A diferença entre uma igreja em e com células

A DIFERENÇA ENTRE UMA IGREJA EM CÉLULAS E UMA IGREJA COM CÉLULAS

No passado nós fomos parte de uma igreja que tinha células apenas com mais um de seus muitos ministérios. Por um tempo as células prosperaram, mas por fim começaram a definhar por que os muitos programas da igreja desestimulavam os membros a participarem das células e no final sempre se podia escolher em qual ministério estar envolvido. As células eram apenas mais um ministério.

Este talvez seja o obstáculo mais perigoso a células. As Células é uma estrutura muito sensível. Não é possível conciliar as células com outras programações semanais. Quando temos muitos programas na igreja, as pessoas em geral vão preferir estar lá. É bem melhor ouvir o pastor do que o líder de uma célula. O louvor conduzido pela equipe de adoração da igreja é mais empolgante do que o louvor com um simples violão ou cantar com um cd na célula. Estar com toda aquela multidão é bem mais estimulante do que estar com dez ou quinze irmãos na células. No geral as pessoas preferem os grandes eventos à reunião das células. Isto é absolutamente natural por isso não admitimos concorrência com as reuniões da célula. Quando as células são apenas mais uma atividade da igreja, essa situação será muito freqüente e logo elas definham.

Nós desejamos ver as células em pleno funcionamento, por isso damos toda ênfase ao seu sistema, e de forma clara demonstramos aos discípulos que as células são a prioridade. Em nosso meio os líderes de células são honrados, publicamente e damos um tratamento especial a eles. A preparação para o batismo, o discipulado de solteiros e casados são de responsabilidade deles, etc. Estas coisas trazem seriedade na célula e estimulam a participação da igreja. Na prática toda a estrutura de funcionamento da igreja tem como base a célula familiar.

Nunca permitimos que as programações especiais na igreja atrapalhem as reuniões da célula de modo que estas sejam canceladas. Agindo assim todos percebem qual é a prioridade da nossa igreja. Ninguém tem dúvidas de que, para se crescer em vida, em fé e em profundidade, precisará participar ativamente de uma célula.

EQUILÍBRIO ENTRE A REUNIÃO DE CELEBRAÇÃO E AS CÉLULAS

Em nossa igreja devemos ter uma sintonia fina entre a reunião das células e a reunião geral da igreja. Como já mencionamos anteriormente elas têm objetivos diferentes e se completam mutuamente. Enquanto a reunião geral, (embora todos participem ativamente), é para o crente ouvir; a reunião da célula é basicamente para ele falar. Na célula todos podem e devem compartilhar. Falar é muito bom, mas deve ser uma seqüência do ouvir. Quem não ouve vai ter pouco o que compartilhar. Nesse momento não desejo dar uma visão da reunião de célula; antes quero mostrar a importância e a necessidade de termos as reuniões de celebração de todas as células reunidas.

Em um culto de celebração:
1.      Podemos fazer um tipo de oração de concordância vital para conquista da cidade e a guerra espiritual.

2.      Podemos dar um testemunho público muito mais forte e impactante.

3.      Podemos ter uma ceia de todas as células testemunhando ao mundo natural e espiritual a nossa unidade em Cristo.

4.      É um tempo apropriado para o evangelismo de pessoas que não iriam a uma célula.

5.      É o lugar de recebermos uma só visão.

6.      É o lugar de ensino doutrinário e diretivo ministrado pelos pastores.

Nós desejamos crescer numa estrutura saudável e flexível. Entendemos que tanto a reunião das células durante a semana quanto às reuniões celebração de domingo são vitais para a saúde espiritual da igreja.

Deus te abençoe

Pastor Eliezer