdia, o espírito de confusão e de paralisação. Se você não quer ter seu resultado aprisionado pelo maligno, lembre-se somos membros de um mesmo corpo e precisamos uns dos outros. Orem uns pelos outros, carreguem os fardos uns dos outros, porque o que você fizer aos seus irmãos, Deus fará a você.
 
     3. Lançai as redes "para pescar". A fé não é fé se não for objetiva e com um propósito bem claro e definido. Na ordem de Jesus parece redundante o termo lançai as redes para pescar, mas há muitos cristãos hoje que estão vivendo uma fé sem propósito: Vão a igreja por irem, fazem célula por hábito, dão oferta sem qualquer expectativa. Isto não é fé, é religiosidade. Deus fica impossibilitado de agir na vida destas pessoas.
 
Um dos aspectos fundamentais da fé é buscarmos um resultado final desejado por Deus e por nós. Precisamos ter em mente sempre qual é o propósito de Deus para cada atitude nossa. Para que reunimos uma célula? R. Para edificação e salvação de vidas novas. Para que plantamos uma semente? R. Para obtermos uma colheita. Para que realizamos um Fruto Fiel? R. Para honrarmos a Deus com a presença de nossos filhos espirituais, mas também com o propósito de salvar os cativos, os oprimidos, os quebrantados, aqueles que hoje estão em trevas, mas que amanhã serão como luzeiros em meio a esta geração, por isso não orem para que seus discípulos venham, mas para que eles tragam as dezenas consigo.
 
Não convide crentes de outras igrejas, mas aqueles que estão nos bares, nas boates, no tráfico, pois foi para estes que Cristo veio. Não orem para que o Espírito Santo esteja presente (ele disse que sempre estaria) ore para que a manifestação do Seu Poder toque a todos, salvando, curando e transformando uma multidão para Glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em Nome de Jesus.
 
Se o seu coração precisa de uma palavra de fé saída da boca do líder, eu te digo: Deus moverá os céus e a terra para que você viva o milagre de uma pesca maravilhosa em sua geração em Nome do Senhor Jesus . Tão somente creia e obedeça a voz do Mestre: Não fique parado, lance as redes ao mar, porque elas virão transbordantes!
Fonte: Aps. Fabio Abbud
 
Deus abençoe e multiplique a todos. 
 
Amamos vocês
 
Aps. Eliezer e Zenita

 

Imprimir