A chamada de Mateus

Mateus 9: 9-13

O objetivo do Evangelho de Cristo, é nos levar a um verdadeiro encontro com Ele e assim acessarmos o coração de Deus nosso Pai. Acessar o coração de Deus é acessar o céu onde a glória dEle é visível e palpável, isso supre nossa vida em todos os aspectos.  

Nascemos para cumprir um propósito, conforme disse o Senhor Jesus, somos a luz do mundo e o sal da terra, nascemos para fazer a diferença em nossa geração, esse é o nosso tempo, por isso, devemos levantar e resplandecer mostrando a nossa luz através de nossas palavras e atitudes.

Assim como Deus chamou a Mateus também Ele nos chama hoje, vejamos esta chamada:

1. Quem era Mateus (Mt. 9:9):

  • Era cobrador de impostos, repudiado pela sociedade judaica.
  • Tinha ótima posição social, pois era funcionário de honra do Império Romano.
  • Sua vida financeira era equilibrada.
  • Era considerado um pecador, Ele cobrava impostos para Roma, por isso era Publicano.

2. Jesus chamou Mateus para segui-lo:

  • Ele não foi chamado para seguir apenas uma religião.
  • Não foi chamado para seguir apenas uma doutrina.
  • Ele foi chamado principalmente para seguir a Jesus e assim servir ao Deus vivo.

Mateus para seguir Jesus, precisou renunciar sua posição social de funcionário do Império Romano, e também suas convicções religiosas que em nada mudava a sua vida, pois viver apenas para cumprir regras não acrescenta nada à vida de alguém, pelo contrário, escraviza. Ele sabia que para seguir a Jesus, iria sofrer oposição. Quando decidimos seguir a Cristo, levanta-se muita oposição, pois Ele é o caminho da salvação, Ele é a porta de acesso ao céu, Ele é a única verdade que salva.

Os religiosos daquela época, vestidos com a capa da religiosidade, criticavam Jesus por estar com os pecadores. Esses religiosos eram falsos, porque não viviam aquilo que pregavam. Eles colocavam a tradição acima da palavra de Deus (Mt 15:6).

Jesus afirmou que somente os doentes espirituais considerados pecadores, necessitam de cura espiritual e emocional, isto é, eles precisavam de salvação. A bíblia afirma que todos os homens nascem enfermos pelo pecado, separados de Deus e todos precisam de salvação (Is. 1: 5, 6).

Deus não aceita sacrifício para auto justificação. Em Lucas 18:9 ao 14, Jesus fala de um fariseu que se justificava diante de Deus pelas suas boas obras e depreciava um republicano que se humilhava diante de Deus dizendo: Senhor, tenha misericórdia de mim… Jesus disse que o republicano saiu da oração justificado, pois não confiou em si mesmo, mas na misericórdia de Deus.   

Em Isaias 64:6 diz que a justificativa do homem para sua salvação é como trapo de imundícia diante de Deus. Na verdade, somente Jesus Cristo pode nos justificar de todo pecado, é o sangue dEle derramado na cruz do calvário que nos purifica! Basta crermos e seguirmos os seus passos.

3. Jesus veio unicamente para os pecadores tais como Mateus, eu e Você. Se alguém não se acha pecador, não será alcançado pela graça salvadora oferecida por Deus em Jesus o Cristo! Todos pecaram e foram separados de Deus, mas só serão salvos e reconciliados com Deus aqueles que reconhecem que pecaram e se arrependem entregando suas vidas ao Senhor Jesus!

Em Lucas 5:27 a 29 diz que Mateus logo após ter tido este encontro com Jesus e aceitado o chamado de andar com Ele, fez um banquete em sua casa e convidou Jesus e os publicanos, aqueles cobradores de impostos como ele, considerados traidores e também outros pecadores, pessoas que não iam nas sinagogas e nem guardavam a lei e os profetas.

Imediatamente os Fariseus que ensinavam a lei de Deus ao povo, e os escribas que tinham a incumbência de copiar e guardar a Bíblia para preservação no templo, começaram a murmurar contra Jesus e seus doze perguntando, por que vocês sentam com pecadores e publicanos para comerem e beberem juntos?

Jesus ouviu e respondeu: os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide porem, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, pois não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.

Aqui Jesus confrontou aqueles religiosos mostrando a eles que a igreja não pode ficar buscando só para si, fazendo sacrifícios de orações, jejuns e ofertas apenas para o seu benefício, tudo isso é bom e necessário, mas a igreja precisa ir além de si mesma, ela precisa ter misericórdia daqueles que sofrem, daqueles que estão aflitos e doentes no espírito e na alma, daqueles que estão sem esperança, perdidas em si mesmas, escravas do pecado, pessoas que precisam de salvação.

Em Hebreus 10:25 diz que congregar é muito importante, nos versículos anteriores e posteriores mostram que congregar é fundamental para que haja plena certeza de fé, coração purificado da má consciência, e ter o corpo lavado com a água pura. Sabemos que o corpo somos nós igreja e Água pura é a Palavra de Deus. Congregar, estar integrado na igreja nos leva a estimular a fé e as boas obras uns dos outros, a fazer admoestações (ministrar e ensinar a boas obras).

Congregar nos leva ao conhecimento da verdade para que não vivamos deliberadamente no pecado, mas Jesus falou para aqueles religiosos, pouco adianta estar na igreja e não se importar com os que se perdem, com aqueles que estão sofrendo sem salvação. Andar na verdade é reproduzir na vida de outras pessoas, àquilo que Deus por meio de Jesus fez na nossa.

Seria egoísmo da nossa parte vir na célula e usufruirmos deste momento maravilhoso, recebermos unção, revelação e provisão, sem se importar com as pessoas de perto e de longe que estão se perdendo. Valerá muito e será fundamental para a nossa salvação, crescimento e prosperidade, se entendermos que o propósito de estarmos congregando nos cultos, células, encontros e discipulado, é para reproduzirmos a unção, a alegria, a paz, a cura  e a salvação na vida de outras pessoas!

Isso fala de vivermos ganhando, consolidando, discipulado e enviando para que o enviado faça a mesma coisa, estamos aqui para reproduzirmos o amor de Cristo na vida de outras pessoas!

Conclusão: Assim como Jesus chamou Mateus, hoje Ele nos chama para segui-Lo. Mateus logo usou uma estratégia, fez um banquete, uma festa com um jantar e convidou muitas pessoas, como ele era novo, convidou Jesus para ministrar na vida daquelas pessoas. Hoje somos convocados pelo Senhor a fazermos a mesma coisa, convide pessoas a cada semana e vamos nos importar com elas, pois isso vai agradar a Deus.

Hoje tem compartilhar. O que você sente em seu coração, Deus falou com você hoje? O que poderemos fazer para atrairmos pessoas, que estratégia poderemos usar aqui na nossa célula?

Um abraço e um beijo bem lá dentro do coração!!!    

 

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

Imprimir