O Encontro que todos precisam – Parte Final

Marcos 10:46-52; lCoríntios 9.24-27

O cego Bartimeu quando começou a clamar, muitos o repreendiam, mas ele não se intimidou e começou a gritar mais alto ainda. Aprenda isso, quando você decide buscar e servir a Cristo, muitos se colocarão contra, o mundo espiritual da maldade se levantará para tentar fazer você desistir, mas faça como Bartimeu, pois o Senhor sempre virá na direção daqueles que o buscam. Quando Bartimeu ouviu que Jesus o chamava, lançou de si a sua capa, deu um salto e foi na direção do Senhor.

Clamar significa oração, intercessão, busca por Deus, insatisfação com a vida que se leva, busca por uma nova vida, desejo de mudança. Lançar a capa de si significa lançar para longe. Mendigo esmolando a beira do caminho é alguém que foi roubado na sua identidade, normalmente a sua capa fica suja e com mal cheiro, isso revela a velha vida, uma vida sem Deus, uma vida apegada as coisas velhas, mas ele lançou a capa fora de si e foi  ao Encontro de Jesus, ali ele foi curado e o seguiu pelo caminho. Aqui a vida daquele homem muda radicalmente.

Existem alguns perigos e situações que não podemos deixar acontecer conosco:

1.     Se expor a ciladas estando a beira do caminho. Em Salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, esten­deram-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas con­tra mim.  

Jesus disse em João 14;6 que Ele é o caminho a verdade e a vida… É somente através dEle que teremos acesso a Deus Pai. Quando estamos próximos ao caminho, mas não entramos nele, o inimigo encontra meios de nos prender em suas ciladas e em suas redes. Quando estamos no ca­minho tudo coopera para o nosso bem, mas, se estamos à beira, podemos ter muitas perdas.

2.Permitir que a semente da Palavra de Deus seja roubada do nosso coração permanecendo a beira do caminho.  Jesus disse em Mateus 13:19: A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compre­endem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Estar à beira do caminho significa estar fora da vontade de Deus, mas pode significar também um compromisso superfici­al e imperfeito. Quem está à beira do caminho, ouve mas não entende, o maligno vem e rouba a semente de Deus. Ele não teve revelação, não entendeu as coisas de Deus. Só é possível estar no caminho se você se abrir e buscar de Deus revelação.

3. Ter uma vida de aparencia por  viver a beira do caminho. Em Mateus 21:19 diz: E, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.

Foi à beira do caminho que a figueira secou. O terceiro sinal de quem está à beira do caminho é que ele tem aparência, tem mui­tas folhas, tudo verde, todavia, é só aparencia, não tem frutos.

4. A beira do caminho é lugar de acomodação. Estar à beira do caminho também é fazer parte de uma torci­da, ou seja, assistem outros na corrida da fé, algumas vezes aplau­dem, outras vezes vaiam, mas não participam dela. A crítica é sinal de estar à beira do caminho, porque, quando se está junto na caminhada, todos se empenham em motivar uns aos outros. Quem está envolvido na corrida não tem tempo de criticar o companheiro, ele só pode dizer para o outro: "Rapaz, moça, corre que você consegue, vamos lá, força, ânimo, estamos juntos!"

Alguns não criticam, até torcem: "Ah, eu torço por vocês, sua célula vai multiplicar. Eu estou torcendo por vocês, gente, continuem andando. Glória a Deus!". Mas aqueles que apenas torcem cruzarão a linha de chegada no Dia? Aprenda isso hoje, Não haverá recompensa nem para a melhor torci­da. Vencedor é quem entra na corrida, quem em tudo se domi­na, quem até mesmo esmurra o próprio corpo para chegar ao fim da corrida e receber a coroa da vida, o galardão e a recom­pensa. Quer ser vencedor. O vencedor é quem está no caminho. Entre agora na corrida!

5. A beira do caminho é lugar de exclusão. Estar à beira do caminho é ver outros progredindo e você não. É se sentir excluído da comunhão dos que vão pelo caminho. É ver outros caminhando em direção ao sonho e ao alvo enquanto se fica parado ou sem rumo algum.

Ficar à beira do caminho é desperdiçar a vida sem ter um propósito em Deus. Os que estavam à beira do caminho eram cegos. Este é o principal motivo de muitos estarem à margem da vida; é a cegueira que carregam dentro de sí.

Jesus, porém, também ouve o clamor dos que estão à beira do cami­nho. Você pode clamar a Ele como fez o cego Bartimeu e Ele o ouvirá, abrirá seus olhos e, então, você fará como este homem, entrará no caminho e seguirá a Jesus. Mc 10:52 diz: …E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada a fora.

A quinta coisa que vemos à beira do caminho são os cegos. Eles não conseguem andar sozinhos. Na verdade, os que estão à beira do caminho não estão andando, ficam parados e só perce­bem os outros passando. Gente que começou a corrida agora mesmo já passou por ele, que está aqui há tanto tempo e deveria estar lá na frente, mas ainda está aqui atrás. Por quê? Porque não entrou para valer no caminho. Em que lugar do caminho você parou? Pense!

Mas o Senhor é bom, o Senhor ouve o clamor daqueles que estão à beira do caminho. Chega uma hora que é insupor­tável continuar lá, é preciso começar a clamar: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Não quero ficar mais na beira, na mar­gem. Filho de Davi, tem misericórdia de mim!". Chega de viver assim, eu não quero mais estar aqui à beira, à margem, excluído do mo­ver de Deus".

O mover de Deus se experimenta andando no Caminho. Se Jesus está caminhan­do, o mover de Deus vai junto com Ele, na direção dEle, precisamos andar nas pegadas de Jesus. Se o seu clamor é genuíno, Jesus pára e vem até você, Ele estende a mão nos seus olhos e cura você.

Talvez hoje você precise de cura de Deus para a sequidão, para a apatia, para a insensibilidade, para a indiferença. Talvez você esteja com os pés machucados de tantos laços em que pi­sou. E você não quer ficar à beira do caminho, conformado, dizendo: "Não tem jeito, é assim que vai ser". Clame ao Senhor hoje, o Senhor virá, tirará você da margem e o colocará no cami­nho de novo.

Na hora de orar, erga suas mãos para o Senhor, abra sua boca e chame por Ele como aquele cego chamou. Hoje é dia de cura, hoje é dia do Senhor abrir seus olhos, hoje é dia de ser livrado da exclu­são, hoje é dia de você colocar seus pés nas pegadas dEle, cami­nhar no caminho dEle em todas as áreas. Hoje é dia de cura para corações feridos, para a sequidão na alma. Hoje é o dia do Senhor colocar você totalmente  no caminho da salvação, do discipulado, da liderança, da prosperidade e da vida eterna.

Decida render-se ao Senhor, dobre-se diante de Sua vontade e ande no caminho. Reconheça que Jesus é o único caminho para uma vida salva, abundante, próspera e abençoada.

Compartilhar: Você tem estado à beira do caminho? Por que você não está no caminho? Que áreas de sua vida têm sido roubadas pelo inimigo? Casamento, família, ministério, vida financeira etc.? Ou o que esta palavra falou ao seu coração?

 

 

 

 

 

Imprimir