Prosseguirei para o alvo – Parte I

Filipenses. 3:12-14

Não há quem lance o olhar ao passado sem que possa dizer que não tem coisas das quais lamentar. A única pessoa que pode dizer que não tem do que se arrepender é alguém que teve uma vida perfeita; e como nenhum de nós teve esta vida, todos temos o que lamentar.

Lamentamos de coisas que fizemos e não deveríamos ter feito, e de coisas que não fizemos, mas deveríamos ter feito. Há muitas coisas que lamentamos e se tivéssemos oportunidade de voltar ao passado, não as faríamos outra vez. Penso em coisas que fiz e não deveria ter feito e coisas que não fiz e deveria ter feito e são essas as coisas das quais lamento.

Acredito que há muitas pessoas que trazem em si um grande peso por causa de coisas que fizeram no passado, e a maior lição que podemos lhes ensinar hoje é como sair de onde se encontram e prosseguir para o que está adiante.

Como prosseguir?

Se você crê ou não, os maiores cristãos que já viveram tinham muitas coisas de onde deveriam partir. Tinham coisas de que se envergonhar; cheios de dores de cabeça; cheios de tristezas; cheios de erros; cheios de lamentos, mas o Apóstolo Paulo nos ensina como partir de um passado de culpa, frustrações, erros e pesares e mover-se para um futuro que é cheio de glória. Neste texto que lemos vemos quatro coisas que nos ajudarão a prosseguir rumo ao destino final.

Para prosseguirmos precisamos:

  1. Estarmos insatisfeitos com nossa Posição.

Ele disse: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. (Fp. 3:12). 

Embora o Apóstolo Paulo fosse santificado, não estava satisfeito. Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer: “eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo, ele não estava satisfeito. ”

Apesar de todo o crescimento, ainda havia lugar para a maturidade. Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado um longo caminho com Cristo e crescido, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura do Varão perfeito, Jesus. Isso não me desencoraja, mas encoraja-me a prosseguir do lugar onde me encontro hoje, para o lugar onde devo me encontrar.

Ainda tenho muito a crescer, muito a aprender, muito a corrigir. Não importa quanto eu ore ou quanto eu pregue: enquanto eu sirvo, haverá ainda muito a aprender.

Enfrentamos dois perigos: Um tem a ver com nosso passado, outro com nosso presente. Podemos ficar no passado ou sair dele e permanecer no presente.

Muitos podem dizer: “eu não sou perfeito, mas…” Todos podemos descansar em nossas próprias realizações. O Apóstolo Paulo poderia fazê-lo: ele foi o maior pregador que já se levantou, foi arrebatado até o terceiro Céu; escreveu a maior parte das epístolas do Novo Testamento, etc. Ainda assim ele diz: “eu não sou o que deveria ser.”

Uma pergunta: Somos suficientemente perfeitos para descobrirmos que não somos perfeitos o suficiente? Somos suficientemente maduros para entendermos que não somos ainda maduros o suficiente?

O Apóstolo Paulo estava mais preocupado com seu caráter do que com a sua reputação. Ele era tão cheio de Deus, pelo fato de ter sido tão vazio de si mesmo! Ele não estava preocupado somente com o sucesso. Sucesso não é um destino. Sucesso é um processo sem fim.

O sucesso não é medido pelo que nós somos hoje, mas pelo que deveríamos ser; não é determinado pelo que nós temos feito, mas pelo que poderíamos ter feito. Portanto, o primeiro passo para prosseguir, é nunca estarmos satisfeitos com o que somos hoje. Seja sempre determinado. Ao levantar-se pela manhã diga: eu vou viver o resto da minha vida da melhor forma possível.

2. Seja Liberto do Seu Passado

Ele disse: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. (Fp. 3:13). 

Primeiro que tudo: Não se pode concentrar em para onde vamos, até se esqueçamos de onde partimos. As expressões que ele usa falam de uma corrida.

A coisa importante não é onde você esteve, mas para onde você se dirige. Ninguém pode se lançar às esperanças e conquistas do futuro, se viver na lama do passado. O Apóstolo Paulo estava determinado: “não deixarei o meu passado impedir o meu futuro. ”

Será que ele tinha coisas das quais queria esquecer? Muitas. Lembre-se que antes que ele se tornasse um crente, um apóstolo, ele foi um assassino; ele foi um blasfemador; ele foi um perseguidor da igreja; ele tinha que esquecer as dores do passado; ele sofreu muito, foi combatido, perseguido, naufragado, deserdado pela família, preso, caluniado… 

O Apóstolo Paulo teria que esquecer não somente os pesares, mas também as glórias passadas. No que concerne à igreja ele estava no topo da lista dos mais importantes. Ele tinha que esquecer isso também. Ele também tinha que esquecer as culpas passadas. Deus queria dizer: Paulo, tome todos os passados pesares, suas glórias passadas e suas culpas passadas, esqueça-os todos e prossiga para o alvo.

Teremos que limpar a gaveta do nosso passado e esquecermos as falhas passadas se quisermos prosseguir com Deus rumo ao propósito dEle para as nossas vidas, isso nos fará plenos e felizes.

O Significado da palavra esquecer: não é varrer da memória, mas deixar de ser influenciado ou controlado por uma situação errada do passado ou de um momento maravilhoso que passou. É  passado, temos que buscar coisas novas e melhores.

Exemplo: Deus diz no livro de Isaías: “Dos teus pecados não me lembro mais.” Quer dizer que Deus tem uma má memória? O que Deus está dizendo é isto: não permitirei que aquilo que fizeste no passado influencie o meu relacionamento contigo no presente. Não permitirei que os pesares passados, tuas culpas passadas, tuas glórias passadas se coloquem entre nós. 

O alvo do coração de Deus é resgatar o homem das trevas para a sua maravilhosa luz, é gerar através do sacrifício de Jesus, uma nova chance para todas as pessoas, para isso ele nos dá o poder de decidir o que de fato queremos para a nossa vida! Continua…

 

Compartilhar: Esta palavra falou ao seu coração, compartilhe.

 

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir