Um Encontro com o Deus vivo e verdadeiro – Parte III

 Evangelho de Marcos 10:46-52

 
Terminamos a ministração anterior dizendo que Jesus Cristo é a resposta para aquele que tem sede interior por paz, alegria, esperança e vida abundante. Tudo isso é resultádo de uma vida nova alcançada na salvação que ha em Cristo Jesus.Deixamos uma palavra na semana passada como alimento pra você meditar durante a semana, meditou? Foi em Efésios 2.1-5.
 
Hoje vamos continuar o assunto da semana passada e desta vez o personagem bíblico é Bartimeu o cego.
Assim como a mulher Samaritana, Bartimeu estava vivendo mais um dia igual aos outros, na mesma rotina, sem nenhuma expectativa de algo melhor. Ele estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas, totalmente dependente da circunstância da vida. A nossa vida não pode ser determinada pelas circunstâncias, mas sim pela nossa fé no Senhor Jesus e sua Palavra. Amem?
 
A história de Bartimeu mostra alguém cego sentado a beira do caminho pedindo esmolas. Cego é aquele que não vê, existem muitas pessoas que enxergam no físico, mas são cegas espirituais, outras são cegas emocionais, etc. Quando uma pessoa é ingrata, demonstra cegueira, pois não enxergam a benção da salvação, a benção da saúde, da família, dos pais, filhos e cônjuges. Simplesmente não valorizam o que tem, muitas vezes são pessoas difíceis de conviver, mas elas nunca vêem, outras são egoístas, egocêntricas, imorais, desonestas, mentirosas, ciumentas, manipuladoras, infiéis a Deus, crianças espirituais e emocionais, brigam e fecham a cara por muito pouco, mas nunca percebem, são cegas, estão perdendo o melhor da vida.
 
Sentado a beira do caminho revela alguém parado, estagnado, a vida está passando, mas aquela pessoa não percebe. Existem pessoas como Bartimeu, sentados a beira do caminho deixando a vida passar, não curtem o cônjuge, não faz nada para melhorar o casamento, não curtem os filhos sem aperceber que eles estão crescendo e outros enquanto são jovens não usufruem da orientação e da presença dos pais em suas vidas, simplesmente os ignora achando que sabem mais da vida do que os pais. Outros estão trabalhando por anos e não saem do lugar, não crescem na vida profissional e não estão disposta a buscar conhecimento. Outros são assim na vida espiritual e ministerial, os anos vão passando e não acontece crescimento. Enquanto muitos avançam, alguns estão parados observando a vida passar.
 
Pense, quando uma pessoa tem um encontro com o Senhor Jesus, ela nasce de novo, sua vida muda pra melhor. Essa pessoa recebe poder para se tornar filho e herdeiro de Deus, agora o Espírito santo habita nela, a cura e a libertação veio sobre ela, as cadeias foram quebradas e seus olhos foram abertos para a verdade que salva e liberta. Você tem Jesus Cristo na sua vida e por isso recebeu autoridade, você foi ao encontro e passou pelo processo, a não ser que ainda está sentado a beira do caminho. Para algumas pessoas so falta assumirem sua posição no Senhor. A mesa em todos os cultos e em todas as células estão fartas, é só se alimentar, ficar forte e alimentar outros, isto é, seus discípulos começando com sua casa.
 
Bartimeu não perdeu a oportunidade de mudança na sua vida, quando ele ouviu que o Senhor Jesus passava por ali, logo gritou bem alto, ele estava vendo a sua esperança de cura. No caso de Batimeu, alem da cegueira física, havia uma multidão junto a Jesus que o estava impedindo de chegar até Ele. Aquela era sua oportunidade, nada poderia detê-lo. Isso demonstra que ele não estava satisfeito com a vida que levava, ele estava desesperado. O que tem detido você para crescer em Deus, para alcançar os seus sonhos, para frutificar e prosperar?
 
Quando Jesus parou e o chamou, ele imediatamente saiu da sua posição de parado, deu um salto, lançou a sua capa para traz e correu para ter um encontro com o Senhor. Ele precisava expor-se, falar das suas necessidades, ele, e somente ele sabia que tipo de vida levava, não dava mais para aguentar. Ele lançou a capa, isto é, as coisas velhas. A velha vida precisava ficar para trás, agora era um novo tempo em seu viver. Ele só precisava de uma oportunidade!
 
Quanto tempo você ainda vai aguentar? Lance sua capa fora e esponha-se ao Senhor para ter uma nova vida.
Jesus perguntou? Que queres que eu te faça? Ele respondeu. Que eu veja Senhor! Ele reconheceu que era cego, quando reconhecemos que precisamos mudar, as coisa começam a acontecer, só os sinceros alcançam algo em Deus.
 
As vezes você está só esperando uma oportunidade assim como foi com Bartimeu. Eu quero te dizer: Ele está aqui. Jesus de Nazaré está aqui, faça como este homem que era cego, abra o seu coração ao Senhor e deixe ele entrar totalmente na sua vida e mudar a sua historia, mesmo pra você que já esta servindo a Deus e integrado na igreja, hoje é tempo de decisão.
 
Qual a coisa em comum entre Bartimeu e a mulher samaritana que falamos na semana passada?
 
·         Os dois reconheceram que tinham um problema, que eram pecadores;
·         Os dois viram Jesus de forma diferente do restante;
·         Por isso nasceram de novo e suas vidas foram mudadas;
·         Se não mudou não teve um encontro verdadeiro.
 
Coisas que nos impedem de sermos abençoados  
  1. Fé debilitada – Cremos só com a mente e não com todo o nosso ser. A fé tem que ser no poder de Deus expresso em Cristo Jesus. É uma fé simples como a da mulher hemorrágica. 
  1. Medo de expor-se – Na maioria das vezes não queremos nos expor diante das pessoas, queremos nos resguardar. Não interessa muito o que os outros pensam sobre nossa fé em Deus. O que interessa mesmo é o que O Senhor pensa de nossa fé. Ele é o Rei. A opinião do Rei é o que importa. 
  1. Não querer mudar nosso estilo de vida – Se o nosso estilo de vida fosse o melhor com certeza não teríamos tantas necessidades como temos, isso é a prova que é necessário mudar. Qual o estilo de vida correto se todos nós temos problemas? O estilo de Deus é o correto.Ele não tem problema e sim soluções. Por isso é melhor nos adaptarmos ao Seu estilo de vida. 
  1. Querer Jesus só em certos momentos – A vida cristã não é assim. A vida cristã e um relacionamento entre duas pessoas, eu e Deus. Ademais não é Deus quem precisa de mim e sim eu é que preciso dEle. 
  1. Não ter uma experiência com a pessoa de Jesus – Jesus não e um conceito, um princípio. Ele é uma pessoa, e como tal, é necessário encontrarmos com Ele para que novsa vida cristã deixe de ser uma religião e passe a ser um relacionamento, Jesus é Deus o único Senhor e salvador.  
Precisamos ver o Senhor Jesus de forma diferente. Muitas pessoas não enxergam quem Ele é e nem compreendem o sacrifício dEle por nós. Houve uma cisão quando o homem pecou e tem que haver uma decisão sua para ter um encontro com Deus. Levante a mão e diga: Pai eu me arrependo de andar tanto tempo longe. Dá-me da água viva. Eu quero ver de novo e assim segui-lo pelo caminho a fora.
 
Compartilhar – reflita:
  1. Existe alguma área de cegueira na sua vida que a partir de hoje você quer ver?
  2. Existe alguma area em sua vida que está estagnada e que você quer que isso mude?
  3. Você está acostumado a levar sua vida como a mulher Samaritana Ou está desesperado e inconformado como Bartimeu e quer um novo tempo em sua vida? Então vamos orar!
  4. Você já confessou a Jesus como teu Senhor e Salvador? Hoje e agora é o momento de você tomar esta decisão
 
No amor de Cristo
 
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

Imprimir