Manter-se irrepreensíveis no espírito, alma e corpo

 

I Tessalonicenses 5: 23 e 24
 
Fomos escolhidos e ungidos pelo Deus triuno (Pai, Filho, Espírito Santo) que nos criou a Sua imagem e semelhança também em uma triunidade espiritual, emocional e física (espírito, alma e corpo). O desejo e a promessa de Deus é que sejamos conservados íntegros, incontaminados e saudáveis no corpo, na alma e no espírito até a vinda do Senhor Jesus Cristo.
 
Esta saúde é a garantia de uma comunhão perfeita com Deus e também a única chance de podermos cumprir nossa missão em Cristo que é ganhar almas e fazer discípulos. O primeiro território a ser conquistado por nós para Cristo é o nosso próprio ser, e todo território conquistado se toma também o desafio de ser mantido sob domínio. O primeiro desafio de todo homem ou mulher de Deus é  manter-se saudável espiritualmente, a salvo da enfermidade do pecado, isto vale também para a alma e o corpo.
 
Numa guerra o primeiro objetivo de um soldado não é matar o inimigo, mas manter-se vivo.
 
Deus precisa de nós vivos e saudáveis para que ocupemos as fileiras do seu exército na Terra. Satanás só pode deter a conquista de um líder de duas maneiras: matando-o espiritualmente através do pecado ou matando-o fisicamente através de uma enfermidade ou de um acidente. Recentemente temos ouvido no ambiente da visão sobre a morte repentina de Pastores e Líderes, uns pelo exercício exclusivo da soberania de Deus (Deus quis levá-los), outros por saúde emocional ou física não cuidada adequadamente.
 
Temos da parte do eterno a promessa de saúde e longevidade, mas não podemos esquecer que estas bênçãos só serão alcançadas, se tivermos zelo e cuidado do nosso ser que é a verdadeira habitação de Deus. Este estudo visa ministrar sobre o que podemos fazer para que o Deus da Paz nos conserve íntegros e com saúde plena, em cada parte do nosso ser.
 
Para a saúde do Espírito: A vida e a saúde do nosso Espírito vêm pela palavra de Deus. Nosso Espírito é vivificado e fortalecido em fé quando ouvimos Deus falar. Alguns cristãos são frágeis espiritualmente, pois se descuidam de sua dieta espiritual. Assim como nosso corpo precisa de alimento, nosso Espírito precisa da palavra de Deus que é o alimento para o Espírito. Toda pessoa que se alimenta mal, tem propensão a ficar vulnerável a enfermidades. O mesmo ocorre com os cristãos que não priorizam ouvir a palavra ou manter a comunhão com Deus. Líderes fortes no Espírito são aqueles que de dia e de noite meditam na palavra do Senhor, desenvolvendo assim a brilhante mente de Cristo.
 
Sature sua mente com os pensamentos de Deus (Sua Palavra) e você terá uma fé inabalável. Outra fonte de vitaminas espirituais é a oração. Quando oramos adquirimos tonicidade espiritual, alcançamos o favor de Deus, somos fortalecidos e protegidos. A oração produz avivamento em nosso Espírito, atrai sobre nós a atmosfera do sobrenatural e nos batiza em compaixão. A bíblia diz em 1 Co 14:4 que aquele que ora em línguas edifica seu Espírito e o que ora com entendimento edifica a igreja. Quando oramos, trazemos edificação para nós e para os que estão ao nosso redor.
 
O jejum é outro segredo da edificação Espiritual, pois nos aproxima de Deus nos santificando e conferindo autoridade sobre a carne, o pecado e o maligno. Ter uma disciplina de jejum e oração assegura-nos proteção e poder contra os poderes demoníacos. A coroa, porém da saúde espiritual é a santidade. Santidade é mantermo-nos separados do pecado e próximos de Deus. A bíblia diz que o salário (recompensa) do pecado é a morte e esta morte se dá antes de tudo no espírito. O pecado nos contamina, adoece e mata se não for refreado pelo arrependimento e pelo poder que há no sangue do Cordeiro.
 
Tudo isto parece tão simples que pode até ser julgado como matéria para neófitos (novos convertidos), mas nem mesmo os apóstolos e lideres de grande influência deste tempo, tem escapado aos escândalos e danos que o pecado produz quando concebe numa vida ou num ministério. Jesus nos orienta a vigiarmos e oramos para que ninguém entre em tentação e também para que aqueles que estão de pé cu idem-se para que não caiam. Todo líder que não quer perder sua unção nem seus frutos, deve buscar continuamente a Deus e Sua palavra, orando, jejuando e fugindo sempre do mal e da aparência do mal.
 
Para a saúde da alma: Quando nascemos de novo Deus nos dá um novo espírito como afirma Ez.36:26, nossa alma porém precisa ser restaurada e renovada em relação a todos os danos produzidos nela antes da nossa experiência com Cristo. Também compete a nós, vermos com que tipo de informações, imagens e sensações estamos alimentando nossa alma, pois ela é sensível como um papel de arroz e ficará marcada com tudo que nela for impresso. Se impressões boas haverá registros bons, se impressões más haverá registros maus.
 
Jesus trabalha para curar e restaurar nossa alma, mas o desejo de Satanás é traumatizá-la novamente levando os crentes a alimentarem sua alma com imagens, pensamentos e sentimentos ligados ao pecado para que através deste arquivo ela possa criar novos acessos para mais pecados e ingerências demoníacas (cenas de violência, sexo, morte, terror).
 
A alma vê: está comprovado que a grande maioria dos jovens que tornam protagonistas de episódios como o da escola de 2° grau no Rio de Janeiro, onde muitos adolescentes foram repentinamente assassinados, tiveram primeiro um contato massivo com cenas de violência, através de vídeo games, filmes e internet. Há poucos dias olhando alguns vídeos de animais na internet, vi um titulo que dizia: "Pit Bul decapta um bebé de dois anos" me recusei a assistir uma cena como esta, mas qual o resultado na alma de alguém que a assistiu? No mínimo se instalou o medo de cachorros. Há na televisão uma série documental chamada desastres aéreos; muito interessante, mas certamente todos que assistirem seus episódios terão mais insegurança quando estiverem no interior de um avião.
 
A alma fala: Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra por sua boca, mas o que sai. A saúde de nossa alma e até do corpo depende daquilo que falamos. Pessoas críticas de tudo, que vivem julgando ou murmurando têm sua alma contaminada. E quando abrem a boca contaminam aos que os ouvem. Outros movidos por uma linguagem de autocomiseração (pena de si mesmo) vivem se lamentando e chamando para si problemas e dores (Ex: hoje eu estou muito triste, minha vida não tem jeito, eu não consigo agradar a Deus, Deus se esqueceu de mim). Uma alma, alimentada com estes pensamentos e palavras, ficará certamente sobrecarregada de amargura e dor, pois palavras são sementes lançadas sobre o solo de nossa alma. Que tipo de semeadura você tem feito em sua alma e na alma dos que convivem com você? Podemos semear fé e vida ou podemos semear pecado e morte.
 
A alma ouve: A quem ou a o que você tem emprestado seus ouvidos? Se aos críticos e murmuradores, você está em perigo. A bíblia nos exorta de que não nos associemos ao homem iracundo para que não enlacemos nossa alma. Toda concordância na terra, produz uma ação do mundo espiritual. Se for uma concordância da luz ativará o poder de Deus, mas se for uma concordância em trevas ativará poderes malignos. Não de ouvidos aos que escarnecem, criticam a igreja, a visão, ou seus lideres, pois os que assim procedem estão sendo usados pelo diabo.
 
A alma guarda: a bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. Com base nisto muitas vezes o problema não começa nos lábios, mas naquilo que está armazenado na alma. Um dos fatores que adoece não só a alma, mas o próprio corpo é a magoa. A mágoa no coração é uma porta aberta para enfermidades emocionais ou físicas. A alma amargurada atrai a ação de verdugos espirituais que roubam a paz, o sono e a saúde de uma pessoa. A profilaxia da magoa é o exercício cotidiano do perdão para tudo e para todos, pois isto garantirá que nosso coração fique limpo e possa ser habitado pelas virtudes divinas (amor, paz, alegria)
 
Para a saúde do corpo: A saúde do espírito e da alma certamente reflete positivamente no físico, mas nosso corpo também necessita de cuidados específicos que vão além da oração e do jejum. Nosso corpo é o veiculo do espírito e da alma, para que preguemos a palavra e trabalhemos no ministério. Um corpo cansado ou enfermo não será um bom canal para o Espírito fluir. Nossa saúde física é uma benção, e precisa ser valorizada e cuidada com zelo. Há líderes que não cuidam de sua saúde e de sua aparência. Para alguns o cuidado do corpo não representa uma atitude espiritual, mas aquele que não zela do corpo não valoriza o santuário do Espírito Santo.
 
Como líderes devemos ser modelo em tudo, na aparência, na disposição, na disciplina, no domínio próprio. A obesidade excessiva, o sedentarismo, a vida desregrada de alguns líderes tem roubado sua unção e seu tempo de vida com a família e com a igreja. Muitas pessoas têm medo do médico, quando na verdade deveriam ter da enfermidade e da morte. È comprovado que 80% dos problemas de saúde são absolutamente reversíveis se forem diagnosticados com antecedência.
 
É desejo do coração de Deus que você se alimente bem e moderadamente, escolhendo sempre uma dieta saudável. Durma uma média de 8 horas por noite, faça exercícios físicos (com a consciência da necessidade e não por questão de vontade), faça exames periódicos e tire férias, pois tudo isto além de refrigerar nossa alma, aumenta nossa qualidade e tempo de vida. Invista em cuidar deste tesouro que é sua vida, pois você é muito precioso para Deus, para as multidões e para nós.
 
Deus te abençoe e multipliques sobremaneira!
 
 
Apóstolos Fabio Abudd

 

Imprimir