Cinco atitudes tomadas diante da crise – Final

Salmos 3:1-8;  I Samuel 17:40

Este último fim de semana passado foi a nossa Festa de Tabernáculos na igreja, ela acontece em Israel todo ano e espalha-se por todo o mundo, levando o legado da chuva de Deus que vem para regar a nossa vida e igreja. O tema desta festa é Reforma, este tema tem nos levado a repensar nossa vida e ministério. Para aumentar nossa produtividade e alavancarmos a carreira proposta por Deus, é preciso estar sempre revendo nossos conceitos, adaptando-se ao novo, procurando novas possibilidades de melhorias e sempre nos amoldando à Palavra de Deus.

Muitos de nós vivem boa parte do tempo retorcendo o passado, preocupados com o futuro e  investindo muito pouco no presente. É no presente onde tudo acontece para que um futuro de êxito em Deus seja estabelecido. O Apóstolo Paulo disse em Filipenses 3:13 …mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para traz ficam, avanço para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo… O alvo aqui é ser aperfeiçoado para conquistar aquilo pelo qual também fomos conquistados, é para viver o prêmio da vocação de Deus em Cristo, viver uma vida plena, frutífera.

Muitas pessoas se perguntam hoje em dia o porquê do pastor de ovelhas chamado Davi ter colocado na sua bolsa 5 pedras lisas para matar um gigante, se ele já tinha matado um urso e um leão com as mãos pelo poder de Deus, com certeza venceria o gigante. Davi sendo de Judá, dotado de técnicas de homens Benjamitas peritos na funda não precisava de tantas pedras para um só gigante.

Quando Davi pegou as cinco pedras lisas do riacho para lutar contra o Golias, ele o fez para se prevenir, pois Golias tinha quatro irmãos gigantes como ele, Davi tinha diante dele cinco situações de crises para resolver e naquele período da sua vida ele teve êxito, pois Deus era com ele.

Em Juízes 20:15-16 diz: "E contaram-se naquele dia os filhos de Benjamim… Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam."

Quando lemos 2 Samuel 21:20-22 aprendemos que Golias teve quatro irmãos (Com Golias, cinco). Todos estes eram gigantes e filhos do Gigante Rapha em Gate. Isso revela que não só Golias se encontrava nos exércitos das milícias filistéias sobre o vale de Elá, nos dias em que afrontava seu oponente Israel, mas também seus quatro irmãos. Golias era um gigante incircunciso e ele tinha quatro irmãos incircuncisos com ele também. Davi se preveniu, caso os outros irmãos viessem, ele estaria preparado.

Isso nos ensina a estarmos sempre andando na frente, planejamento nos coloca um passo à frente das crises ou circunstancias contrárias. Aprenda isso. A crise não pode determinar a nossa vida, precisamos crer em Deus e deixar a Sua Palavra definir nossas atitudes diante das circunstâncias contrárias, pois elas se dobrarão diante de nós.  Amém?

Neste Salmos 3 que lemos, 47 anos depois dele vencer Golias, Davi estava fugindo do seu filho Absalão que se rebelou e agora estava perseguindo seu próprio pai para matar e tomar o trono. O rei Davi para não matar o próprio filho prefere fugir saindo do palácio e de Jerusalém. O rei Davi vivia agora diante de uma grande consequência de erros e pecados não resolvidos do seu passado, mas ele se posicionou para amenizar as consequências e depois foi diante de Deus com cinco atitudes.

Cinco atitudes do Rei Davi diante de uma nova crise:

1. Davi assumiu seu erro, pois era conseguência do seu pecado em relação a Deus, família e Israel. Ele disse: São muitos Adversários que se levantam… …muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus.  Davi demorou para se arrepender e alguns diziam, não tem mais jeito, mas ele se arrependeu, confessou e confiou esperando em Deus!

Davi sabia que aquele problema que ele estava enfrentando era consequência de erros graves que ele tinha cometido contra Deus, sua família e Nação. Aprenda isso: nunca devemos culpar os outros pelos nossos erros, é nosso. Chega uma hora que devemos rever os nossos conceitos e mudarmos. Lembra de Adão? Ele não assumiu seu pecado, mas culpou sua mulher, ele disse: A mulher que Tu me deste me enganou e eu comi. Ele agiu como que não sabia, não se arrependeu, as consequências foram terríveis.

2. A crise não pode me impedir de confiar em Deus e nem me desanimar na oração. Ver 3,4. Davi declara: Mas Tu Senhor, és o meu escudo, a minha glória, o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao Senhor e Tu me responde…

A crise cumpre um papel na nossa vida, pois além de nos tratar e filtrar o nosso caráter nos fazendo pessoas maduras e mais dóceis, faz também realçar os fiéis e leais no meio dos iguais. É na crise que os verdadeiros cristãos aparecem, pois muitos que se dizem cristãos, somem e desaparecem. Só os verdadeiros perseveram em crer, estes vencem as crises por saber que Deus é justo e fiel.

3. No meio da crise ele descansa, vai dormir. No vers. 5 ele diz: Eu me deito e durmo… As crises, as circunstâncias contrárias não podem roubar o nosso sono, a nossa confiança em Deus. Se na vida, com seus recursos, você pode e consegue resolver os problemas, fica tranquilo, vai dormir, mas, se com os seus recursos, você não consegue resolver estes problemas, apresenta a Deus e vai dormir…

4. Vencer o medo e se auto motivar. No meio da crise temos a tendência de perder o entusiasmo, ficamos com medo de tomar decisões. Mas Davi não teve medo e nem perdeu o entusiasmo, ficou firme declarando a vitória, ele se auto motivou.

5. Exercer Fé e falar alinhado com ela. A crise não pode abalar a nossa confiança, a nossa fé. No meio da crise é hora de orar e declarar a derrota do inimigo e a benção de Deus sobre a nossa vida, sobre nossa família, sobre o povo que caminha conosco, sobre a igreja, sobre as células e sobre todos os discípulos. Você nasceu para vencer, Deus está com você, Ele está com sua igreja! Amém?

Somos uma igreja da visão celular, estamos vivendo reforma, estamos entrando em um novo mover de avivamento. Hoje, Deus nos desperta para estamos em vigilância, não permitindo que doutrinas malignas se infiltrem na Igreja, alertando-nos que viver o Evangelho puro e genuíno deve ser nosso foco, lembrando-nos de que os reformadores de Deus na terra sempre defenderão a sã doutrina bíblica. Devemos buscar, como cristãos e como Igreja, uma verdadeira reforma interior que nos impulsione a transformar todo nosso exterior e o meio que vivemos.

Somos reformadores para este tempo! Somos daqueles que não se conformam com os conceitos do mundo, que não tomam a forma daquilo que não é princípio de Deus! Somos chamados para uma grande obra, para pregar a maior Reforma que foi estabelecida nesta Terra: o sacrifício redentor de Cristo Jesus na Cruz do Calvário e o poder da ressurreição e para isso acontecer, temos que fazer como Davi. Assumir quando erramos, confiar em Deus e nunca desanimar, Crer em Deus e descansar, Vencer o medo, se auto motivar e Exercermos sempre a Fé falando e vivendo alinhados com ela.

Compartilhar: O que está palavra acrescentou na sua vida hoje?

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir