As cinco pedras de Davi – Parte IV

I Samuel 17: 24,25, 40-50

Nestas últimas três semanas estivemos falando das pedras lisas tiradas do ribeiro por Davi, um homem de Deus. Vimos que Pedras lisas não arranham, não ferem, não machucam, pois, as pequenas pontas agudas foram quebradas, estas pedras foram tratadas quando conviveram com outras pedras numa caminhada rio abaixo.

Se não houvessem atritos e confrontos, se o mover das águas não as empurrassem, elas não seriam aperfeiçoadas, assim é conosco, precisamos ser lapidados no Rio do Espírito Santo através dos relacionamentos com nossos familiares, líderes, companheiros de equipe e com nossos discípulos.

Se no convívio com as pessoas você perceber que está ferindo alguém com suas palavras ou atitudes, reflita, reveja seus conceitos à luz da Palavra de Deus, peça ajuda do Espírito Santo junto com o líder da célula e busque mudanças!

Falamos do rei Davi que precisava analisar seus motivos para ir contra o inimigo e com segurança. Davi venceu o gigante e tornou-se um grande homem de Deus. A causa de Davi era honrar ao Senhor mostrando para todos que há Deus em Israel e que este Deus age em favor de todos os que nele confiam. Davi pegou cinco pedras lisas, então vamos falar de cinco motivos, cinco causas.

1. Primeiro: Honrar a Deus. Assim como Davi, devemos avaliar a nossa causa. Isto é, identificar o nosso propósito, conhecer bem o nosso alvo. Pense, qual causa, qual é o propósito, qual é o alvo que faz com que nos esforcemos para superar problemas. Davi em primeiro lugar buscou honrar a Deus demonstrando fé e confiança.

Analise, vale o preço a ser pago? Jesus Cristo olhou para mim e para você e entendeu que valia a pena pagar o preço do nosso resgate, da nossa salvação. Da mesma forma Deus Pai movido por amor, olhando para nós, sua coroa da criação, sabia que valia a pena entregar seu único Filho Jesus  para morrer em nosso lugar e, ainda enviou o Seu Espírito para estar conosco, nos guiando e nos aperfeiçoando para uma vida melhor, tanto aqui na terra como garantir a nossa eternidade no céu.

Se o propósito da sua vida é servir a Deus por meio de Jesus, se o propósito da sua vida é ser salvo e lutar para preservar esta salvação, vivendo nesta terra a qualidade da vida de Deus, a vida eterna, então vale a pena. Se o propósito da sua vida é reproduzir o amor de Cristo pelo resgate de outras vidas, cuidando delas, então vale a pena pagar o preço, pois vidas são preciosas para Deus.

2. Segundo: Davi pensou em sua família. Sua família estaria sendo protegida pelo reino de Saul e estaria isenta de impostos por toda a vida. Eles eram fazendeiros, lidavam com plantações e com animais e estar isento de impostos era algo muito bom, muito promissor. Ele aqui estaria honrando seus pais e seus irmãos garantindo a todos a possibilidade de crescimento e prosperidade.

A nossa família é a célula principal. Tenha como objetivo fazer da sua casa a sede do avivamento. Invista em toda a sua família desde o cônjuge e filhos, até seus pais e parentes. Avive a sua fé. Faça como Josué, dê o seu grito: eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Trace objetivos para que essa verdade seja estabelecida e que a bênção da família seja estabelecida sobre a sua casa.

3. Terceiro: Ele pensou no seu futuro. Havia uma proposta de casamento com a filha do rei e muitas riquezas como recompensa para o homem que lutasse e vencesse Golias. O nosso futuro é definido no presente, as suas decisões hoje garantem um futuro seguro e promissor. As sementes de um futuro promissor se realiza hoje, com determinação e alegria, porque é preciso manter a chama da esperança acesa.

Jesus disse que a boca fala àquilo que está no coração, a bíblia diz que da minha boca procede à vida ou a morte, a paz ou a guerra e se eu controlar a minha língua, controlarei também todo o meu corpo. Aquilo que eu penso, desce para o coração e aquilo que desce ao coração é aquilo que eu falo e segundo este princípio espiritual, eu sou resultado das minhas palavras e atitudes, o meu futuro será convertido das minhas decisões que estão na minha mente, coração e boca, atitudes são frutos das decisões e isso define futuro. (Tiago 3:2; Provérbios 18:21)

4. Quarto: Ele se dispôs a honrar o seu líder, o rei Saul. A honra abre portas e nos mantem nelas. A honra nos faz prosperar, ele honrou o rei e acabou consolidando a unção de ser rei no lugar de Saul. A honra é uma semente de prosperidade! A honra é uma semente de conquista.

A honra é a semente para porta de acesso, mas a desonra é a semente para portas fechadas. Quando uma pessoa decide viver o princípio da honra, estabelece decretos nobres a seu favor. A honra é a semente para o êxito e o êxito é a semente para a prosperidade.

Vivemos em uma sociedade extremamente corrompida nos seus valores. Esses valores corrompidos entraram nas casas, nas escolas, trabalhos e igrejas, se não estivermos atentos, seremos influenciados. Hoje mais que nunca, nós os cristãos, discípulos do Senhor, precisamos de uma retomada aos princípios da honra para refletirmos vida de Deus nesta sociedade em que vivemos. Efésios 6:1-3.

5. Quinto: Ele quis tirar a vergonha do exercito de Israel, afinal eles eram seus irmãos, seus companheiros, eles eram um só povo. A unidade nos garante o êxito, a unidade pelo propósito nos protege e nos desata para a conquista, a unidade resgata a honra e nos cura.

Jesus intercedeu por uma área de difícil conquista, Ele sabia que, se nessa área os discípulos estivessem em pleno acordo, nada seria impossível para eles. Jesus pediu pela unidade dos 12. Ele não estava direcionando essa oração a uma multidão, mas sim a Sua Equipe de 12. Ele orou com dedicação. Jesus não pediu prosperidade, Ele pediu a proteção da unidade dos 12. (João 17:20-21).

A palavra chave para vivermos em equipe e assim sermos um povo zelosos, prósperos e de boas obras se chama relacionamentos curado e maduro. Quando alguém estabelece Regras e Regulamentos em uma equipe, seja da igreja ou não, seja rede ou empresa sem haver Relacionamentos pautados no amor, lealdade e perdão, o resultado será Ressentimentos e rebeliões.

Naquela época as lutas eram físicas, mas elas apontam para as lutas espirituais e invisíveis que enfrentamos todos os dias, hoje nossa luta não é contra pessoas, mas contra o mal que está agindo neste mundo (Efésios 6:11,12).

Conclusão: À medida que enxergamos que precisamos mudar, revela que as pontas estão se quebrando e estamos nos tornando pessoas mais doces, mais meigas, mais lindas, mais felizes com a vida, e, prontas para receber mais de Deus.

Compartilhar: O que Deus falou ao seu coração nesta noite?

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir