Os dons do Espírito Santo – Parte V

…Continuação

Dons de revelação

Como já vimos: Revelação é a transferência do conhecimento que o Espírito Santo tem, para o nosso próprio espírito humano recriado, e este quando recebe esta revelação transmite a mente e nos faz capazes de liberar esta revelação pela nossa boca.
 
1Cor. 12:8,“ Porque a um é dada, mediante o Espírito a Palavra de Sabedoria, e a outro, segundo o mesmo Espírito a Palavra de Conhecimento.”
Os dons de revelação
 
3.     O dom de discernimento de espíritos.
 
O mais importante dos três dons de revelação é a palavra de Sabedoria. Fica bem compreensível porque esse dom teria a primeira posição, pois é importante ter uma revelação da mente e do propósito de Deus, mas se a pessoa não souber utilizar esse dom com a sabedoria de Deus de nada valerá, pois se for utilizado de forma errada, muitos escândalos e erros aconteceriam.
 
O discernimento de espíritos nos oferece introspecção espiritual, que tem na realidade um alcance mais limitado dos outros dois dons de revelação, porque a sua revelação é limitada a uma única classe de objetos – os espíritos. As revelações que são trazidas pela palavra do conhecimento e Palavra de Sabedoria são mais amplas, e se aplicam a pessoas, a lugares, a objetos, ao passo que o discernimento de espíritos oferecem uma introspecção somente na dimensão do espírito.
 
Quero deixar claro logo, que não se trata do discernimento dos demônios, nem de discernimento de espíritos maus, dizer que o discernimento de espíritos tem haver somente com demônios leva a confusão, trata-se da introspecção sobrenatural na dimensão dos espíritos, tanto os bons, quanto os maus.
 
 Note: discernimento de espíritos, não é suspeita, e nem posição de detetive. O discernimento não é de pessoas, e nem de coisas, mas sim de espíritos.
 
Discernimento de espíritos é exatamente o que foi dito: “a habilidade de se ver no reino do espírito, e poder-se destinguir qual o espírito que está em operação, se é o Espírito de Deus, se é o espírito do homem, ou se é o espírito da parte de satanás, é uma visão no reino do espírito, esse discernir aplica-se tão somente ao mundo espiritual. Deus é Espírito assim como seus anjos, Satanás e seus demônios são espíritos. O homem, ser humano é um espírito que possuí uma alma e mora num corpo. Assim Deus nos capacita sobrenaturalmente através de nosso espírito, para discernir no reino espiritual (mundo invisível), oculto aos olhos da carne, e da percepção humana 2 Reis 2:9, 10.
 
1 João 4:1 diz, Amados não deis crédito a qualquer espírito, antes, provai se os espíritos procedem ou não de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora.
 
1 Timóteo 4:1, Mas o Espírito expressamente diz:“ Em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.
 
Não se discerne somente pelo dom, porque assim nem todos poderiam discernir. Um modo de discernir é pelo fruto, pois conhecemos o espírito que está em operação pelo fruto que ele produz.
 
Alguns exemplos desta operação: 2 Reis 6:16 – Não temas, porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles.
 
É o mesmo caso da mulher corcunda que há dezoito anos sofria, e Jesus a libertou. Jesus disse que satanás a prendia a 18 anos. Ali ele estava discernindo os espíritos e tendo revelação através da Palavra de conhecimento – Lucas 13:11, 16.
 
No ministério de Jesus, todos os dons funcionam em plenitude. Jesus é a única pessoa em quem todos os dons, ofícios e operações estavam presentes operando em sua plenitude.
Como hoje cada um de nós é um membro do corpo, o corpo todo opera em todos os ministérios, em todos os dons, e em todas as operações.
 
Alguns exemplos da diferença desta operação:
 
ÄJesus aqui está discernindo o espírito do homem – João 2:24, 25.
ÄJesus olhou e viu que o espírito que falava através de Pedro era o de satanás (Mateus 16:23;  Lucas 13:16, e Marcos 9:25).
 
Discernindo à semelhança de Deus (Êxodo 33:20, 2 .
 
Deus deixou Moisés penetrar na dimensão espiritual, ele também pode ver a de forma limitada a  semelhança de Deus .
Em todas as escrituras, encontramos pessoas que, através de visões, conseguiram ver a semelhança de Deus, não viram a Deus, mas sim a semelhança dEle, a medida em que esta semelhança era revelada, estavam vendo dentro da dimensão espiritual.
 
Por exemplo:
Isaias 6:1, 9; Tratava-se de uma manifestação do discernimento de espíritos, ele discerniu o reino espiritual; Atos 7:55, 56. Através desse dom sobrenatural do discernimento de espíritos, as pessoas às vezes tem enxergado na dimensão espiritual e visto a Jesus.
 
As manifestações sobrenaturais na dimensão em que vivemos tem sua origem em Deus ou no diabo, muitas coisas que nos parecem milagres realmente não procedem de Deus.
 
Não devemos esquecer-nos de que Satanás também é um ser sobrenatural, as pessoas muito freqüentemente se dispõem a seguir tudo, com ou sem apoio Bíblico.
 
Podemos identificar corretamente uma manifestação genuína do Espírito de Deus se o dom de discernimento estiver em operação. Discernir espíritos não é um tipo espiritual de ler pensamentos, nem a introspecção psicológica, nem penetração mental, nem poder de discernir as falhas do próximo, o dom de discernimento de espíritos não é discernimento do caráter ou falhas, e nem discernimento de pessoas. Pois essa capacidade de por defeito, ou julgar e criticar é possuída também pelos incrédulos que nem sequer precisa ser convertido para obter esse "dom", isto não vem de Deus, é maligno, é tendência carnal, e é proibido nas escrituras:“ Não julgueis, para não serem julgados, Mateus 7:1.” E se a carne não for crucificada e controlada pelo espírito, ela se torna aliada do diabo. O mandamento de Deus é: não embriagueis com vinho, I.é. não seja influenciado por aquilo que é do mundo, onde há confusão, mentira, engano…, mas embriagai-vos do Espírito Santo e seja ( o seu espírito ) influenciado por Ele.
               
Pelo discernimento de espíritos vemos além da esfera para a qual fomos criados, posto que nascemos num mundo natural, apalpavel, visível, somos seres acostumado com o natural e, é somente pela revelação do Espírito Santo que conseguimos perceber no nosso espírito os seres que habitam no âmbito espiritual.

Continua….

Pastor Eliezer

Imprimir