O Caráter Cristão e o Fruto do Espírito – Parte II

Atenção: Próximo domingo as 18:00 horas teremos a Santa Ceia do Senhor, participe!!!

Gálatas 5:16-23; Filipenses 4:4

O caráter de Cristo é ilustrado nas escrituras como sendo o fruto do Espírito. São nove as características do Fruto do Espírito e estas características contrapõem as obras da carne, pois estas são contrárias a Deus. O Versículo 16 que lemos diz: andai no Espírito e jamais satisfarei as concupiscências (Desejo desenfreado) da carne, porque a carne luta contra o Espírito e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si, isto é, a carne e o Espírito Santo são inimigos.

Por que são inimigos? Simples: a carne quando está no controle nos leva para longe de Deus, neutraliza a ação do nosso espírito, adoece profundamente nossa alma e destrói o nosso corpo, isso afeta tudo ao nosso redor. A perda maior acontece na salvação, pois quem anda na carne se constitui inimigo de Deus e isso nos afasta da sua presença e o prejuízo é a perda da salvação.

Acabou o carnaval, a chamada festa da carne, verifique os prejuízos contabilizados na vida das pessoas que estiveram nesta festa. A Concupiscência é sinônimo de: ambição, ganância, lascívia, libidinagem, luxúria, etc. Semearam na carne, contaminaram a alma e o espirito, a colheita virá nestas áreas, muitas vidas foram e ainda serão destruídas pelas consequências desta festa carnal e maligna.

Por outro lado, quando é o Espírito Santo que está no controle, somos aproximados de Deus, temos comunhão com Ele, tudo em nós passa por um processo de cura e restauração e o resultado é o crescimento na salvação. Em 1 Pedro 2:2 diz: "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" 

Nesta serie estamos focando o Fruto do Espírito, vamos separá-los em três classes, a primeira classe está relacionada a bênçãos internas. Vejamos:

  • Amor – ser amoroso no interior para refletir no exterior;
  • Alegria – ser alegre no interior para contagiar nossa geografia;
  • Paz – ser tranquilo no interior para pacificar e curar ambientes ao redor.

Na ministração anterior falamos sobre o amor, este tema é amplo e há muito para se falar sobre o amor, mas continuaremos em outra oportunidade, pois na semana passada recebemos de forma ampliada deste amor e aprendemos muito sobre este fruto do Espírito que já está dentro de nós. Vamos avançar, hoje falaremos sobre alegria, pois é a segunda característica do Fruto do Espírito.

1. O falso fruto da alegria

Isso acontece quando nosso sentimento de felicidade está vinculado ao tesouro terreno. Quando nosso sentimento de felicidade está ligado com o que acontece em nossa vida. A nossa verdadeira alegria não está naquilo que temos ou naquilo que conquistamos, pois existem muitas pessoas que alcançaram os sonhos nesta vida e são infelizes, a nossa felicidade depende do nosso estado interior, da nossa identidade como pessoa, como ser humano criado segundo a imagem e semelhança de Deus.

Nascemos pecadores, pois a semente foi contaminada e passou a todos, este pecado nos separa do nosso criador, sem Deus perdemos a razão de viver a verdadeira vida, sem Ele ficamos vazios. A razão de tantas pessoas irem para as ruas dias antes e permanecerem dias depois do carnaval, pulando, cantando, se extravasando, bebendo, se drogando, se prostituindo sem querer parar, está no vazio interior que nunca preenche, pois, esta alegria é falsa, ela não tem base, logo acaba.

2. O fruto da verdadeira alegria

A alegria verdadeira é mais do que um mero sentimento. A base principal da nossa alegria está em Cristo, por isso alegramo-nos em Jesus nosso Salvador. Em Lucas 1:46,47 diz que Maria mãe de Jesus louvou a Deus dizendo: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. 

Em Lucas 2:10-11 diz: Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o salvador, que é o Cristo, o Senhor.

A base da alegria está em Jesus Cristo. Em Filipenses 4:4 diz: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”

A Bíblia mostra claramente que a fonte responsável pela alegria de nossas almas é o Senhor Jesus. O texto acima citado coloca a alegria como um "dever" e não como uma opção. Muitos na história da igreja foram admirados ou mesmo indignados diante desta verdade bíblica, pois mesmo em face do sofrimento, se alegravam, pois, esta alegria vem de dentro, é algo real, não depende de circunstancias.

A Bíblia fala que Jesus Cristo já realizou a obra de nossa salvação. Está escrito em Ezequiel 36:26-27 que o Senhor nos daria um coração e um espírito novo; tiraria o coração de pedra e nos daria um coração de carne. Depois colocaria dentro de nós o seu Espírito, isto é, o Espírito Santo. Isso nos dá a certeza da salvação, nos faz filhos de Deus e esta certeza nos dá base para termos uma alegria inabalável, inquestionável. Podemos passar por momentos tristes, mas a alegria do Senhor permanece dentro de nós.

O requisito fundamental para alguém ganhar um coração transformado é a sua fé no sacrifício de Cristo Jesus. Devemos descansar no fato de que Jesus Cristo foi competente para, através de Sua morte e ressurreição, remover do interior do homem o seu velho coração. Uma vez que alguém crê neste fato recebe uma nova vida conforme está descrito em 1 Coríntios 5;17: "E, assim se alguém está Cristo, nova criatura é!

3. A alegria do Senhor é a nossa força

Em Neemias 8:10 lemos: "Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois, a alegria do Senhor é a vossa força.”

Agora veja que não é um ato isolado, pois o texto diz para celebrar e compartilhar com os que têm falta, festejar e não se entristecer. E veja lá que o contexto era de muita luta e dificuldade, em um momento histórico sério, mas eles se alegraram no Senhor, repartiram desta alegria e foram restituídos.

Para nós hoje é muito mais fácil, pois temos Jesus, temos o Espírito Santo conosco, temos a Bíblia completa, temos a igreja local, temos as células, temos o discipulado, Encontros, etc. Tudo disponível, só precisamos valorizar e perseverar para que o amor e a alegria sejam marcas na nossa identidade.

Pratica: Orar e ministrar alegria nos corações, levando a todos a valorizar sua identidade em Cristo! Faça o apelo para os visitantes!

Atenção: Próximo domingo as 18:00 horas teremos a Santa Ceia do Senhor, participe!!!

 

Amamos vocês!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir