Os dons do Espírito Santo – Parte IV

…Continuação

Dons de Revelação

1)     Palavra de Conhecimento;
2)     Palavra de Sabedoria.
3)     Discernimento de espíritos.
 
Revelação é a transferência do conhecimento que o Espírito Santo tem, para o nosso próprio espírito humano recriado, e este quando recebe esta revelação transmite a mente e nos faz capazes de liberar esta revelação pela nossa boca.
 
1Cor. 12:8,“ Porque a um é dada, mediante o Espírito a Palavra de Sabedoria, e a outro, segundo o mesmo Espírito a Palavra de Conhecimento.”
 
9.      A Palavra de Sabedoria manifesta-se freqüentemente junto com a Palavra de Conhecimento. Esta é a sabedoria divinamente transmitida para que saibamos o que fazer com relação a uma Palavra de Conhecimento e como aplicá-la correta e sabiamente.
 
2) Palavra Da Sabedoria.
Este dom deve estar operando na nossa vida e ministério porque ele é muito importante. Ele nos capacita a falarmos e agirmos com sabedoria divina e assim nos assegura o uso e aplicação correta de outros dons. Quando a Palavra de Sabedoria está ausente os outros dons podem ser usados de maneira errada, o que causa muita confusão.
 
A Palavra de Sabedoria é a sabedoria divina sobrenaturalmente transmitida pelo Espírito Santo. Ela nos fornece a sabedoria imediata para que saibamos o que dizer ou fazer numa dada situação.
Deus freqüentemente a dá junto a Palavra do Conhecimento para que os crentes possam saber como aplicar corretamente. Deus revelou a Ananias o paradeiro e a condição de Saulo através de uma Palavra do Conhecimento. Ele também lhe mostrou, pela Palavra de Sabedoria, o que ele deveria fazer nesta situação difícil.
 
Ilustração:
Um homem entra em dificuldades legais e consulta o seu advogado. O advogado não dá ao seu cliente toda a sabedoria e conhecimento que ele tem. Ele extrai a palavra, ou a porção do seu conhecimento que se aplica às necessidades de seu cliente, e transmite esta palavra. Igualmente, Deus, que sabe todas as coisas, extrai do seu estoque infinito de sabedoria, a porção de sabedoria em particular que é necessária para um de Seus filhos. Ele envia isto pelo Espírito.
 
Distinção:
 
A Palavra de Sabedoria:
     Não é uma sabedoria natural.
     Não é a sabedoria obtida por realizações acadêmicas.
     Não é a sabedoria obtida pela experiência.
     Não é nem a sabedoria para se entender a bíblia.
     Ela é sobrenatural quanto às suas características.
     Ela é dada como Espírito Santo quiser (1ª Coríntios 12: 11)
     Ela é dada para uma necessidade ou situação específica.
     Ela não é dom da sabedoria, mas a Palavra da sabedoria.
 
Existe uma sabedoria humana que é dada por Deus, que não é esta palavra de Sabedoria ( Prov. 3:13 ; 4:5 ; Ecl. 2:26 ; 1Cor. 3:19 ; Tia. 1:5 ; 2Crô. 1:12).
           
Outras formas das Palavras de Sabedoria e Conhecimento Operarem.
 
Mediante a palavra de Conhecimento e Sabedoria, os desanimados poderão ser consolados, os Santos alegrados, bens Perdidos recuperados, o inimigo derrotado, a obra de Deus realizada e o Senhor Jesus glorificado.
 
João na Ilha de Patmos disse: Achei-me em espírito, e de repente começava a receber revelação. No caso de João, a palavra de Sabedoria e de Conhecimento operam juntas.
 
João escreveu que ele estava em espírito no dia do Senhor, e que Jesus lhe apareceu em uma visão, e nesta visão Jesus revelou a João a situação das sete igrejas na Ásia menor, conforme está registrado no livro de Apocalipse, embora haja uma mensagem profética para nós hoje nesta revelação, estas sete igrejas realmente existiram naqueles tempos na Ásia menor. Cada Igreja representa também um período da história da Igreja.
 
João exilado na Ilha de Patmos não teria a mínima possibilidade de saber o que estava acontecendo nestas Cidades e Igrejas, mas Jesus lhe revelou as condições espirituais de cada uma delas, (Palavra de Conhecimento) e para transmitir tudo o que ele viu e ouviu, teve a manifestação da Palavra de Sabedoria. Esta operação do Espírito estava e permanece presente na vida dos profetas, Outro exemplo é: ( Atos 9:10 – 12 ).
 
O dom da Palavra do Conhecimento no Antigo Testamento.
 
Em Gênesis 6:12, 13. Deus chega para Noé e anuncia o que há de vir (versículo 13 ) Disse Deus a Noé, O fim de todos os seres humanos é chegado perante mim, pois a terra está cheia de violência dos homens. Destruí-los-ei juntamente com a terra.
Como é que Noé sabe que Deus vai destruir a terra por meio de um dilúvio?          Podemos passar pelo Velho Testamento e acharemos sempre uma palavra que se refere a tempos futuros. Ezequiel 36, 37, 38 – Salmo 22 – Daniel, Isaias , Davi, etc.
 
Manifestação desta revelação.
 
Tanto o Velho, quanto o Novo Testamento mostram que esta revelação pode vir por uma ação do Espírito Santo em nosso espírito, manifestando assim a revelação, como também pode ser através de um sonho, pode vir através da interpretação de um sonho, pode vir através de visões.
Daniel teve muitas visões, e nestas visões ele recebeu também palavra da Sabedoria, é assim que ele viu e falou dos reinos que haveriam de vir, Medo Persa, o Grego, o Romano, e ele viu inclusive nas setentas semanas a vinda do Messias, e ainda muitas coisas que ainda não aconteceram mas foram vistas por ele em visões.
 
Ä Palavra de Conhecimento usada para iluminar um servo desanimado. 1Reis. 19:4, 14, 18.
Ä Usada para desmascarar um hipócrita. 2Reis.5:25, 26.
Ä Palavra de Conhecimento dada para advertir um Rei contra o plano do inimigo. 2Reis 6:9, 12.
Ä Usada para descobrir um homem escondido. 1Samuel 10:21, 23.
Ä A palavra de sabedoria e palavra de Conhecimento freqüentemente operam juntas.
 
A palavra de conhecimento e Sabedoria é uma revelação e capacitação sobrenatural do Espírito de Deus, no tocante ao plano e propósito divino na mente e na vontade de Deus. É a revelação sobrenatural pelo Espírito Santo de certos fatos já existentes, que estão na mente de Deus.
 
Ä Palavra de Sabedoria:(Atos 11:28, 30; Mateus 24:2- 42).
Ä Palavra de Conhecimento:(Atos 10:9,20; Mateus 17:27; João 4:16,19).
 
Em Atos dos Apóstolos vemos também os Apóstolos operando. No caso de Ananias e Safira, a Palavra de Sabedoria e de Conhecimento operaram juntas ( At.5: 1- 11 ).
 
Paulo, Pedro, João e outros, operaram na Palavra da Sabedoria e Palavra de Conhecimento falando de coisas presentes que estavam ocultas, como coisas futuras, que haveriam de acontecer, da vinda do Senhor Jesus, dos aparecimentos dos falsos profetas, etc.
               
A Palavra do conhecimento que diz respeito passado, presente e futuro, é diferente da profecia no contexto que nós conhecemos. A profecia obrigatoriamente não tem que falar acerca do passado ou futuro, a profecia é uma palavra de conforto, exortação e edificação para a igreja, não é obrigado haver elemento preditivo ou oculto. Na profecia, pode haver algo sobre o futuro ou passado ou presente, mas tudo que diz respeito ao futuro, não é obrigado a ser uma profecia, mas sim uma palavra de conhecimento. (mais a frente falaremos deste assunto da profecia).
 
Os dons de revelação: Palavra de Sabedoria, e palavra de Conhecimento, e discernimento de espíritos, estão presentes na vida do profeta. Tudo está interligado, separamos apenas afim de estudarmos um a um.
 
E não há nada que Deus saiba que não possa se tornar conhecido ao homem segundo a vontade do Espírito Santo, mediante o uso de um ou mais desses três dons ! ”
 
Continua….
 
Pastor Eliezer
Imprimir