Vivendo a perfeita vontade de Deus – Final

Efésios 6:1-9; Hebreus 13:7,17

Falamos nas últimas três semanas sobre três imperativos importantes na nossa vida para termos vitórias na nossa caminhada nesta terra. Comentamos sobre o primeiro e segundo e hoje terminaremos falando de forma simples e sucinta sobre os demais.

1.Não vos embriagueis com vinho.

Sabemos que a embriagues leva à confusão, mas estar cheios do Espírito Santo traz alegria, paz, temor, unção, revelação, honra e poder. Embriagues fala também de contaminação nas coisas carnais e espirituais, precisamos sempre alimentar nossa alma e espírito das coisas de Deus – (Efésios 5.18).

2.Praticando a sujeição.

O Apóstolo Paulo nos ensina que umas das práticas que devemos aprender enquanto vivemos aqui neste mundo é a prática da sujeição.  A Bíblia nos ensina que onde reina o amor, respeito e reconhecimento, com naturalidade se prestará serviços mútuos. A obediência agrada a Deus e esta é irmã gêmea da sujeição.

Sujeição é o ato de dependência, submissão, reconhecimento, respeito e honra. Também pode ser interpretado como obediência voluntária, e demonstra humildade por um propósito.

Vimos que o relacionamento entre marido e mulher deve ser como o relacionamento de Cristo e a igreja. A Igreja se submete à Cristo, Ele ama sua Igreja a ponto de se entregar na cruz por ela. Cristo tem toda autoridade sobre a Igreja e a trata com amor. Assim deve ser o relacionamento entre a esposa e o esposo.

Da mesma maneira, os filhos devem ser submissos a seus pais, devem se sujeitar a eles e obedecê-los porque foi Deus que estabeleceu esta hierarquia para o bem da família. Em Efésios 6:1 diz que os filhos devem honrar pai e mãe para que tudo corra bem e assim tenham longa vida sobre a terra.

Existe também uma instrução aos pais: Não irritem seus filhos, antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Pais, não levem seus filhos à ira, mas eduquem-nos segundo a Palavra de Deus.

Em  Hebreus 13:7,17 que lemos hoje fala da submissão aos líderes espirituais. Um dos princípios mais importantes da Palavra de Deus é o princípio da honra. Embora vivamos num tempo onde o desprezo às autoridades é lugar comum, não há como negar diante dos ensinamentos bíblicos que honrar nos submetendo àqueles que estão sobre nós, é uma forma de honrar ao próprio Senhor que os reveste de autoridade.

No contexto da igreja ela é fundamental. Sabemos o que significa ser “ovelha sem pastor” porque a maioria de nós viveu um dia na solidão espiritual, sem ter quem nos ensinasse o caminho e velasse por nossa vida. Hoje, o fato de termos pastores e líderes na casa de Deus que dedicam seu tempo e dons para nos abençoarem, deveria produzir em nós um intenso desejo de honrá-los.

O sentido aqui é, com constância, trazer à mente o valor daqueles que nos lideram na fé, nossos discipuladores e pastores. É fazer o exercício da consideração, de não esquecer a diferença que estas pessoas fazem em nossa vida e, de alguma maneira, expressar a nossa gratidão com palavras e ações.

Também a bíblia diz em I Pedro 5:2: Pastoreai o rebanho de Deus que está sob vosso cuidado, não por constrangimento, mas voluntariamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade. Em Isaías 40:11 diz: Como bom pastor ele cuida do seu rebanho. Nos próprios braços ajunta os cordeirinhos e os conduz no colo; guia com todo cuidado as ovelhas que amamentam suas crias.

Os pastores e líderes devem proteger e cuidar das ovelhas do Senhor com amor, carinho, atenção e dedicação, ensinando sempre o caminho da verdade, levando cada uma delas a gerar e amamentar as novas ovelhas que nascem no aprisco (igreja) do Senhor.

E “por último, o Texto de hoje trata sobre o relacionamento entre servo e senhor, patrão e empregado. O servo deve obedecer ao seu senhor com respeito e temor, com sinceridade de coração, como se estivesse obedecendo a Cristo. Aqui a Bíblia ensina que o empregado deve servir ao seu patrão de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens. Essa é a vontade de Deus.

Hoje em dia, a condição de empregado é muito mais tolerável do que na época em que este texto Bíblico foi escrito, mas o princípio é o mesmo. É Deus quem determina e regula a sociedade. É Deus quem coloca tudo no seu devido lugar, tanto o patrão com o empregado, portanto, o que a Palavra de Deus nos motiva é a servir de boa vontade, como se estivéssemos servindo ao próprio Deus.

Assim também, o patrão deve tratar o empregado, com respeito, não os ameaçando e nem os tratando mal. Pois Deus é o Senhor tanto do patrão com do empregado, tanto do servo como do senhor. O que o Apóstolo Paulo recorda aqui é que, enquanto os senhores dominam sobre seus empregados, eles também têm o mesmo Senhor no céu, a quem deverão prestar contas.

O que aprendemos aqui é que se quisermos viver à vontade Deus, precisamos estar cheios do Espírito Santo, tendo uma nova atitude para com o próximo. A prática da sujeição é uma ótima maneira de começar a exercitar a humildade, simplicidade, amor, respeito e honra para com o próximo segundo a posição de cada um diante de Deus e dos homens.

3.Gratidão. Ser grato nos leva a expressar alegria nas nossas palavras e atitudes pelo nosso reconhecimento a Deus pelo que nos tem feito.  Em salmos 100:4 diz: Entrai por suas portas com ações de graça. A gratidão é uma das virtudes que embelezam o caráter cristão e expressam um coração caloroso e cheio de amor e das palavras do seu Deus.

Em Colossenses 3:15, 16 diz: Sede agradecidos. …“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com GRATIDÃO em vossos corações”.

Ter Gratidão é um conselho a ser abraçado com alegria, pois a gratidão tanto alegra o coração do Pai Celeste, como enriquece a nossa vida. Precisamos ter ações de graça a Deus por tudo.  Ações de graça focalizam o que Deus nos dá ou faz por nós. Poderíamos chamar de uma CONFISSÃO DE BENÇÃOS.

Quer agradar a Deus? Quer se sentir leve, feliz e motivado? Quer crescer e prosperar? Quer ser livre de opressões? Seja agradecido a Deus e às pessoas que estão ao seu redor. A gratidão nos dá recursos para perdoar e amar com mais facilidade. Somos a geração de Cristo na terra, temos o Seu DNA, nos parecemos com Ele, nos tornamos a resposta de Deus para esta geração!

Praticar: Ore por todos para que recebam do Espírito Santo, Fogo e paixão. Ore também pelas necessidades de cada um conforme está no livro de oração! Ore pelas necessidades dos novos e faça apelo para os visitantes aceitarem a Jesus!

 

Amamos vocês!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir