Uma Verdadeira Conversão

Lucas 19:1-10

Queremos acompanhar a trajetória de uma pessoa que se deixou transformar por Deus. Seu desejo de ver quem era Jesus acabou levando-o a uma experiência muito maior do que a que esperava. Zaqueu não sabia que enquanto buscava ver quem era o Senhor, este também mantinha expectativas acerca de quem era Zaqueu. Esta história pode falar ao seu coração.

1. Uma Vida de Aparências “Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. ” (Versículo 4)

Por ser de pequena estatura, Zaqueu encontrava dificuldades para ver o Senhor Jesus, enquanto este passava com a multidão. Inconformado, decidiu subir numa arvore na tentativa de matar sua curiosidade. O interessante da história é que a árvore na qual ele subiu, de alguma forma, estava relacionada ao tipo de vida que ele vivia.

Aquele arvore era um sicômoro, conhecida como figueira brava, ela dá frutos, mas estes são inferiores, os frutos são ruins, conhecidos na região como figos inferior, pois é conhecida naquele lugar de figueira doida. Sua aparência é bonita, porém, frutos amargos ou sem sabor. Assim era a vida de Zaqueu. Aquele homem rico, cobrador de impostos, que havia se enriquecido de forma ilícita cobrando mais do que devia, demonstrava ter uma vida tranquila e resolvida. Ninguém conhecia de verdade, o seu real estado interior.

Alguém pode viver uma vida de aparências e se contentar com isso. Talvez porque considere mais importante o que os outros vão achar dele, do que ele acha de si próprio. Mas uma vida de aparências não consegue preencher o vazio no coração de uma pessoa.

Precisamos procurar identificar em nossa vida o que é apenas aparente, mas não condizente com o nosso verdadeiro estado interior…

2. Um Lugar de Transparência –Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. ”  (versículo 5)

Quando Jesus o viu em cima da árvore, pediu-lhe que descesse depressa porque convinha pousar na casa dele. Na verdade, o Senhor estava querendo que Zaqueu descesse do lugar de “aparências” para revelar quem ele era realmente. Não existe um lugar onde sejamos mais transparentes do que a nossa própria casa.

Jesus não o levou para um templo, sinagoga, ou outro lugar qualquer, Ele o levou para onde Zaqueu morava. Ali, no lugar de transparência, onde Zaqueu não podia esconder seu verdadeiro “eu”, Jesus operaria uma grande transformação.

Em casa somos o que somos, sem máscaras. É lá que facilmente revelamos nossas irritações e inquietações. Em casa, falamos o que está no coração e demonstramos as impressões que realmente temos das pessoas. Nosso cônjuge, filhos ou pais, sabem quem nós somos; não podemos nos esconder deles. Eles conhecem as virtudes e todos os defeitos.

Deixemos que o Senhor nos leve para nossa casa, vamos deixá-lo entrar em nossa vida. Por um momento lembremo-nos do nosso relacionamento com nosso cônjuge; como o temos tratado ou falado com ele. Pensemos um pouco no relacionamento com os nossos filhos ou com os nossos pais. Reflita comigo sobre os momentos de descontração quando ninguém nos vê. Como tem sido nossas ações?

3. Uma Genuína Conversão –  “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. ”  (Versículo 8)

Não sabemos o que Jesus conversou com Zaqueu naquela casa, mas conhecemos os resultados dessa conversa. Aquele homem rico depois de um tempo de comunhão com o Senhor Jesus resolveu dar aos pobres a metade dos seus bens; e, havendo defraudado (lesado, roubado) alguém, decidiu restituir quatro vezes mais.

Zaqueu descobriu que havia feito do amor ao dinheiro seu verdadeiro deus. Conhecendo Jesus, percebeu que passou sua vida inteira adorando a pessoa errada. Foi então que decidiu adorar somente ao Deus vivo. Além disso, discerniu que o verdadeiro arrependimento não se limita apenas a um sentimento de tristeza pelo pecado cometido. É, acima de tudo, uma oportunidade para restituir o que se tomou de alguém.

Há muitas pessoas que ainda necessitam descobrir a quem estão adorando. Muitos tem feito de seus empregos, de suas empresas, de seu comércio, de sua família, de seu conforto e de seus ideais, um deus. É justamente daí que começam seus reais problemas. Quando descobrirem isso, precisam dar um passo além: restituir o que roubaram de outra pessoa.

Alguns terão de restituir o tempo que deixaram de viver para Deus, outros terão de restituir o tempo que deixaram de viver com seus filhos ou com os cônjuges, por motivos egoístas. Outros terão de devolver seus talentos a Deus outrora usados não para a glória dEle. Devolver os talentos a Deus é deixar de usa-los para si mesmo e usá-los para Seu louvor e expansão do Seu reino.

Procure identificar quem tem sido o seu deus. É provável que você já esteja adorando ao Deus verdadeiro; mesmo assim, sonde seu coração para ver se não há alguma inclinação na direção errada.

Decida restituir o que porventura você tenha tomado de alguém: Amor, Perdão, dinheiro, tempo, honra, sustento, etc. Deixe o Espírito Santo promover uma genuína conversão em sua vida para que o Senhor Jesus também possa dizer a seu respeito “Hoje, houve salvação nesta casa, hoje houve salvação nesta vida…! ” você crê? Então diga amém e receba agora da vida e salvação do Senhor Jesus! – Lucas 19:9a

Compartilhar: líder, fale você primeiro o que Deus ministrou em seu coração através desta Palavra e passe para frente que o compartilhar fluirá naturalmente.

Atenção: Não esqueça de orar pelas pessoas da sua Célula e das outras que passaram pela célula, mas não ficaram. Ore por novas pessoas e acompanhe aquelas que estão no processo de consolidação, escola de líderes…

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir