Uma arma para o êxito

 


I Sm 17:36 e 37
 
Falamos a poucos dias sobre namoro e verificamos que, pra termos sucesso nesta área é preciso estar andando com muito cuidado esperando a hora certa no Senhor. É necessário haver um propósito estabelecido neste namoro. Quando alguém entra em um relacionamento de namoro sem compromisso, buscando apenas a auto-satisfação da carne, o que pode acontecer?  Mesmo que esta pessoa tente conduzir sua vida por um caminho reto, não consegue. O namoro fora do padrão de Deus traz intimidade, mas não traz compromisso. Você sabe por quê? “O namoro sem compromisso e sem o padrão da Palavra é como um bolo com cobertura, sem recheio. É lindo no começo, mas quando você experimenta passa mal, porque só tem chantilly, é só aparência e ilusão.
 
O namoro sem propósito e buscando apenas a satisfação da carne e da alma, perde o sentido e o rumo. Acaba levando muita gente a cometer erros com conseqüências terríveis, deixando marcas de dor para sempre na vida da pessoa. É preciso esperar a hora certa, é preciso se guardar para a pessoa que foi preparada por Deus. Só valerá a pena se um completar a vida do outro naquilo que cada um precisa receber no espírito, na alma e no corpo, só seremos feliz de verdade se tivermos um compromisso de respeito e honra. Se eu não respeito e não sou respeitado agora, muito menos depois e o namoro antes da hora e sem propósito destrói essa realidade.
 
Sabem amados, ao considerar alguém com quem se pretende casar, é necessário encontrar respostas a estas questões: Como ele é? Como é quando ele fica nervoso? Como ele trata os pais? Como ele é na hora em que é contrariado? Jovens, orem e busque ajuda e acompanhamento do seu discipulador e juntos peçam a Deus para que Ele gere circunstâncias favoráveis pra você encontrar na hora certa a pessoa na qual você pretende firmar um compromisso de casamento. O mundo não é o nosso padrão.
 
No texto acima mostra um gigante que foi vencido, existem outras áreas na vida do jovem alem da sentimental pra ser vividas e vencidas. Em breve voltaremos a falar deste assunto, hoje vamos avançar pra outras áreas de lutas e de conquistas e dificuldades que encontramos neste mundo.
 
Estamos em tempo de crescimento para avanço. Nunca se ouviu tanto sobre crescimento de igrejas! Líderes tendo grande êxito em suas cidades e territórios, avançando e conquistado. Os ministérios se tornando uma referência local. Sempre ouvimos falar de homens de Deus, pastores-empresários que têm sido bem sucedidos em suas empreitadas e que estão sempre a contar seus testemunhos.
Mas será que este êxito para eles veio facilmente? Será que foram possíveis estas conquistas sem lutas, sem desafios, sem muitos esforços?
 
Há uma certa crise em meio à juventude. São questionamentos quanto ao futuro de suas vidas e isto se torna, ainda, maior quando analisada a classe social e familiar. Quando um jovem não tem segurança familiar, ele tende a crescer tomado de inseguranças e medos, vindo daí os questionamentos quanto ao seu futuro. As dúvidas tornam-se muitas e eles passam a duvidar das possíveis vitórias.
O Jovem observa ao seu redor que os demais estão crescendo, prosperando, tendo êxito em suas áreas de atuação e se questiona: Será que vou conseguir? Será que um dia eu terei uma família feliz? Será que vou conseguir casar corretamente e com a pessoa certa? Conseguirei ter êxito na minha vida profissional? Será que consigo fazer uma célula multiplicar-se? Será que Deus confia em mim para tantas responsabilidades?
 
São inúmeros os questionamentos com respeito ao seu êxito, que na maioria das vezes parece improvável aos olhos do homem, ao deparar-se com a TRIBULAÇÃO.
A Bíblia nos fala em Rm 5:3: "Não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança".
 
Todos estão expostos à Tribulação: "O sol nasce para justos e injustos" (Mt 5:45).
Os desafios em nossas vidas são constantes e temos que vencer um gigante todos os dias. São níveis diferentes de desafios, mas todos precisam ser vencidos. Lembre-se que: "Não sobrevém provação que não seja humana, antes fiel é Deus que juntamente com a provação também nos dá o escape" (I Co 10:13).
 
Isto é, simplesmente, maravilhoso, pois se acreditarmos nesta afirmação bíblica já somos vencedores antes da luta ser iniciada. A diferença está em como você encara a Tribulação. Pois é na tribulação/aflição/lutas/ batalhas que crescemos e alcançamos experiências e somos aprovados.
Agora que você é sabedor da promessa em I Co 10:13, precisa decidir o que fazer diante da tribulação. Você vai ceder à pressão ou vai enfrentá-la, vencendo e avançando?
Em I Sm 17 vemos o relato de como Davi derrotou o gigante Golias. Veja novamente o que ele fala: "O teu servo matava, assim o leão como o urso, e este incircunciso filisteu será como um deles, porque afrontou o exército do Deus vivo. O Senhor livrou-me das garras do leão e do urso, ele também me livrará das mãos deste filisteu".
 
Vejamos Três passos para derrubarmos o Gigante:
1. Creia no livramento de Deus. Sempre!
 
Davi acreditou que o mesmo Deus que o respaldou para matar o leão e o urso o faria diante do Gigante, e Davi estava certo. Deus é assim! Está sempre disposto a te dar vitória em uma causa que lhe agrade o coração.
O seu Deus procura argumentos para te abençoar. O maior destes foi entregar o Senhor Jesus como filho unigênito em sacrifício por nossos pecados. O Pai fez isto, pois ele precisava de um argumento para nos dar o direito da salvação.
Você está travando uma grande luta? Ela parece sem solução? Está difícil? Lembre-se! Você já é um vencedor e tudo foi conquistado na cruz. A vitória é certa, a tribulação vai passar e, mais uma vez, você sairá vencedor, pois tem um Deus que pode todas as coisas.
2. Lembre-se que a guerra é do Senhor.
 
O filisteu afrontou o exército do Deus vivo. Não somos qualquer um! Somos parte de um exército cujo Deus nunca perdeu uma só batalha. Não há derrota em Deus!
Você é de extrema relevância para Deus. Você é o melhor de Deus nesta terra. O teu inimigo tenta desviar sua atenção do sucesso eminente. Ele (o inimigo) sabe que já perdeu, e vai tentar provar-te o contrário. Há quantos satanás puder enganar, ele o fará.
3. Veja o gigante como um derrotado.
Davi em nenhum momento chamou-o de gigante. Davi sempre se refere a Golias como um filisteu, um homem comum, prestes a ser morto, colocando-o no mesmo nível do leão e do urso que havia vencido antes.
É só mais um obstáculo que será vencido. Não dê importância, além da merecida, a um problema, lembre-se, se você for discípulo você estará seguro, pois terá alguém orando e te acompanhando. Você está sendo provado para ser aprovado. O Senhor já te deu muitas vitórias antes e Ele o fará novamente.
 
Peça a Deus para abrir seus olhos, passando a contemplar a vitória e não o sofrimento.
 
Compartilhar: líder pode ir alem destas perguntas, só não saia do tema.
1.      Em relação ao namoro o que você pretende fazer?
2.      Qual é o maior desafio hoje na vida do jovem e qual é a maior dificuldade?
 
Líder um beijo no coração, te amamos em Cristo Jesus!

 

 

Imprimir