Buscando a Inteligência e a sabedoria – Final

Atos 6:1-7; Tiago 1:5

Terminamos a semana passada dizendo que o Senhor Jesus nos comissionou a pregar o evangelho anunciando as boas novas de salvação. Ele disse que todo aquele que ouvir e crer recebendo-o  como Senhor e salvador, será salvo. Ganhar pessoas para Jesus, fazer discípulos, consolidando e apascentado, demonstra inteligência e sabedoria. É uma atitude inteligente para aqueles que compartilham do amor de Cristo e também daqueles que ouvem e crêem.  Crer representa algo muito além de algo mental, mas de uma prática na vida pessoal e familiar.

1. A visão celular M12 é algo inteligente

A Bíblia nos orienta a trabalharmos por uma igreja organizada e a visão celular é uma estratégia para que isto aconteça. Na visão M12 existem pelo menos quatro reuniões importantes; A primeira é a celebração de domingo, o culto onde todo o corpo se reúne para buscar, orar, louvar, adorar e ouvir a Deus através da Sua Palavra pregada. Esta celebração representa uma asa para que a igreja voe alto.

Neste culto de celebração, os discípulos se encontram com o seu discipulador e integrantes da célula, ali antes e depois todos podem se relacionar, conversar e se conhecerem melhor, pois durante o culto todos devem se posicionar para dar aquilo que é devido a Deus e também receberem a Sua benção. Nunca devemos nos distrair com celulares, conversas nos momentos de louvor, adoração e Palavra, mas devemos estar focados em aprender, crescer e receber mais da presença do Senhor.

Em Eclesiastes 3 diz que há tempo para todas as coisas. Existem os momentos de expressar alegria com danças, cânticos, gritos, etc., assim como existem os momentos de adorar a Deus com as mesmas expressões, mas de forma diferente. Existem os momentos de ouvir, de falar e de se relacionar. Tudo que é feito de forma organizada se conforma com a palavra de Deus e nos projeta para coisas nobres e excelentes.

A segunda é a reunião da célula, pois nesta todos podem se relacionar mais de perto, podem desenvolver uma comunhão mais íntima entre os irmãos. Aqui na célula todos crescem e se desenvolvem, aqui um tem salmo, outro um testemunho, outro ensino, o líder em treinamento faz uma oração, o Timóteo ajuda no compartilhar e na ministração da palavra, tudo feito com a administração do líder para que haja crescimento e edificação de todos. Esta reunião representa a outra asa do corpo de Cristo, pois com as duas asas, a igreja voará de forma equilibrada e focada no êxito da evangelização e apascentamento de vidas.

A Célula tem cinco objetivos:

1.O alvo principal da célula é o EVANGELISMO. Aqui todos trabalham para criar um ambiente propício para ganhar e facilitar a integração de novos. É onde alimentamos, guardamos e suprimos os novos irmãos que estão na rota do discipulado. Deus ama as pessoas e deseja que todos conheçam a verdade e sejam salvos, aqui trabalhamos para que isto aconteça.

2.A célula é também um lugar de COMUNHÃO. Aqui acontece o desenvolvimento de vida partilhada, alvos comuns e aliança mútua entre todos os integrantes e discípulos.

3.O terceiro objetivo da célula é a EDIFICAÇÃO, pois esta reunião oferece um ambiente para o crescimento espiritual, aprendizado prático e disciplina em amor, aqui todos são fortalecidos.

4.O Quarto objetivo desta célula é a CONSOLIDAÇÃO. Aqui começa o acompanhamento que estabelece os primeiros passos no discipulado, firmando bem a fé e a convicção da salvação,  encaminhado para o Encontro, batismo, Escola de líderes, reencontro, etc.

5.O SERVIÇO é o quinto objetivo da célula. Aqui cada crente se torna um ministro e cada um recebe um dom de Deus para servir. Na célula os dons e talentos são exercitados para o serviço mútuo.

A terceira reunião muito importante na visão celular é o discipulado em equipe e individual. O primeiro passo para o conhecimento é sabermos que ainda somos um tanto ignorantes, é entender que ainda não sabemos tudo, há muito para se aprender e relembrar. Quem é inteligente tem o coração ensinável, entra na equipe de discípulos para crescer no conhecimento e isso amplia a sabedoria. Aprendi em Deus que desejar é o primeiro passo para a conquista de nossos sonhos. As grandes coisas são feitas por pessoas que têm grandes ideias e saem pelo mundo para fazer com que seus sonhos se tornem realidade. Aprendi que o que sabemos é uma gota, mas o que ignoramos é um oceano diante do conhecimento em Deus.

Jesus na prática do discipulado tirou as feridas das pessoas, Ele valorizou cada pessoa, tratando o caráter de forma coletiva e individual, foi assim que os doze de Jesus se tornaram a expressão do poder de Deus na terra. Eles  foram capacitados e discipulados para receberem a mesma unção do mestre. Quero dizer que você é uma pedra preciosa, há ouro dentro de você, há um grande potencial que Deus te deu, Ele quer que você os use para o crescimento do Seu reino na terra e para que você seja feliz, isso será possível através do discipulado. A equipe de doze é um facilitador de conquistas e de formação de caráter.

A quarta reunião é a de geração. Nesta reunião todos são integrados no corpo, todos ficam mais perto dos mentores, dos Apóstolos e líderes. No culto de geração acontece a consolidação da equipe de discipulado, é o lugar onde sabemos quem realmente está conosco, com quem realmente podemos contar e compartilhar das multidões das bênçãos do Senhor. Nesta estreitamos relacionamentos e planejamos os alvos de conquistas.

No culto de celebração e reunião de células ganhamos asas para voar alto e rápido, no discipulado recebemos visão aguçada como a da águia, para vermos longe e com detalhes, e, na geração, recebemos força nas mãos e na caminhada para consolidarmos as conquistas e galgarmos níveis, mais altos numa caminhada pautada no êxito do Senhor. Pessoas inteligentes não se isolam, mas se unem vivendo da sabedoria do todo Poderoso num mundo confuso, mas possível de ser conquistado para o Senhor Jesus, e nós os conquistadores viveremos do melhor de Deus nesta terra.

2. Igreja organizada

Em Atos 6:1-7 diz que o número dos discípulos multiplicava e a igreja crescia poderosamente. Ali neste contesto de crescimento e formação de discípulos, aconteceu a necessidade da igreja se organizar. No versículo 2 os doze Apóstolos convocaram a comunidade dos discípulos (as gerações), para dentre eles escolherem sete homens para servirem a Deus usando seus talentos.

Ali nascia o ministério de diaconia dentro da igreja. Eles foram escolhidos dentre as gerações e estes precisavam ser pessoas de boa reputação, portadores de sabedoria e serem cheios do Espírito Santo. Seria difícil encontrar pessoas com estas características sem o discipulado, pois este ajuda na formação do caráter de Cristo em nós. Os ministérios ou redes nasceram para organizar a igreja, para suprir as necessidades das pessoas, para que a igreja cumpra o seu propósito na terra. Você faz parte de alguma rede? Devia fazer.

Quando alguém se converte, está demonstrando que é inteligente, essa pessoa fica mais bonita, mais bem vestida, mais bem chei­rosa, porque o Reino de Deus é um Reino de formosura, de Inteligência, de sabedoria e santidade. E como ser cristão é sinônimo de Inteligência, na Igreja, nosso maior patrimônio tem sido a família. A Família é o alvo da graça divina! Isso é muito inteligente. Cuidamos da casa, do cônjuge, dos filhos, dos discípulos e de nós mes­mos.

Essa é a sabedoria da Palavra de Deus, Ela ensina que só cuidaremos bem do outro, quando aprendemos a cuidar de nós mesmos e a nos respeitar como pessoa. Amar você denota inteligência, pois você é uma pessoa especial, Deus te ama muito, então nós também amamos muito você! Amem!

 

Compartilhar: O que esta palavra falou e ampliou na sua vida hoje? Você já entregou sua vida ao Senhor Jesus?

 

No amor de Cristo!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir