O poder e a importância do perdão

Mateus 5:23,24; 6:14,15; João 3:16

Se compreendermos o perdão entenderemos a maravilhosa bênção da reconciliação entre nós e Deus, isso nos facilitará a pratica no dia a dia para com nossos irmãos e nos manterá firmes em toda nossa trajetória na terra com Deus. O mesmo perdão que recebemos de Deus deve ser praticado para com nossos semelhantes.

O perdão (ou a falta dele) faz muita diferença na vida de alguém. A reconciliação horizontal determina se a vertical que recebemos de Deus vai permanecer em nossa vida ou não. A palavra de Deus é clara quanto ao fato de que se não perdoarmos a quem nos ofende, então Deus também não nos perdoará. Foi Jesus Cristo quem afirmou isto no ensino da oração do Pai Nosso.

Em Efésios 2:4,5 diz que fomos salvos pela graça de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Graça significa que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais e que não há nada que possamos fazer, para Deus nos amar menos, Ele simplesmente nos ama incondicionalmente. A graça significa que Deus já nos ama tanto quanto é possível, sem merecermos. Ele estabeleceu através desta graça que não há limites para o Seu perdão como prova do Seu amor por nós.

Aprendi algo muito importante logo que tive um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus. Aprendi que perdão não é um sentimento! Perdão é uma decisão seguida de uma declaração! Isto revolucionou todos os meus conceitos e valores com relação a este substantivo abstrato de seis letrinhas e assim como foi comigo, sei que Deus irá fazer isso hoje com você também!

Descobri que por não ser um sentimento, ninguém pode “sentir perdão” por alguém. O homem pode sentir por seu semelhante amor, compaixão, raiva, ódio, paixão, ciúme, inveja, saudade, pena, gratidão e outros sentimentos diversos, porém perdão não se sente, perdão se pratica!

Qualquer prática na vida para ser bem executada, como cozinhar, dançar ou falar, requer aprendizado e determinação, o mesmo acontece com o perdão. Precisamos aprender a perdoar para conseguir perdoar. Muitas coisas que aprendemos na vida antes de praticarmos é através de ver outras pessoas fazendo estas coisas. O exemplo muitas vezes é a maior escola. O que é mais eficaz? Aprender a fazer um bolo apenas com uma receita ou vendo diariamente alguém fazer?

Nosso maior exemplo de perdoador, é também Aquele que nos capacitará a perdoar. JESUS! Jesus nos momentos mais terríveis de sua vida, Ele pediu ao Pai que perdoasse seus perseguidores e inimigos. Em Lucas 23:34 diz que quando Jesus sofria terrivelmente naquela cruz, nos seus últimos momentos de vida como homem, ele não disse: “Pai, faça vingança por mim!” Ele disse: “Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem”.

Um ano depois desta declaração de Jesus na cruz, o primeiro mártir cristão citado na bíblia é Estevão, que fez a mesma coisa. Enquanto estava sendo atingido por grandes pedras, que lhe tiraram a vida, orava a Deus dizendo: “Pai não lhes impute este pecado”, isto é, perdoa-lhes este pecado. (Atos 7:60).

Além de descobrir que perdão não era sentimento e sim uma declaração, descobri também que perdoar ia além de declarar: “eu te perdoo e não tenho nada contra você”. Descobri que o perdão verdadeiro era também desejar que o culpado fosse perdoado por Deus. Que desafio! Perdoar e ainda deixar morrer o desejo de vingança! Parece impossível, mas como JESUS e Estevão nos mostraram, não é impossível. Isso é Revolução total, é estar na estatura de Cristo, é ser filho de Deus.

Jesus também ensinou a perdoar quando mostrou a seus discípulos como orar (Mateus 6,12). Quando nós cristãos oramos o Pai Nosso, podemos não estar dando conta do que dizemos a respeito de perdoar. Você se lembra o que diz a oração do Pai Nosso a respeito de perdão? La diz: “Perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos aos nossos devedores”.

As nossas orações não são vãs repetições, então estamos pedindo que Deus nos perdoe na medida que perdoamos. É isso mesmo que desejamos que aconteça? Talvez aqui alguns já tenham alcançado a condição de perdoar numa medida que seja a que desejasse que os outros o perdoassem, mas a grande maioria responderia: Não! Portanto não devemos nos condenar por isso, e sim decidir mudar.

Para entender como perdoar, precisamos analisar o plano de Deus para o homem através de enviar Jesus como nosso Senhor e Salvador e como aquele que perdoaria TODOS os nossos pecados. Deus sabia quão destruidor seria para o homem, tanto o sentimento de culpa quanto a falta de perdão.

Deus sabia que para perdoar, o homem precisaria sentir-se perdoado! Então Deus cria um plano para que o homem experimentasse deste perdão. Quem aqui já experimentou o perdão de Deus?

Em João 3,16 e 17 encontramos o “porquê” e o “como” do perdão de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha vida eterna, porquanto Deus enviou Seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”.

O amor de Deus é o porquê do Seu perdão e JESUS é o como!

Nesta noite Deus quer te trazer alívio, te livrar da falta de paz, te livrar de enfermidades. A falta de perdão geram mágoas que causam enfermidades físicas. Deus quer nos livrar de angústias e aflições, nos perdoando e nos ensinando a perdoar como Jesus perdoou!

Creia em Jesus dando os primeiros passos: perdoe-se e decida perdoar!!!!

Como disse no início descobri com Jesus que perdão não era sentimento, mas descobri também que se praticado, faz brotar com forte intensidade sentimentos como AMOR e compaixão. Quando não perdoamos alguém, colocamos essa pessoa na prisão e lá ficamos com ela. Quem não perdoa atrai consequências de maldição para si e para os outros. O rei Saul não perdoou a Davi, por isso morreu antes da hora. Absalão tam­bém não perdoou seu pai, rei Davi, por isso também morreu jovem.

Quem não perdoa não tem paz. Quem não perdoa tem um coração amargurado e preso. Quem não perdoa se relaciona mal consigo mesmo e com os outros. Quem pão perdoa vive no desejo de vingança. Quem não perdoa tem enfermidades físicas: enxaquecas, artrites, câncer, etc.

Nós como cristãos e líderes não devemos ter a alma presa nem prender a alma de ninguém, não devemos ter pendências, nem dívidas espirituais, nem emocionais e nem físicas. Que hoje Deus te abençoe te dando esta condição de ser um perdoador como o Senhor JESUS foi.

(Líder peça que cada um declare baixinho o nome de uma pessoa que precisa perdoar e diga para dizerem: “fulano de tal” eu te perdoo como o Senhor me perdoou em nome de JESUS).

Compartilhar: Como você se sente em relação a esta palavra de hoje?

 

 

Imprimir