Construindo Relacionamentos em Deus

 II Timóteo 4:9-18; Mateus 5:41

 
Pelo relacionamento foi que em três anos Jesus fez de Pedro uma rocha. Por isso uma célula precisa de tempo para viver e conviver, antes que se multiplique. Assim como ninguém se casa de um dia para o outro sem antes cortejar, uma célula não cresce de um dia para o outro sem relacionamentos sadios e confiáveis. Comunhão é diferente de relacionamento. Ter comunhão é estar juntos, mas relacionamento é mais profundo: é poder confiar situações da nossa vida com quem tem mais experiência, nosso discipulador e partes da nossa vida aos companheiros de equipe em um momento de comunhão em ministrações de cura.
 
1. Precisamos reconhecer a necessidade de nos relacionarmos uns com os outros. (II Tm 4:9-13)
 
Esse é um principio espiritual: O relacionamento sadio fortalece o nosso ministério. Quanto mais houver bons relacionamentos na célula, mais ela crescerá forte e se o mesmo acontecer na equipe de discipulado dos doze, mais sedimentado será esta equipe para consolidar a geração seguinte.
 
2. Precisamos andar na luz da Palavra de Deus. (Sl 119:105)
 
Infelizmente muitos tentam construir seus relacionamentos baseados com princípios que aprenderam no mundo, sendo assim serão relacionamentos superficiais e passageiros, quando surgir o primeiro conflito o relacionamento é rompido.  Para termos relacionamentos satisfatórios precisamos andar na luz da Palavra do Senhor, porque ela tem a fórmula para resolvermos os problemas que surgirem. É preciso estudar a Bíblia!
 
3. Precisamos estar preparados para sofrer e superar frustrações.
 
Em todo relacionamento podem surgir conflitos e decepções. Afinal de contas, somos diferentes uns dos outros no nosso temperamento, personalidade e no tipo de criação que cada um de nós recebeu. Precisamos estar preparados para enfrentar os conflitos com maturidade para que o diabo não encontre brecha para nos tirar do propósito de Deus.
 
Caso há algum problema nos nossos relacionamentos, devemos tomar três posturas para não sermos seduzidos pelos laços do inimigo:
 
a) Vença os ressentimentos – Rejeite todo sintoma que bloqueia o agir da Palavra de Deus no seu coração.
 
b) Vença a desconfiança – A desconfiança é uma semente maligna que satanás lança no nosso coração, com o fim de colher dúvidas a respeito do nosso irmão e companheiro de equipe e ministério. Rejeite em seu coração esse sentimento maligno e confesse a Palavra de Deus!
 
C) Vença o desânimo – O desânimo é o resultado de um julgamento que fazemos a respeito se vale ou não a pena tentar de novo e concluímos que não vale. Precisamos vencer o desânimo alimentando nossa fé, amor e esperança.
 
4. Precisamos estar dispostos a andar a segunda milha.
 
Andar a segunda milha é dar sem receber nada em troca; é fazer pelos outros aquilo que gostaríamos que fosse feito a nós; é corresponder sem ser correspondido.
 
Um bom começo para construir relacionamentos na célula é proporcionar de vez em quando uma reunião de comunhão partindo o pão, chá, churrasco em algum lugar próprio e criar ali um momento para as pessoas que sintam a necessidade de falar, colocar pra fora alguma dificuldade e possam também liberar perdão umas sobre as outras, estabelecendo novas alianças. Esse é um bom momento do líder e do Timóteo orarem por cada um em particular.
 
Precisamos estar dispostos a mudar a nossa mentalidade de que não vale a pena nos relacionarmos com as pessoas, baseados em nosso próprio entendimento, mas segundo Deus que nos dá um novo coração. O propósito dEle é que tenhamos sabedoria e maturidade espiritual.
 
Tenho aprendido com o Apóstolo Renê que precisamos acreditar na moeda do futuro que não é o dólar, nem o euro, nem a Libra esterlina, mas a credibilidade. A credibilidade é uma moeda que só quem é possuído de sabedoria terá. Talvez você ainda não seja uma pessoa que tem muito dinheiro, mas se tiver credibilidade, com certeza, terá muito dinheiro. Quem tem dinheiro, mas não tem credibilidade perderá o que já alcançou.
 
Quem tem credibilidade é colocado em lugares altos, porque Deus conta com o espírito de sabedoria. Porém, a criatividade renuncia e rejeita a incompetência. Descobrimos que confiança é bom, mas competência é melhor. Ter os dois juntos, confiança e competência, então, está gerada a credibilidade.
 
Se você tiver confiança no incompetente, ele nunca terá credibilidade diante de você. O que move o futuro é a credibilidade, uma moeda de confiança e competência. Depois da confiança e competência, a credibilidade se manifesta. E a credibilidade não é nada mais nem nada menos do que sabedoria de Deus e sua Palavra na nossa vida.
 
Se as pessoas acreditarem em você é porque você se esforça para ser reto, integro, fiel, honesto, zelozo, diligente e de confiança. Isto significa que o seu coração é de Deus, que você não tem vida dupla em nenhuma área da sua vida. Não ha nada mais tenebroso do que conviver com uma pessoa e não saber, verdadeiramente, quem ela é, e o que ela tem no coração.
 
O Apóstolo Renê disse em seu livro coração de honra que diabo é diabo, ele só pensa como diabo. Quando o coração de alguem é corrupto, é porque tem regencia no diabo, e se torna uma pessoa intratável, raciocina com a mente do diabo, anda com você com interesses que não são do reino. Uma pessoa de coração corrompido pode envenenar aqueles que estão ao lado dele ou envenenar os menos maduros da sua equipe.
 
Vamos pedir ao Senhor, no nome de Jesus, para que se houver um ponto de contato no nosso coração que foi desviado do foco, converta-se agora à chamada e ao propósito de Deus. O nosso coração é do Senhor e Ele quer mudar a nossa história, a cada dia Ele nos leva em uma rota crescente e a um novo patamar de guerra e conquista! Precisamos estudar sobre guerra espiritual, em breve, 2010 está aí, o brasil aos pés do senhor!
 
Amanhã é o jantar das redes e você precisa estar aqui com os seus e futuros discípulos e também futuros doze. Para gerar credibilidade é preciso ser modelo de alguem comprometido, fiel, obediente, humilde, ser realmente o que somos, pois muitas vezes queremos mostrar aquilo que não somos e isso nos tira a credencial, o nosso crédito e a nossa conquista. Venha e sente junto com os seus e mostre pra eles que você é modelo de lider comprometido, obediente e perseverante. Repasse aos seus discípulos e estes aos seus.

No amor de Cristo!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 
Imprimir