Nossas atitudes fazem a diferença

I Samuel 17:4-11;32-40,49

Precisamos reavaliar as nossas atitudes, afinal estamos mudando não apenas a história de nossas vidas e história desta Nação, mas também estamos nos aproximando de um novo ano, onde novos desafios estarão surgindo na nossa caminhada. Como cristãos precisamos agir com integridade e dignidade, além de tratar nossas debilidades e falhas. Precisamos ter mudança de atitude. Mudar de atitude implica em receber uma alma renovada, estar aberto ao tratamento do Senhor para ser exatamente àquilo que Ele projetou para nossa vida.

Nesta vida para sermos verdadeiramente feliz e pleno, precisamos vencer os limites da alma! Cristianismo fala de uma vida nova onde somos impactados pela Palavra de Deus, onde nossa alma não fica desacordada. Em Romanos 5:1-5 e 12:15-18 diz que por meio de Jesus Cristo temos paz com Deus, temos acesso a sua graça salvadora. É essa graça que nos habilita a vencermos os desafios da convivência e nos fortalece para termos vitórias nas tribulações e desafios que geram em nós perseverança e esta gera experiência que por sua vez produz esperança de uma vida melhor.

Por isso é muito importante saber conviver e se relacionar com outras pessoas, às vezes não queremos conviver com pessoas difíceis ou nos submeter a um discipulado onde somos ensinados, ministrados, apascentados e confrontados para mudanças importantes na nossa vida. Um inimigo não confrontado pode florescer, um inimigo alimentado é fortalecido para continuar no território, se você se acostumar em ser acomodado vendo a vida passar sem nada relevante acontecer, seu futuro estará comprometido, lembre-se, para alcançar o sucesso, é preciso sair da acomodação e insistir na realização.

A vantagem do vencedor no reino de Deus não está em nascer em berço de ouro, em ter QI elevado ou em ser talentoso. A vantagem do vencedor está na boa atitude em crer e perseverar naquilo que Deus prometeu. Não há na terra lugar melhor para encontrar o pão do céu que alimenta nosso coração e a nossa alma, senão na casa de Deus, em estar integrado no reino do Senhor Jesus, nosso messias, nosso salvador, em estar vivendo em comunhão com os eleitos do céu que aqui estão.

Há sempre pão na casa de Deus, o problema que aos poucos vamos substituindo este pão por outros alimentos, ou arrumamos justificativas para não buscarmos a Deus no lugar certo e acabamos buscando em outros lugares suprir as nossas necessidades. No livro de Rute 1:1-6 fala de Elimeleque que saiu do meio do povo de Deus, da terra e casa de Deus, lugar de vida e de pão para ir a Moabe, lugar de morte. Sempre haverá abundancia na presença de Deus, é mais fácil lutar e vencer com Deus, principalmente quando somos cobertos e acompanhados como parte integrante de um projeto que veio do céu, do coração de Deus.

Em Efésios 6: 12 diz que a nossa luta não é contra as pessoas, mas contra o maligno. No antigo testamento embora os inimigos fossem espirituais, as lutas e guerras eram físicas e tudo isso é uma figura da luta espiritual que temos que travar a cada dia.

Deus Pai enviou o seu filho Jesus para nos resgatar das trevas para a luz, nossos pecados foram levados e perdoados pelo Senhor lá na cruz e como resultado, fomos reconciliados com Deus para recebermos a vida eterna. Os inimigos de Deus são invisíveis, mas são reais, eles existem e se opõem a cada um de nós. É através da nossa fé em Cristo Jesus e das nossas atitudes na Palavra de Deus que teremos êxito em nossa jornada rumo à conquista e vitória, pois em Cristo estamos salvos.

O direito à salvação eterna está determinada a todos os que creem em Jesus. Deus não espera de você o que você não tem! Ele pede sim o que você tem, e neste caso para você ter êxito e cumprir o propósito dEle em sua vida, Deus pede a sua atitude em crer, em perseverar, em se alimentar do pão do céu que é a sua “Palavra”.

Vejamos o posicionamento que representam estas cinco pedras:

1. Indignação. Deus espera que você tenha indignação com determinadas situações, Deus detesta passividade! Temos que chegar ao ponto de não suportar mais, isto aconteceu com Davi, não com Saul! Às vezes aguentamos demais as coisas erradas demorando muito em tomar atitudes.

2. Inconformismo. Inconformismo é consequência da indignação e nos leva a tomar uma atitude, uma iniciativa! Tente e insista em algo, mesmo lidando com dificuldades. Não houve vezes que você orou a noite toda por algo que precisava? Deus está atrás de gente que luta pelos seus direitos, Ele não procura por aqueles que ficam alheio ás circunstâncias contrárias ou situações que exigem uma atitude. Ele está atrás de gente posicionada!

3. Radicalidade e Espírito de Sacrifício. Deus quer pessoas que avançam até estarem prontas e dispostas a pagar o preço da conquista, o preço da vitória! Radical é não perder tempo, é ser convicto e avançar logo. Davi correu riscos, mas decidiu resolver logo “topou a parada”.

4. Determinação. Davi não se deteve diante do obstáculo de Golias ser um guerreiro treinado e ele um pastor de ovelhas. Ele não se deteve diante do julgamento das pessoas. Preste atenção, Um gigante em sua vida é tudo aquilo que te paralisa. Não podemos fugir do combate, afinal de contas estamos do lado do bem e não somos nenhum dinossauro. Você será medido pelo tamanho do gigante que derrotar. Qual o tamanho do seu gigante?

5. Comprometimento. Ser comprometido é ir além do envolvimento. Davi teve comprometimento! As pessoas querem fazer, mas não querem compromisso e assumem tudo “pelas metades”, não querem compromisso por inteiro! Os soldados de Saul estavam envolvidos no problema, mas Davi estava comprometido com o problema! Com o que e com quem você está comprometido?

Davi tomou uma iniciativa, e você? Há uma atitude inerente em sua iniciativa! Davi tinha espírito de sacrifício, e nós? Ele teve determinação e era totalmente comprometido, e nós? Precisamos estar comprometidos com Deus, com o nosso papel na família, no discipulado, na rede, na célula, na visão da igreja e com nosso líder. 

Enfim: Deus quer encontrar em nossos corações uma atitude de indignação para mudar! Tenha atitudes para que a sua história seja mudada, esta é a nossa oportunidade, agora é o momento!

Responda pra você mesmo. O que você tem suportado que não deveria suportar, Nos seus hábitos? No seu casamento? Na sua vida financeira? Como estão os seus sonhos de vida? Seus projetos e chamado?

Está chegando o novo ano, vencemos o ano da maturidade e chegamos ao ano da honra, então é importante responder: Quem é o seu Golias, quem são os seus gigantes externos e internos que precisam cair, ou quais são os gigantes que já caíram e que agora precisam ter a cabeça cortada como fez Davi com Golias, e, assim desaparecerem da sua vida? Quais são as boas atitudes que você sabe que precisam ser tomadas por você?

Se você quiser, poderá responder algumas destas perguntas no compartilhar que começa agora ou apenas responder para você mesmo, Deus quer mudar a sua vida. Te amamos, Fiquem com Deus!

 

No amor de Cristo!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 
 
 
 
 
 
 
 
           

 
Imprimir