Fomos Criados para a eternidade

Texto: 1 João 5:11 e 12

Fomos ministrados fortemente sobre restauração nestes primeiros doze dias de janeiro, podemos ver o propósito de Deus de forma ampliada para as nossas vidas. A vida que temos vai muito alem daquilo que conhecemos. A vida aqui na terra é apenas o ensaio geral que precede a verdadei­ra produção. Passaremos muito e muito mais tempo do outro lado na eternidade, do que aqui.

A terra é um lugar de preparação, a pré-escola, o vestibular para a vida na eternidade. É o treinamento coletivo que ocorre antes do jogo; a volta de aquecimento antes do início da corrida. Esta vida é uma preparação para a próxima.  Viveremos no máximo cento e vinte anos sobre a terra, mas para sempre na eternidade. O nosso tempo na terra é apenas um parêntese na eterni­dade". Fomos feitos para ser eterno.

A Bíblia diz em Eclesiastes 3:11 que Deus tem plantado a eternidade no coração humano. Você tem o impulso inato de ansiar pela imortalidade. Isso ocorre porque Deus o projetou a sua imagem, para viver eternamente. Embora saibamos que com o tempo todos morreremos, a morte sempre parece anormal e injusta. A razão pela qual sentimos que deveríamos viver para sempre é que Deus condicionou nossa essência que move nossa mente e coração com esse desejo!

Um dia, o coração vai parar de bater. É o fim do nosso seu tempo na terra; mas não será o final de tudo. nosso corpo terreno é apenas a residência temporária de nosso espírito e alma. A Bíblia chama nosso corpo terreno de temporária habitação, mas se refere a nosso futuro corpo como "casa". A Bíblia diz em 2 Coríntios 5:1: De fato, nós sabemos que, quan­do for destruída esta casa terrena em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morar­mos nela, uma casa no céu (um novo corpo). Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre.

Se a vida na terra oferece muitas opções, a eternida­de nos oferece apenas duas: céu ou inferno. Seu relacio­namento com Deus na terra determinará seu rela­cionamento com Deus na eternidade. Se você crer e aprender a amar Jesus, o Filho de Deus, e a confiar nele, será convi­dado a passar toda a eternidade com Ele. Entretanto, se desprezar o amor, o perdão e a salvação que ele ofere­ce, passará a eternidade separado de Deus e nas garras do maligno. 

Existem dois tipos de pessoas: aquelas que di­zem a Deus “Seja feita a sua vontade” e aquelas a quem Deus diz “Então tudo bem, faça de seu jeito”. Tragica­mente, muitos terão de suportar a eternidade sem Deus, pois escolheram viver sem Ele aqui na terra.

Quando compreendermos plenamente que há mais na vida que apenas o aqui-e-agora e percebermos que a vida é apenas uma preparação para a eternidade, passaremos a viver de forma diferente. Você começará a viver à luz da eternidade, e isso lhe dará nova perspectiva de como tratar de cada relacionamento, tarefa ou circunstância. Subitamente, muitas atividades, metas e até mesmo problemas que pareciam importantes se mostrarão banais, insignificantes e indignos de sua atenção. Quanto mais próximo viver de Deus, menor todo o resto parecerá.

Quando vivemos à luz da eternidade, nossos valores mudam. Passamos a utilizar mais sabiamente nosso dinheiro e nosso tempo. Passamos a dar maior valor a nossa personalidade que indica nossa identidade, caráter, vida espiritual, família e relacionamentos. Nossas prioridades são reorganizadas. Manter-se em dia com as tendências, a moda e os valores populares já não é tão importante. Em Filipenses 3:7 diz: Antigamente eu pensava que todas essas coisas eram muito importantes, mas agora eu as consi­dero sem valor algum por causa do que Cristo fez.

Essa verdade faz toda a diferença, a morte não é o fim, ela é a transição para a eternidade. Por isso, existem consequências eternas para tudo aquilo que fazemos na terra. Cada ato de nossa vida toca um acorde que soará na eternidade. Alem disso colheremos tudo que plantarmos enquanto vivemos nesta terra e isso refletirá na eternidade.

O aspecto mais prejudicial da vida contemporânea é o raciocínio em curto prazo. Para tirarmos o máximo da vida, devemos manter sempre em mente a visão da eternidade e no coração, o valor que ela representa. Há muito mais na vida que apenas o aqui-e-agora! O que vemos hoje é só a ponta do iceberg. A eternidade é todo o resto que não se vê a partir da superfície.

Como será a eternidade com Deus? Com toda a fran­queza, nosso cérebro não é capaz de compreender a maravilha e a grandeza do céu. Seria como tentar descre­ver o computador para uma formiga. É inútil. Não foram in­ventadas palavras que pudessem transmitir a experiência da eternidade. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:9: Este é o significado das Es­crituras que dizem que nenhum mero homem jamais viu, ouviu, nem mesmo imaginou, que coisas maravilhosas Deus preparou para aqueles que amam ao Senhor.

Entretanto, Deus nos dá vislumbres da eternidade em sua Palavra. Sabemos que, neste exato momento, Deus está preparando um lar eterno para nós.  No céu, sere­mos reunidos com os crentes amados, libertos de toda dor e sofrimento, recompensados por nossa fidelidade na terra e designados para um trabalho que apreciare­mos realizar. Não ficaremos recostados nas nuvens, com auréolas e tocando harpa!

Desfrutaremos da contínua companhia de Deus, e Ele se deleitará conosco para todo o sempre. Um dia Jesus dirá: Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi prepa­rado desde a criação do mundo. Mt. 25:34

Muitos pensam que morrer é o fim de todas as histórias, mas para aqueles que partiram foi apenas o início da história real que ninguém no mundo jamais leu e a qual prosse­gue eternamente, e para aquele que crê em Jesus Cristo, cada capítulo será melhor que o anterior.

Deus tem um propósito para sua vida na terra, mas ele não termina aqui. O plano envolve muito mais do que as poucas décadas que passará neste planeta. É mais do que “a oportunidade de toda uma vida”; Deus lhe ofe­rece uma oportunidade que vai além desta vida. A Bíblia diz: Mas o que o Senhor planeja dura para sempre, as suas decisões permanecem eternamente. Salmos 33:11

Se você possui um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo, não é preciso temer a morte. Ela é a porta para a eternidade. Será o último momento de seu tempo na terra, mas não será o fim. Em vez de ser o fim de sua vida, será seu nascimento na vida eterna. A Bíblia diz em Hebreus 13:14: Porque este mundo não é nossa pátria; nós estamos aguardando a nossa pátria eterna no céu.

Em comparação com a eternidade, nosso tempo na terra não passa de um piscar de olhos, mas as consequências durarão para sempre. Os atos desta vida definem o destino na próxima. Deveríamos compreender bem o que diz na bíblia em 2 Coríntios 5:6; lá diz que cada instante que gastamos neste corpo terreno é tempo gasto longe de nosso lar eterno, no céu com Jesus.

Existe uma frase popular que diz que é sábio vivermos cada dia como se fosse o último de nossa vida. Na realidade é necessário que o assunto de cada dia seja nos prepa­rarmos para o nosso último dia, e eu digo que isso implica em viver toda uma eternidade junto com Deus nos céus ou no inferno nas garras do diabo”.  Qual é a sua escolha?

Compartilhar: Por que passamos tanto tempo nos preocupan­do com o que vai acabar e tão pouco tempo nos preparando para a eternidade, que durará para sempre? O que você está fazendo agora para se preparar para a eternidade?

 

 

 

Imprimir