Guardar o coração – Final

Provérbios 4: 23; 23:26; Salmos 51:10

O texto de provérbios diz que de tudo o que se deve guardar, primeiro devemos guardar nosso coração, pois dele procedem as fontes da vida. Tudo o que eu preciso para vencer e ser feliz estão no coração, então eu preciso protegê-lo, não posso deixá-lo ser contaminado, pois nele está a fonte para a vida que regerá a minha história.

Quando a bíblia fala do coração está se referindo primeiramente ao nosso espírito e não ao órgão físico. O espírito e a alma estão juntos, estão ligados. O nosso espírito fala da semelhança de Deus em nós e a alma expressa tudo aquilo que recebemos, seja de Deus ou não. Em hebreus 4:12 diz que a Palavra é viva e eficaz ao ponto de dividir alma e espírito… Então o espírito e alma estão ligados, assim como juntas e medulas.

O coração físico se expressa, nele reflete aquilo que se passa em nossa alma, quando sentimos a presença de Deus o nosso coração bate mais rápido, quando ficamos emocionados o coração dispara e assim acontece também quando estamos nervosos e irados. Tudo que entra pelos nossos olhos, ouvidos, tato, paladar e olfato é sentido pelo coração e estes sentidos apontam para a nossa alma, eles são as janelas da alma.

A alma entende e o coração sente. Tem um ditado que diz: O que os olhos não veem, o coração não sente. Quando se trata da dimensão física, emocional e natural, é verdade, mas quando se trata das questões espirituais, esse ditado se torna mentira, pois quando temos revelação, discernimento e percepção espiritual, mesmo longe, nosso espirito representado e expresso pelo coração, sente, percebe e se identifica.

O nosso espírito tem comunhão com o Espírito Santo, Ele habita em nós, bem dentro do nosso espírito ao qual a Bíblia chama de coração, Ele sabe de tudo e quando transfere para nosso espírito o seu conhecimento, a alma assimila e o coração físico sente, logo começa a bater mais forte e em algumas situações, somos levados a orar e interceder. Nada chega ao nosso coração, seja físico ou espiritual, sem antes passar pela alma. Por isso, quando você protege a sua alma, você também protege o coração.

A alma curada e resolvida nas questões emocionais e com níveis mínimos de maturidade, terá condições de proteger o coração, pois na alma está o entendimento e as decisões. A alma curada consegue discernir e filtrar as coisas ao seu redor para que nada errado desça ao coração.

Satanás para afligir uma pessoa, ele ataca a mente, pois uma mente oprimida paralisa a vida e compromete o futuro daquela pessoa. A opressão é uma das armas mais covardes do inimigo. A Bíblia diz em Eclesiastes 7:7 que a opressão faz endoidecer até os sábios. O inimigo planeja nos oprimir e não podemos permitir que isso aconteça, precisamos estar firmes no Senhor, integrados em Sua casa, em comunhão com nossos líderes, discípulos e irmãos.

Um coração distante das promessas de Deus, também nos paralisa, todo coração voltado para Ele espera em Suas promessas sem se distanciar. Porém, um coração longe das promessas do Pai não alcança o êxito, por mais que o deseje. Somos uma geração de líderes que precisam ter o coração em Deus, viver para Ele.

Devemos ser como um bebe, totalmente dependente. Necessitamos de Deus para tudo em nossa vida e entre nós não deve haver segredo. Não podemos ser restituídos se não lembrarmos a Deus as Suas promessas. A Sua Palavra não mente e Ele mesmo nos pede: lembra-Me. Um coração fora da promessa paralisa a conquista.

Quando lemos este texto de provérbios nos orientando a guardar o coração, entendemos que no coração está a resposta para a nossa vida em todas as áreas, pois é lá que o Espírito de Deus revela a Palavra que chegou pelo ouvir. Este ensino e princípio vale também para os solteiros e pessoas que estão na expectativa de encontrarem sua metade. Muitas pessoas solteiras convertidas a Cristo tem escolhido esperar em Deus por um relacionamento amoroso.

Como a própria palavra diz, “do coração procedem as fontes da vida”, ou seja, é no coração que surgem as motivações, os sonhos e a força para lutar por nossas conquistas. Ao mesmo tempo, é também no coração que podem surgir as más intenções, as más interpretações, o pecado e o engano. Como vimos anteriormente, aquilo que recebemos na alma desce para o coração, se não for de Deus, podemos ter um coração enganoso.

Se o coração estiver contaminado poderemos ser levados para lugares perigosos, colocando em risco a nossa vida em diversos aspectos. Porém quando decidimos deixar a Palavra de Deus descer ao nosso coração e tomamos a decisão de viver estes princípios, dispomos a guardar o nosso coração, isso é o mesmo que    colocá-lo nas mãos do Senhor para que essa direção seja dEle e não nossa, assim nossa caminhada em todos os aspectos se torna emocionante, fervorosa e com toda segurança.

Para os solteiros não há dúvidas de que, apesar do alto preço de renúncia que isso envolve, esperar continua sendo a melhor opção para viver a plenitude do amor comprometido, fiel e romântico tão sonhado por todos. Contudo, o tempo de espera é determinado pelo tempo em que levamos para desenvolver outras áreas da vida que são bases essenciais para um relacionamento segundo o coração de Deus.

Dentre estas áreas estão as emoções que precisam ser amadurecidas dentro de cada pessoa, enquanto se está na fase de espera, é preciso trabalhar na maturidade e na cura das carências que foram desenvolvidas na nossa formação, isso ocorre de acordo com a herança familiar, cada um tem uma área emocional para vencer.

Apesar de bem conhecida esta citação Bíblica, ela é pouco compreendida em sua profundidade, pois é mais fácil seguir os sentimentos pela busca da satisfação das carências que apela para serem preenchidas, do que andar pela fé orando e esperando em Deus. É aí que muitos se precipitam nas escolhas comprometendo toda uma vida. Muitos começam antes do tempo, é preciso esperar, se preservar para a hora e pessoa certa.

Tanto os solteiros como os casados devem entregar-se totalmente a Deus em suas decisões e carências, devem proteger suas emoções, utilizando-se da razão e revelação que a bíblia diz. A razão, a escolha bem pensada, consultar a Palavra de Deus e ouvir conselhos de pessoas certas colocadas por Deus, nos fazem errar menos.

Precisamos entender que todas as coisas têm um tempo certo para acontecer e que, por determinados períodos, certos sonhos já revelados pelo Espírito Santo precisam ser primeiro amadurecidos em nós para depois serem manifestos, em muitos casos, ainda não estamos prontos para viver aquele sonho ou projeto do coração.

Guardar o coração significa não acionar a chave abrindo a porta para aquilo que é contrário aos princípios de Deus para nós, mas acioná-la abrindo a porta sempre para o Senhor, Deixe Jesus Cristo ser o Senhor e Salvador da sua vida, se arrependa e se entregue a Ele, isso significa se deixar ser cuidado por Deus através de pessoa de confiança que Ele colocou na nossa vida para cuidar de nós.

Todos nós temos um código no coração e em algumas pessoas é muito difícil de ser acessado. Se deixe ser acessado no coração pelas pessoas certas, aceite ser discipulado, seja acessível e queira refletir como espelho na vida de outros. Somos uma igreja, uma equipe, um corpo, estamos em aliança por meio de Cristo Jesus nosso Senhor para juntos gerarmos uma multidão de filhos fieis e legítimos.

Agora se você é solteiro (a), só deixe a pessoa certa acionar o seu coração, não o confie a qualquer um, espera em Deus, ele sabe e você também saberá quando chegar a hora, por isso é tão importante não caminharmos sozinhos, pois na multidão de conselhos, há sabedoria.

Compartilhar: Como está o teu coração? Hoje você é discípulo de alguém? Quem? Você participa do discipulado e culto de geração?  Você tem discípulos e está cuidando deles?

(Líder faça uma oração junto com todos e coloquem estas prioridades diante de Deus pedindo a Ele ajuda, capacitação e direção). Se tiver visitantes, leve-os a Cristo nesta noite!

Deus te abençoe

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir