Batalha Espiritual – parte 1

 

 
Uma introdução ao assunto
Temos vivido os fins dos dias. Satanás, nosso inimigo, sabe que o seu tempo e hora de ser destruído está chegando. No entanto, a batalha está cada vez maior e o nosso inimigo tentará ludibriar o povo de Deus tanto quanto puder. Mais do que nunca estamos no meio de uma grande batalha espiritual.
Quando temos consciência de quem somos em Cristo e como nos posicionamos no reino do espírito, obtemos vitórias. Mas, quando ignoramos quem somos e o que podemos em Cristo, Satanás aproveita-se de nós e traz opressão. Quando não detemos as forças de Satanás através das intercessões e batalha espiritual, estamos fadados a grandes fracassos. Muitas pessoas entram em verdadeiras crises, dificuldades familiares, financeiras e emocionais, porque não percebem que Satanás está a todo momento esperando apenas uma brecha para poder entrar.
Ignorar nosso inimigo é a arma mais letal que Satanás usa para nos confundir. Se ele fizer com que nós o ignoremos, não lutaremos contra ele, e, consequentemente, não o deteremos. Achar que Deus vai resolver tudo sem que tenhamos uma postura de oração e guerra é uma atitude imatura e infantil. Deus nos deu armas para usarmos contra o nosso inimigo e destruí-lo.
Quando Deus apresentou Canaã ao povo de Israel disse: "esta é a terra, conquistai-a. Ela possui gigantes, mas vocês podem vencê-los". Hoje não é diferente; temos uma terra a conquistar. No entanto, temos também gigantes que deverão ser vencidos através da oração e da batalha espiritual.

Nestes dias entenderemos quem somos em Cristo, o que já foi conquistado para nós e o que podemos estabelecer aqui na terra tendo vitórias nas lutas espirituais. "Quanto ao mais, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder".

Deus é estrategista
Se você crê que o inimigo é perito em colocar ciladas, deve crer que nosso Deus é estrategista em dar livramentos, graça e vitórias para Seus filhos. A nossa luta não é contra as pessoas que conhecemos, não é humana; é espiritual. Por trás de cada situação no reino físico há uma regência espiritual. Colossenses 1:13-17 diz:
 
"… o Pai nos tirou do império das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas." Jesus tem o governo sobre tudo, tanto no mundo espiritual como no mundo físico.
Você confia no governo de Jesus? O Reino espiritual tem uma liderança: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Essa é a organização maior. Então, segue-se uma hierarquia: querubins, serafins, anjos e arcanjos. Os anjos estão nos segurando para que o nosso pé nem sequer tropece (Sl. 91:11-12). Isto significa que temos todos os livramentos do Senhor, porque há anjos específicos
só para nos livrar de cair. Esses mesmos anjos fazem acampamentos ao nosso redor. Já imaginou quantos anjos ficam acampados quando a igreja se reúne num local? Tudo isto porque Satanás liberou um demônio para lhe tentar, mas o Senhor liberou organizações de anjos para cuidar de você e dar ordem a seu respeito para que seu pé não tropece em alguma pedra. O complô do livramento está montado. O texto de Colossenses mostra que Jesus é o Senhor e tem o governo de tudo. Porém, para que Jesus tenha prioridade na sua vida e total liberdade de agir, Ele precisa ser mais do que Salvador; Ele precisa ser, de fato, o seu Senhor.
Jesus é o Guia chamado de grande Estrela da Manhã
Isso significa que nenhum de nós precisa andar em trevas, porque a Luz do Mundo já mora dentro de nós e ela nos guia pela vereda do justo. O justo tem lâmpada até nos pés (Sl. 119:105). Nossos pés estão acesos para andarmos na luz e não palmilhar nas trevas. Em Apocalipse 1:15 vemos que até os pés de Jesus brilham como luz. E aí vemos como são formosos os pés daqueles que anunciam coisas boas (Is. 52:7), porque os pés estão sendo conduzidos na luz. "Calçados os vossos pés na preparação do Evangelho da paz" (Ef. 6:15). Por onde você andar, tem de se manifestar a luz do Senhor, pois os seus pés estão levando o Evangelho da paz.
Somos um templo inviolável
Lembre-se que o próprio Deus habita em você, por isso você pode se manter firme. "Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós" (I Co. 3:16-17). Quando andamos na Terra, somos o "templo ambulante" de Deus e, onde nós chegamos, a bênção, o poder e a vida se manifestam, pois Jesus é entronizado por intermédio das nossas vidas. Ao nosso redor estão os anjos do Senhor; ao derredor, estão os demônios. Porém, existe uma verdade maravilhosa: dentro de nós habita o Espírito Santo. Para os demônios nos atingirem têm que passar pela guarda que o Senhor montou e vão ter que enfrentar o Espírito Santo. Então, percebemos que só somos flechados ou caímos se abrimos as brechas. É por isso que precisamos vigiar, pois da parte de Deus toda estrutura de livramento já está montada.
Existem três organizações que o inimigo quer copiar 

Deus Pai, criador de todo o Universo;

  • Jesus Cristo, o Seu Filho, que veio revelar no reino físico a natureza do Deus invisível;
  • O Espírito Santo, que é a Testemunha da Verdade. Lendo os capítulos 14 e 15 de João, vemos que o Espírito Santo está na Terra para nos fazer lembrar de toda a doutrina de Jesus e nos guiar, encaminhar e orientar a toda verdade. Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo de Deus.

    O reino espiritual é regido por organizações e hierarquias. Como o diabo não tem a capacidade de criar nada, ele imitou a organização dos céus.

Lúcifer
 
A função de Lúcifer é enganar, imitando as coisas espirituais do reino da luz. A palavra Lúcifer significa "Anjo de Luz". Ele traz o engano com a aparência do bem. Por isso algumas pessoas se dizem "espíritas da linha branca"; outras pessoas dizem "não tem nada a ver uma coisa com a outra". Esta é a operação do espírito de engano.
Lúcifer consegue enganar até os fiéis, porque está escrito que ele vai se manifestar como o Anti-cristo e quando isso acontecer, muitos cristãos fiéis negarão a fé e o seguirão. Isto significa que ele virá no poder de convencimento do espírito de engano e quem gosta de viver debaixo deste espírito, atrás de constantes sinais e "profecias", vai ser presa fácil.
Até os judeus poderão se seduzir por ele, pois uma forma eficaz de convencê-los é com sinais: "se vier o Messias e fizer sinais, creremos nele". Quem fez mais milagres do que Jesus? Ninguém. João diz: "E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem" (Jo. 21:25). E Jesus não só fez, como continua fazendo.
Satanás
Sabemos que Satanás destrói por estratégias e ele trabalha por territórios que não são comuns, atingindo áreas específicas. Quando travamos a guerra espiritual, não travamos com o Diabo. Essa camada de guerra espiritual nos ares é com Satanás, que não quer que se chegue até o trono de Lúcifer. Por isso é que ele fica entre a Terra e o céu, e ali ele prende na batalha as bênçãos do povo de Deus.
Diabo
O livro de João 10:10 diz que o diabo vem para roubar, matar e destruir. Ele usa seus demônios para prender as pessoas no plano físico com drogas, sexo, imoralidade e todas as demais obras da carne.

É claro que a manifestação deste nosso inimigo se dá de inúmeras maneiras e das mais diferentes formas para nos confundir. Os principados e potestades se estabelecem em seus postos e armam instrumentos de guerras para virem contra o povo de Deus e a humanidade com o objetivo de destrui-los. No próximo estudo, entenderemos melhor como nosso inimigo invisível age.

 
Continua
 

 

Imprimir