O Caráter Cristão e o Fruto do Espírito – Parte VII

Efésios 4:20-24; Gálatas 5:22-23

Esta é a sexta semana em que estamos mergulhados no Fruto do Espírito de Deus, falamos sobre o amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade e bondade, hoje subiremos mais um degrau para falarmos sobre Fidelidade. Estas nove características apontam para a estatura de Cristo, revelam o caráter expresso por Jesus em sua vida, ministério, morte e ressurreição, Ele é o nosso modelo.

Deus criou o ser humano perfeito para viver neste universo em plena harmonia com Ele e sua criação, somos obras da Sua mão, fomos criados para um propósito, mas o pecado entrou no mundo através do primeiro Adão que por sua vez contaminou toda sua descendência, desta forma herdamos as consequências do seu pecado, nascemos pecadores, separados do autor da vida, separados de Deus.

O acesso a Deus foi fechado pelo pecado, pois Ele é Santo, Puro e Reto, mas mesmo Ele abominando e odiando o pecado, Ele continuou nos amando. O pecado deformou a nossa imagem e semelhança de Deus, até que Jesus o Cristo veio e nos resgatou desta condição de culpados para justificados, de criaturas para filhos e herdeiro de Deus.

Em Efésios 4:22-24 diz que devemos nos despojar do velho homem corrompido, da velha natureza gerada pelo pecado que nos leva para longe de Deus. As obras da carne são manifestas na velha natureza que segundo este texto de Efésios, para vencermos e sermos parecidos com Jesus, precisamos renovar o nosso entendimento e nos revestir, isto é, tirar o velho e vestir o novo homem criado segundo Deus, através de Cristo, em justiça, retidão procedentes da verdade.  

Quando se fala aqui de velho ou novo homem, não está falando de sexo masculino, mas da essência que todos nós somos formados, homens e mulheres aqui, está falando do nosso espírito que foi criado por Deus quando na concepção segundo a Sua semelhança, assim como Deus, somos espírito, temos uma alma, e como estamos num mundo físico, precisamos deste corpo.

Veja bem, neste texto de Efésios diz; quanto ao trato passado, isto é, segundo o propósito da aliança do nosso resgate e justificação, segundo a proposta de Deus em Jesus, devemos nos despojar do velho homem e nos revestir do novo, daquele que nasceu de novo deixando a velha vida para traz. Jesus Cristo já fez a sua parte, Ele já pagou o preço da nossa salvação, agora nós precisamos crer e buscar viver a nova vida segundo a nova identidade de filhos. Jesus é o primogênito entre muitos irmãos!

Aprendemos aqui que ter o Espírito Santo em nós, não significa que o seu fruto com estas nove características, manifestarão automaticamente, será preciso buscar, desejar, se esforçar e nos amoldar segundo a Palavra de Deus. Precisamos ser transformados pela renovação da nossa mente. Temos vontade própria, nascemos de novo em Jesus, recebemos uma nova natureza, mas se não investirmos nela, a velha natureza se manifestará, muitos se perderam por não conhecer a verdade, como disse Jesus em João 8:32, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Entraremos nas últimas três manifestações do Fruto do Espírito, hoje focaremos a Fidelidade:  

Existe o falso fruto da fidelidade e ele revela que estamos fixos em nossos próprios caminhos, de forma que não conseguimos mudar. É o mesmo que estar estabelecidos em nossas mentes que não conseguimos aprender coisas novas ou que somos assim mesmos. Isso é falso, pois todos nós temos condições de sermos melhores e crescermos nesta rota de melhoria até Jesus voltar.

A fruto da carne contrária a fidelidade refletida em alguém indica que aquela pessoa é indigna de confiança, que é desleal, está sempre atrasada e lenta, adiando sempre as coisas importantes, sendo constantemente negligente com relação as pequenas coisas, sem nunca completar as tarefas que começa ou sempre falhando em seus compromissos com Deus e com as pessoas.

Agora o verdadeiro fruto da fidelidade refere-se a confiança e firmeza na fé em Deus. A fidelidade é usada quando as escrituras se referem ao fato de sermos confiáveis, responsáveis e acima de tudo, leais.

Fidelidade é uma das virtudes mais importantes na vida cristã. Começa com nosso relacionamento com Deus, e então transborda em nosso relacionamento com outros. Deus é absolutamente fiel e é Seu desejo que, pelo Espírito, essa fidelidade se torne parte de nosso caráter também.

Fidelidade pode denotar que o cristão será uma pessoa fiel em sua palavra e promessas; alguém confiável ou em quem se pode confiar. Aqui a palavra é usada nesse sentido, pois o objetivo não é apenas falar dos sentimentos que temos para com Deus, mas sim o de ilustrar as influências do Espírito Santo em dirigir e controlar nossos sentimentos também para com as pessoas.

A verdadeira fé em Jesus vai produzir alguém fiel. O cristão precisa ser fiel com os vizinhos, com os amigos, como pai, como cônjuge e como filho. Quem tem o DNA de Cristo é fiel em seus contratos e fiel às suas promessas. Ninguém que não seja assim fiel, poderá ser um cristão segundo Cristo.

O Salmo 12:1-2 revela a oração do salmista, lá diz: “Salva-nos, Senhor, pois não existe mais os piedosos; os fiéis desapareceram dentre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração falso, inconstante

Uma vez que fomos salvos e entramos num relacionamento pessoal e verdadeiro com o Senhor, Ele quer que sejamos fiéis e leais aos nossos cônjuges, filhos, pais, líderes e amigos. Em I Coríntios 4:2 diz: "Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel”

Jesus falou em Apocalipse 2;10: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” A marca de fidelidade precisa fazer parte da nossa vida com Deus, com a família, no trabalho, na igreja, no ministério, com os líderes e na liderança para com os discípulos.

A pessoa encontrada fiel cuida desde as pequenas coisas até as maiores, o Senhor Jesus disse que quem é fiel no pouco será fiel no muito, mas quem não consegue ser fiel no pouco, muito menos o será no muito. Decida ser uma pessoa fiel em tudo e o Senhor que te vê no secreto, te recompensará. Fidelidade reflete honra e a honra nos coloca em portas de conquista, traz prosperidade!

Em Salmos 101:6 diz: “Os meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda no caminho perfeito, esse me servirá”. Aleluias! Amém!

Prática: Ore por todos pedindo a Deus, pelo Espírito Santo, Em nome de Jesus, para Ele desenvolver este DNA de fidelidade em todos, peça para que seja revelado a verdade em Cristo e assim todos sejam livres para decidirem ser encontrados fieis. Orem também pela cadeira vazia, faça apelo aos visitantes e leve todos a convidarem novas pessoas para a próxima célula.

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

Imprimir