Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the astra-sites domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u591702238/domains/corpodecristo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Deus é justo

Deus é justo

Naum 1:1-7

 
"Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Conver­tei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto" (Jol 2:12).
 
Deus é Justo
Naum em hebraico quer dizer "consolação" O livro de Naum revela e indica que Deus consola o Seu povo e vinga-o dos seus inimigos, neste caso de Israel: Nínive. Sabemos que o nosso Deus é zeloso. Ele ama os Seus filhos, defendendo-os, amparando-os, suprindo todas as suas necessidades. No entanto Ele não admite que tenhamos outros deuses nem que O substituamos por nada, por ninguém. E foi justamente isso que o povo de Israel fez: Deus libertou-os do cativeiro do Egito, levou-os à boa terra de Canaã, cuidou deles como um pai amoroso cuida dos filhos, e quando eles se sentiram prósperos e abençoados, ficaram orgulhosos e rebelaram-se. Peca­ram contra o Senhor praticando iniqüidades, cultuando ídolos e rejeitando as advertências dos profetas. Tantos profetas foram enviados para falar palavras de admoestação ao povo, todavia, eles endureceram o coração e persistiram na rebeldia. As advertências, as repreensões, as reprovações foram em vão, pois o povo não queria o caminho do arrependimento. O povo queria ser prósperos e abençoados, mas não queriam compromisso.
 
O Senhor, então, não teve outra alternativa a não ser permitir o deserto que veio ao seu povo por meio das nações gentias. Essas nações foram usadas para quebrar a dura cerviz do povo de Israel. Deus sabe que Satanás não perderá nenhuma oportunidade de destruir seu povo, Ele sabe que a conseqüência da desobediência e idolatria traz maldição. Aconteceu, porém, que essas nações ultrapassaram os limites do castigo, tirando o povo de Deus de seu lugar de habitação para exterminá-los. Nosso Deus que é justo veio em socorro de seu povo que estavam arrependidos e arremeteu-se contra os ninivitas, que eram os adversários de Israel e foram desbaratados.
 
Nosso Deus é justo. Quando erramos, desobedecendo-O, Ele, que é misericordioso e não quer nos ver em cadeias, nos concede a oportunidade do arrependimento. Se nos arrependemos genuinamente, Ele nos perdoa e nos consola. Mas se insistirmos na desobediência e na obstinação, ignorando o arrependimento, a justiça de Deus se manifesta para gerar em nós este arrependimento. O Senhor nunca muda, contudo a história do povo de Israel, a história da igreja e a nossa própria experiência testificam que o nosso Deus não resiste ao arrependimento genuíno de um coração quebrantado. Ele então perdoa e consola revelando toda a doçura da Sua misericórdia divina. Como não amar ao Senhor? Porém, se acontecer de cairmos em pecado, em rebeldia, voltemos a Ele pelo único e res­taurador caminho do arrependimento.
 
Experimentar a graça de Deus, viver na plenitude da vida eterna e estar guardados pelo Senhor, depende unicamente de cada um de nós. Sabemos que Ele nos criou com livre arbítrio e Ele respeita nossa decisão.
 

No amor de Cristo!

 

Pastor Eliezer

Imprimir