11/07/2017 – A verdadeira Adoração

João 4:22-24

Adorar é mais do que uma prática religiosa semanal que pessoas exercem dentro de um templo. Na realidade adorar é a razão de existirmos! Mesmo quando as pessoas não têm consciência disso elas vivem para adorar, há um instinto interior nos movendo para isso, é uma necessidade inconsciente. Ou adoramos ao Deus que nos criou e nos reconciliou Consigo mesmo por meio do Seu filho Jesus Cristo, ou adoramos a falsos deuses, há uma busca dentro de nós.

Quando as pessoas adoram a outros que roubam o lugar de honra que somente Deus merece em seus corações, desenvolve-se um rombo, um vazio, uma insatisfação constante que assolam suas vidas.

Por meio de Jesus Cristo, Deus Pai abriu o caminho para que pudéssemos entrar com ousadia diante do trono de Sua graça. Por causa da Cruz de Cristo adorar se tornou uma resposta de amor ao Deus que não nos chama para sermos apenas Seus servos, mas Seus filhos. Ele nos atrai a cada dia para um relacionamento pessoal, íntimo e permanente com Ele.

Deus nos chama para sermos autênticos e verdadeiros, Ele nos dá a oportunidade para expressarmos nossos sentimentos, pensamentos, angústias e também alegrias diante dEle. Adorar a Deus se torna um estilo de vida para aqueles que O amam e buscam em todo tempo uma forma de agradá-Lo e alegrar profundamente o Seu coração.

É chegado o tempo de levantarmos a adoração na nossa vida e também como igreja a um nível de excelência ainda maior, como nosso Deus merece. Vamos procurar aprender mais sobre a adoração que Deus aceita, sobre o Deus a quem adoramos, sobre como devemos expressar nossa adoração, pois isso além de agradar a Deus, nos preenche e nos faz plenos nEle.

Você já se perguntou alguma vez "O que Deus pensa da minha adoração? ” Quando você adora, como você sabe se está realmente adorando a Deus? Será que reconhecemos a verdadeira adoração? Será que conseguimos explicá-la com clareza a outra pessoa? Para vencermos o mal, para crescermos no conhecimento de Deus e prosperarmos em tudo, precisamos entrar em um novo nível de intimidade na presença dEle através da adoração.

Existe uma limitação no entendimento da adoração. Quando a maioria dos cristãos ouve a palavra "adoração", automaticamente a associam com cantar uma canção. Cantar louvores a Deus ajuda na adoração, é um caminho para adoração, facilita e nos prepara para um momento de adoração, mas adorar vai além da música. Adorar não é apenas o ato de tocar um violão ou cantar uma canção pra Deus.

Louvar, dar uma oferta e orar são expressões de adoração, mas não são a adoração na sua totalidade, é apenas parte de um todo. Então, as perguntas continuam: "O que é adoração?", "Qual é a essência e substância da verdadeira adoração?".

É um mistério na qual precisamos de revelação, queremos subir a níveis mais altos em Deus. A verdadeira adoração a Deus é misteriosa e de difícil definição. Ela é singular, inexplicável, sem solução humana, ímpar, peculiar e sobrenatural. A adoração não é mecânica, carnal, sistemática e metodológica, isto é, não existe um método único. Não é pré-arranjada, ordenada, preparada, controlada, estruturada na sabedoria humana, nem é lógica ou muito menos racional.

A adoração verdadeira é espiritual, pois é em espírito e em verdade. Nela envolve o sobrenatural e também o natural. É sobrenatural, pois envolve o nosso espírito e é natural, pois envolve a nossa alma. Eu me emociono quando sinto a presença de Deus em meu espírito.

Adoração também é relacional. Diz mais sobre quem você ama, com quem você está conectado e se importa mais com o que você é, do que com o que você faz. Trata-se de relacionamento com o grande Deus do Universo, impossível de definir e compreender.

Adoração não é ciência ou algo programado. Você não pode se aproximar dela intelectual ou racionalmente. Tem a ver antes com coisas espirituais, pois primeiro é sobrenatural, depois envolve sentimentos e atitudes. Simplesmente não pode ser intelectualizada, mas pode ser experimentada.

Descobrindo e experimentando. Embora a adoração seja algo intangível, tem facetas que podem ser descobertas e experimentadas. Podemos encontrar a alegria de uma expressão maior de adoração quando temos um encontro fresco na presença de Deus.

Adoração pode ser expressada em reverência, beijos, prostração, serviço, canto espontâneo e muito mais. Mesmo depois de muitos anos estudando, orando, adorando, participando de seminários e buscando mais conhecimento acerca de Deus, não encontrei o fim de suas possibilidades.

Adoração é como o amor que alguém tem por seu cônjuge. Quanto maior o tempo de casado observando e praticando os ensinos da Palavra de Deus, mais profundamente o amor cresce, enquanto descobrimos novos sentimentos e expressões que precisam ser externados.

A adoração é um dos assuntos mais animadores que um cristão pode estudar. Mas o maior desafio é achar respostas a estas perguntas. "O que Deus pensa da minha adoração?" "Como eu adoro a Deus verdadeiramente?" Portanto, o que é a verdadeira adoração e como posso explicá-la?

Vamos tentar nestes esboços  explorar o quem, o que, o onde, o quando, o porque e o como da adoração. Minha oração é para que tenhamos um encontro fresco com a presença de Deus, que nossa adoração seja renovada e que descubramos a alegria de uma expressão maior de adoração ao nosso Deus e Pai.

A Cruz de Cristo é um memorial, quando olho pra ela me lembro do preço pago por minha vida, ela anuncia que há um Deus que me ama, me perdoa e me aceita, ela aponta para um ato de amor escrito na minha direção por um Deus santo, reto, fiel e digno de toda a adoração. Continua…

Prática: Colocar uma canção que exalta a Deus e fazer um tempo de oração em adoração. No final fazer o apelo.