Novo nascimento

João 3:1-16; Efésios 2:1-5

Depois de ter um encontro pessoal com Deus você percebeu que algo diferente aconteceu com você. De uma forma muito íntima, você sabe que já não é mais a mesma pessoa. É claro que por fora você é o mesmo, mas por dentro, algo revolucionário aconteceu. Coisas que antes o atraíam já não o fascinam mais, os amigos o acham estranho, e nem você está compreendendo seu modo de agir. A Palavra de Deus dá um nome a esta experiência: Novo Nascimento. Você nasceu de novo. Agora você é uma nova pessoa, uma nova criatura! Esta é a primeira experiência, o primeiro estágio da nossa vida cristã.

O que significa novo nascimento?

Significa que ganhamos a vida de Deus em acréscimo à nossa vida natural. Antes tínhamos apenas nossa vida natural, mas agora recebemos uma vida espiritual, a vida do próprio Deus. Também chamamos esta experiência de regeneração.

A salvação de Deus é extremamente plena e completa. Ela inclui o perdão dos pecados, a purificação, a santificação, a justificação, a libertação da escravidão do maligno, a regeneração, etc. Tudo isto aconteceu conosco. Mas, de todos estes itens, a regeneração é o mais importante, porque ela é o centro da nossa salvação.

O objetivo central de Deus ao nos salvar é que tenhamos a Sua vida. É para isso que Ele nos perdoou os pecados, nos justificou, nos libertou e nos santificou. Ele realizou tudo isto com um propósito: para que pudéssemos receber a Sua vida dentro de nós, pudéssemos de fato, nascer de novo!

É por termos essa vida dentro de nós que podemos afirmar que somos filhos de Deus. Todo filho traz dentro de si a natureza de seu pai. O mesmo acontece conosco: nós trazemos a vida e a natureza de Deus dentro de nós, por isso somos transformados em Seus filhos. Alegre-se: Você agora é um filho (a) de Deus, com todos os direitos que essa posição confere. Aleluias!

O novo nascimento ou regeneração, é a entrada da vida de Deus em nós. É a primeira experiência na vida cristã, o ponto de partida para nosso crescimento em Deus. Vamos compreender melhor como isto aconteceu.

1. Como éramos antes de nascer de novo?

A experiência do novo nascimento se relaciona basicamente com quatro coisas: nossa natureza, nosso coração, nosso espírito e a vida de Deus. Como eram estas quatro coisas em nós?

Em primeiro lugar, Jeremias 17:9 diz: "Enganoso é o coração, e mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?" Embora fale de coração, este verso trata da natureza humana. Assim, vemos que a nossa natureza original é enganosa, fraudulenta e extremamente corrupta. Completamente diferente da natureza de Deus.

Em segundo lugar, o nosso coração era duro como pedra. Ezequiel 36:26 diz que o nosso coração era um coração de pedra. Significa que, antes de nascermos de novo, o nosso coração era endurecido, rebelde e insensível às coisas de Deus.

Em terceiro lugar, o nosso espírito estava morto para Deus (Efésios 2:1). Não é o caso de dizer que não tínhamos um espírito, mas é que ele estava morto, isso é o mesmo que desligado para Deus. É como um rádio quebrado. Ele existe, mas é incapaz de sintonizar a frequência para o qual foi criado.

O nosso espírito era como este rádio quebrado, incapaz de sintonizar a voz de Deus e ouvi-lo. É o nosso espírito que tem a capacidade de ter contato com Deus, mas ele estava inativo em relação a Deus e assim não entendíamos nada das coisas do Espírito Santo. Na verdade, elas eram loucuras para nós.

Em quarto lugar, estávamos separados da vida de Deus. Uma vez que a natureza de um homem não regenerado é corrupta, o nosso coração era endurecido para Deus e nosso espírito era separado de Deus, inativo, morto. Então estávamos separados da vida de Deus. Esta era a nossa condição antes de nascer de novo!  (Efésios 4:7,8).

Vejamos como ocorre o novo nascimento: – I João 5.11

No momento do novo nascimento, cada aspecto negativo que caracterizava nossa velha natureza é diretamente afetado por Deus. Vejamos:

1. Quando cremos em Jesus Cristo e o recebemos como nosso Senhor e Salvador, a natureza corrupta e enganosa que existia em nós recebe luz de Deus, algo muda dentro de nós, nossos olhos são abertos, nos tornamos novas pessoas, somos abençoados com vida abundante;

2. O coração de pedra é quebrantado diante de Deus. O quebrantamento é uma marca de quem teve um encontro com Deus. Nós podemos perceber que agora nosso coração se tornou sensível às coisas de Deus e tem anseio de obedecer ao Senhor.

3. O nosso espírito que estava morto em relação a Deus recebe da Sua vida e nos faz sentir tristeza por causa do pecado. Além disso, agora, somos capazes de ter comunhão com Deus e de percebermos as coisas espirituais. Agora conseguimos perceber a intuição do Espírito Santo dentro de nós.

4. Recebemos a vida de Deus. Ele vem morar dentro de nós na pessoa do Espírito Santo e assim acontece a nossa reconciliação, não estamos mais separados de Deus. Essa vida agora precisa crescer em nós até saturar todo o nosso ser. À medida que vamos crescendo, poderemos manifestar na vida de outras pessoas, dessa vida que hoje reside em nós. Continua…

 

Compartilhar: Você tem convicção do seu novo nascimento? Sua vida está diferente? (Se alguns não tiverem, o líder deverá ministrar levando estas pessoas a confissão da fé ou reafirmando para quem já é da igreja e depois exortar para que busquem mais a Deus com intensidade…

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir