Fundamentos da Fé

Romanos 10:8-11; I Coríntios 12:7-11

A verdadeira fé procede do coração e não da mente. Não basta um mero assentimento mental, é preciso aplicar o coração para crer na Palavra de Deus. A Carta aos Hebreus, 11.1, diz que "fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". Portanto quem crê, não tem que forcar para crer. A fé é simplesmente uma convicção, uma certeza.

O primeiro pecado do homem não foi só desobediência, foi também incredulidade. Adão não levou a sério o que Deus disse. Ele duvidou e desobedeceu e isso foi o mesmo que dizer que Deus estava mentindo. Deus disse que se ele comesse do fruto daquela arvore ele morreria, e, o diabo chega e confronta dizendo que Deus não tinha dito a verdade, pois se eles comessem, além de não morrer, ficariam iguais a Deus.

Ele e sua esposa acreditaram no diabo, comeram e morreram, tanto espiritualmente, com fisicamente, e o pior, isso passou a todas as pessoas, a terra toda foi amaldiçoada e todas as gerações desde então, estão sofrendo. Foi necessário Jesus Cristo vir e morrer na cruz para neutralizar as conseguências do pecado do homem e resgatá-lo da sua condição de morte para a vida. Se você creu em Jesus Cristo e entregou a sua vida a Ele, você saiu da morte para a vida!

Deus tem algo para nós, Ele nos exorta a exercermos fé através da oração, confissão e atitudes.

Há três tipos de fé na Bíblia. A fé para salvação, o dom da fé e a fé para a vida cristã.

1. A fé para a salvação. O primeiro tipo de fé é a que recebemos para a salvação. Em Efésios 2:8,9 e Romanos 10:17 diz: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. …E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo.

A salvação é um dom de Deus, mas essa fé inicial para a salva­ção também é parte da graça maravilhosa de Deus plantada em nós. Você não poderia ter crido para a salvação, se não fosse a Palavra de Deus sendo pregada e a ação do Espírito Santo gerarando fé. Apesar de não ter provas ou evidências, al­guém pregou para você e a fé veio pelo ouvir a pregação da Palavra de Cristo,  e, então, por ter crido em Cristo, você foi salvo. Essa fé inicial é a fé para salvação.

2. O dom da fé. O segundo tipo de fé é o dom da fé. A Bíblia diz que o Espírito Santo concede muitos dons e um deles é o dom da fé (ICor 12.9). Muitos irmãos possuem esse dom. Que características possui quem tem o dom da fé? Ele é al­guém que transmite fé aos outros, ou seja, quando ele ministra, a fé não fica só com ele, mas passa para os outros; quando eles crêem, não crêem só para si, eles conseguem levantar a fé dos outros.

Aquele que possui o dom da fé, tem uma fração da fé de Deus dentro de si, essa pessoa além de fazer milagres usando esse dom, é alguém que também desperta a fé nos outros para que estes recebam milagres.

3. A fé para a vida cristã. A fé para a vida cristã é a fé para crescer em Deus, para vencer o diabo, para vencer o mundo, para vencer as circunstâncias contrárias e subjugar as obras da carne. E essa fé que nos permite ver o cumprimento das promessas da Palavra de Deus. Testemunhamos da nossa fé não somente com nosso caráter ou nossa conduta santa. Também testemunhamos quando te­mos fé e as pessoas testemunham que realmente Deus tem ouvi­do as nossas orações.

Não fique esperando que outros creiam por você. Levante-se como vencedor e guerreie as guerras que o Senhor tem colocado diante de você. Tenha uma vida cristã genuina e sempre confesse: "Eu sou mais do que vencedor por meio daquele que me amou" (Fp 4.13). Comece a guerra dizendo: "Eu já venci! O diabo está derrotado, ele não pode me vencer". Essa é a nossa postura que o Senhor deseja.

Na medida em que vemos a manifestação do que temos buscado, a nossa fé cresce para enfrentarmos desafios ainda maiores. A fé é desenvolvida quando a vemos funcionando. Quanto mais você exercita a fé, mais a vê funcionando e, consequentemente, crerá por coisas ainda maiores. É como um exercício. Depois de nos exercitarmos em uma atividade, podemos fazer coisas que antes não fazíamos e nos sentimos encorajados a coisas ainda maiores. Este é o círculo virtuoso da fé: quanto mais vemos a fé funcio­nando, mais temos fé para exercitá-la no futuro.

Decida crer para ver o invisível através da fé. Chame à existência em sua vida as promessas de Deus. Peça, creia e receba o que você tem pedido ao Senhor, pois quando você crê no que Deus disse, você confessa, declara e age em linha com a confissão. Quando você tem esta atitude de fé, Deus é honrado, pois você demonstrou confiança nEle, mesmo contra a lógica e o mundo, você agiu de acordo com a Sua Palavra trazendo a existência Àquilo que ainda não é, como se já fosse. 

A fé que em primeiro lugar devemos buscar é a fé para salvação, pois as demais depende desta. A fé para salvação é despertada pela Palavra de Deus, as outras são desenvolvida na caminhada cristã. Se você ouvindo a Palavra de Deus, creu que Ele te ama e por isso enviou Jesus para te salvar, se você crê em Jesus Cristo como Senhor e salvador, então confirme sua fé entregando sua vida a Ele, confessando-o com teu Senhor e salvador, sua vida a partir deste momento vai mudar!

Prática: verifique se alguem tem um testemunho para edificar a fé fdos demais e no final faça o apelo e ore por todos!

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir