Somos da Geração Calebe

Números 13: 17-30

A Geração Calebe é a geração que entra em Canaã, na terra da promessa. Isto fala de termos a consciência de que, para alcançarmos tal conquista, devemos arrancar de nossas vidas todos os inimigos, todos os gigantes ou circunstâncias contrárias que se opõem à nossa conquista.

Quem foi Calebe? Calebe foi um homem de coração temente e voltado a Deus. Ele sentia de longe as artimanhas do inimigo, porque possuía um coração contrito ao Deus da promessa. Ele tinha a percepção aguçada, era um homem de espírito diferente. Todas as pessoas que têm comunhão com Deus assim como nós, possuem um espírito diferente, são capazes de conquistar a Terra, de passar pelos problemas sem que os problemas as vençam, pois mais forte é o que está em nós do que o que está no mundo.

Calebe era filho de Jefoné e chefe de uma das famílias de Judá, de onde procedeu Jesus. Assim como ele, hoje somos uma família em Cristo Jesus. Não vivemos sozinhos, estamos juntos para conquistar a terra prometida. Calebe foi um dos 12 espias enviados por Moisés à terra de Canaã para examiná-la. Era um homem de espírito esperançoso e vitorioso. Era um homem de espírito e alma livre, queria vencer todas as barreiras e batalhas a qualquer custo.

Ele e Josué foram os únicos a voltar com as boas notícias acerca da terra que iriam habitar. Moisés não entrou na terra, mas Calebe e Josué sim, porque deram um relatório fiel, encorajador diante dos homens. Eles disseram que bastava aos israelitas obedecerem às ordens de Deus para darem continuidade à conquista. Em Números 14:24, Deus deu a Calebe uma promessa de que receberia toda a sua herança, simplesmente pela atitude de fé e confiança em dar um relatório encorajador ao povo, em contraste aos relatórios negativos dos outros 10 espias.

Calebe e Josué perseveraram, a fé deles era maior do que o temor e maior do que os gigantes que habitavam em Canaã. Com a idade de 85 anos, ele reivindicou essa promessa. Apesar da idade, ele ainda tinha a força de um jovem (Números 14:6-15; 15:4). Um homem não deixa de ser guerreiro quando envelhece, mas quando perde seus sonhos, a sua visão. Não é por ser idoso que alguém não vai conquistar as batalhas, nem vencer a guerra.

Se você deixar seus sonhos morrerem, jamais será um vencedor. Seja como Calebe, ousado e determinado. Idade não é empecilho. O Salmo 22:12-14 diz que o justo florescerá como a palmeira, e ainda na velhice dará o seu fruto.

Por esse testemunho, ele e toda a sua descendência tiveram Hebrom por possessão. Por isso, nas tuas palavras, tudo precisa estar alinhado com a Palavra de Deus. Por causa de relatórios desencorajadores, de palavras negativas, perdemos muitas bênçãos que estão nas regiões celestiais disponíveis a cada um de nós. Mas, assim como Calebe, todos nós vamos entrar na terra de Canaã, a terra que mana leite e mel. Vamos analisar as atitudes de Calebe, quem de fato ele era.

1. Possuía fé e visão. Em Números 14:7-9, vemos como ele era ousado. Ele proferiu para o povo que, se eles não fossem rebeldes contra o Senhor e não temessem, iriam destruir os gigantes como se come pão, iriam rasgar os inimigos nos dentes.

2. Andava em obediência. Calebe andava em obediência, por isso atraiu a glória de Deus para si. Se você quer atrair essa glória, ande também em obediência.

3. Não era só idealista. Ele era sonhador pautado nas promessas de Deus. Quem é só idealista fica apenas pensando em conquistar, no que fará, fica colocando obstáculos, fica em dúvida, tem a mente passiva e estes ficam olhando apenas as dificuldades, eles não sabem o que Deus quer para suas vidas. Os sonhadores alimentados pela Palavra são realistas sobrenaturais, sonham com o incomum e assim conquistam de forma relevante. Quero dizer que estamos diante de sonhadores incomuns aqui!!!

4. Perseverou até o fim. Quando temos obstinação por um sonho, não recuamos diante de nenhuma situação adversa. Pelo contrário, avançamos para vencer os desafios, ainda que sejam como gigantes encontrados na terra que Deus já nos deu. Não podemos ter relatórios incrédulos. Deus disse que daria a autoridade sobre as nações para quem perseverasse até o fim.

5. Ouvia a voz do líder. Calebe ouvia a voz do líder que tinha intimidade com Deus (Números 14:24). Quando obedecemos à voz do líder que caminha com Deus, conquistamos o fruto da terra. É o que tem acontecido conosco na Visão Celular do Modelo dos 12, estamos resgatando princípios de Deus que estavam esquecidos. Quando observamos estes princípios, veremos Deus agindo em nosso favor.

6. Josué e Calebe tinham unidade. Josué e Calebe eram UM. Os outros 10 espias, apesar de estarem com os dois, de terem saído no mesmo momento e investigado a mesma terra, eram incrédulos. Calebe os confrontou, dizendo que Deus iria lhes entregar Canaã, mas os 10 insistiram que era impossível, pois existiam gigantes naquela terra e estes eram poderosos.

O que é um gigante para àqueles que querem alcançar seus sonhos?

Os gigantes em muitos casos são deformidades na nossa alma. Quantas deformidades temos dentro de nós que ainda não foram vencidas? Já conhecemos algumas e sabemos que estas foram vencidas, mas o inimigo quer roubar a bênção de sermos tratados e curados na alma de forma integral. Muitos, já adultos, ainda têm atitudes de adolescentes, de crianças, outros se sentem rejeitados. Mas, não há deformidade que Deus não possa consertar.

Não fique preso ao passado, lembrando dos relatórios daquele tempo. Muitos não conseguem desfrutar da libertação no presente, ainda estão com a mente e emoções acostumadas às prisões do passado. Hoje, estamos vivendo um momento especial em que Deus através do Espírito Santo tem nos restituído, Ele tem feito isso através da igreja, da célula e do discipulado, Ele tem nos alcançado com o seu amor manifesto através de Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador.

Por isso, derrote o passado agora, caminhe em uma nova dimensão, vença os obstáculos e saia do deserto. A Palavra de Deus diz que no deserto os Israelitas só murmuravam e isso abortou a promessa. Deserto é lugar de cura, de mudança e de decisão. O tempo no deserto nos faz crescer, nos torna maleáveis e tratáveis para um propósito. Quando respondemos positivamente aos tratamentos de Deus do deserto, saímos de lá melhorados e maduros na fé para nunca mais voltar.

Decida não ser como aquele povo que pereceu. Não deixe que a terra trague você! Tenha um relatório de fé, firmeza, vigor, força e assim receba das benesses de Deus. Somos apanhados de surpresa quando falamos palavras vãs, torpes e negativas. Para chegarmos a Canaã, temos que passar pelo deserto, mas isso não quer dizer que tenhamos que ficar nele muito tempo, muito menos morrer lá.

O próprio Senhor Jesus ficou no deserto por quarenta dias, lá Ele venceu o maligno e saiu daquele lugar cheio de poder e autoridade e assim venceu tudo. Chegou o dia de sair, faça um analise, veja a sua mudança, o basta de Deus chegou, se você quiser o deserto acaba hoje e o caminho estará livre a aberto para você entrar em Canaã, na terra da promessa, no lugar da benção sem medida. Amém?

Compartilhar: Responda isso, o que representa ser da geração Calebe? Esta palavra te revelou algo importante na sua vida?

Líder ore por todos profetizando esta unção, declare que aqui está a geração Calebe!

Ore pela cadeira vazia e desafie seus discípulos a trazerem um amigo na próxima semana.

 
Imprimir