A Herança é dos Filhos

Efésios 1:18

Vimos na semana passada que Recebemos o céu como nossa herança e que devemos anunciar o reino de Deus com alegria. Temos aprendido na Bíblia que todos nós temos uma herança poderosa em Deus e desejamos muito recebe-la. Quando olhamos para a Bíblia, a palavra de Deus, notamos que herança sempre está relacionada a condição de filho. Em outras palavras para herdar é preciso ser filho. A herança é para os filhos. Se eu agir bem como filho vou herdar. Se eu crescer e amadurecer como filho, vou herdar, do contrário, mesmo sendo herdeiro viverei como escravo (Gl. 4.1). 

No entanto para o momento é importante que compreendamos que a herança é para os filhos, portanto ser filho é condição essencial. No evangelho segundo João capítulo 1 e versículos 11 e 12 diz: Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Este texto da Bíblia revela que quando cremos e confessamos a Jesus Cristo como Filho de Deus e o recebemos como nosso Senhor e Salvador, somos salvos, é neste momento que nos tornarmos Filho, é nesta hora que somos gerados pelo Espírito Santo como Filhos e herdeiros de Deus.

Veja este princípio nos seguintes textos.

  • Romanos 8.17: E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.
  • Gênesis 15.4: E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti, este será o teu herdeiro.
  • Provérbios. 13.22: O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.

No natural sabemos que, se um pai tem uma herança ele automaticamente deixará para os filhos. A herança dos filhos espirituais segue o mesmo padrão. Vejamos: 

  • Moisés e Josué – Deuteronômio 34.9 diz: E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos;…
  • Elias e Eliseu – II reis 2.14,15 diz: E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito (poder, unção) de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.
  • Paulo e Timóteo – II Timóteo 1.6 diz: Por esta razão, pois, te lembro que reavives o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos.

Pais na igreja transmitem unção e herança para filhos espirituais. E os Filhos que a recebem se tornam poderosos. Esta é a razão pela qual o inimigo tenta tantas vezes dividir pais e filhos, para que a herança não seja transmitida. Se o coração dos pais e dos filhos espirituais não estiverem convertido um ao outro, a benção não fluirá. Muitos cristãos não têm pais espirituais, andam de forma isolada e pensam que podem descartar esta realidade tendo um relacionamento “somente com Deus”. Todavia Deus só transmite a herança e a benção diária, através de pais espirituais.

Efésios 6.1,2 diz: Filhos devem ser fiéis e honrar os seus pais. “Vos filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor porque isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” Isso vale também para filhos espirituais. Se você quer herdar deve ser um filho fiel. Especialmente na questão da honra com teus pais espirituais. Todos na igreja são filhos espirituais dos líderes e mentores que Deus estabeleceu, os Apóstolos, e estes confiou você a um de seus filhos mais experiente, seu irmão mais velho que se tornou o seu discipulador, este ocupa esta função para cuidar de você de uma forma mais específica e com mais detalhes, valorize isto e sejam prósperos em tudo.

Vivendo da promessa como resultado da herança. Muitos crentes vivem lembrando constantemente ao Senhor de suas promessas, porém, a promessa é resultado da herança. Mais do que alguém que tem promessas Deus fez de você um herdeiro em Cristo e Ele terá prazer em dar a você a herança, porque esta foi preparada para os filhos. A bíblia mostra que somente os filhos maduros herdarão. Então, seja um verdadeiro discípulo, seja confiável, honre seus pais físicos e espirituais e a herança de Deus fluirá para você. 

Lembrem-se, nossos pais (inclusive os espirituais) e nossos discipuladores não são pessoas perfeitas, mas Deus utiliza este canal chamado “pai e mãe” para fazer fluir a herança na sua direção. A chave para o destino do filho está nas mãos dos pais e o propósito dos pais está no filho, ambos devem estar conectados para que Deus derrame sua bênção suprindo todas as áreas da nossa vida. Aprenda isso: Como discípulos estaremos protegidos, pois só verdadeiros discípulos assumem esta função de filhos. 

Receba esta palavra profética que se torna agora um decreto na sua vida:

1.   Seja abençoado(a) como filho(a);

2.   Seja uma benção como Pai e mãe e como discipulador;

3.   Pai e mãe, recebam agora habilidades de Deus para sempre transmitir a bênção para seus filhos;

4.   Filho e filha, amados, recebam revelação do Espírito Santo e acesse agora a benção dos seus pais;

5.   Teremos a partir de agora neste lugar uma geração poderosa de pais e filhos, que nas famílias e igreja crescerão e prosperarão tendo sempre as suas fronteiras de conquistas alargadas. Amém?

Preste atenção neste texto de Atos dos Apóstolos capítulo 4 e versículos 11 e 12 que diz; Porque esse Jesus é “a pedra rejeitada pelos construtores e que se tornou a pedra principal”. "Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual pos­samos ser salvos".

Queridos não há salvação em nenhum outro, Jesus Cristo foi o único que desceu do Céu se fazendo homem para nos salvar, Ele foi o único a morrer numa cruz por nós, pela nossa salvação, Ele foi o único que ressuscitou dentre os mortos, é o único que se assentou a direita da destra de Deus Pai, o Todo Poderoso, é o único intermediário entre nós e Deus, Ele é o único intercessor, e porque Ele está vivo, é o único que pode salvar, nEle está a vida eterna. Diz a Bíblia em João 1:12: Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

Aprendemos hoje a importância de como pais e filhos abençoarmos e honrarmos àqueles que Deus colocou sobre nós para nos apascentar, como filhos devemos honrar, respeitar e obedecer nossos pais, sejam físicos ou espirituais, para assim acessarmos as bênçãos de Deus que através deles fluirá na nossa direção e como pais e discipuladores, temos a incumbência de sempre abençoar. Amém?

Obs. só para o Líder. Por favor, verifique se tem alguém visitando a sua célula como resultado da oração da cadeira vazia ou como do incentivo dado aos discípulos para trazerem alguém, se tiver visitantes abra a oportunidade para essa pessoa se entregar a Jesus, mas não insista. Caso não houver, faça o desafio novamente da cadeira vazia e crie novas estratégias pra ter vidas visitando sua célula.

Compartilhar: Como você vê a necessidade de ter pais e ser filhos espirituais,  e como tem sido pra você? Ou simplesmente fale do que esta palavra significou pra você.

Te amamos por demais!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir