Uma nova Esperan̤a РFinal

Isaías 64:8 ; Jeremias 18: 1-6; Salmos 8:4-9 

Vimos na semana passada que o Oleiro coloca o barro numa roda giratória e começa a girar e a girar até estabelecer a forma que ele intentou fazer. Deus toma esse exemplo do dia-a-dia da vida para ensinar a Jeremias e a nós como Ele lida conosco, pois Deus quer nos levar a patamares mais altos, Ele quer nos ver construindo bases fortes para estarmos firmes na fé e assim alcançarmos vitórias em todas as áreas da nossa vida.
 
Deus está fazendo algo maravilhoso em sua vida, você pode até não perceber, não ver, não sentir e até não acreditar, mas lembre-se, é Deus que tem poder para te salvar e mudar a sua vida para melhor. Se você permitir, Deus fará de você um lindo vaso apropriado e pronto para ser canal de vida, para conter a glória do céu aqui na terra e assim viver eternamente, possuindo a herança da salvação que está em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.
 
O Deus Todo Poderoso quer inaugurar coisas novas em um tempo surpreendente de muitas experiências boas em sua vida e família. Deus já começou a agir na sua história e se você deixar, Ele se manifestará em você e através de você e muitas pessoas serão abençoadas. Neste texto de Jeremias 18:6-8, encontramos três partes importantes: A parte do oleiro, a parte da roda e a parte da Argila, o barro.
 
Aqui está a chave. Você não entenderá a revelação se não entender essa parte, que é a mais importante. O foco da revelação não está no barro e nem está a roda. O foco da revelação está no Oleiro. É Ele que toma o barro e o coloca na roda e o torna útil e beloÉ o Oleiro que dá forma ao barro fazendo dele algo importante, útil e necessário para que a vida tenha sentido.
Quando você percebe e entende que você é o barro, e o oleiro é Deus vida é a roda, você descobrirá que Deus agindo em você haverá grande possibilidade de uma nova esperança nascer na sua vida a cada manhã, a cada novo ciclo. Haverá sempre a possibilidade de Deus fazer algo maravilhoso em nós, porque assim como o oleiro pode tomar um pedaço de barro e fazer dele algo belo, Deus pode fazer a mesma coisa em nossa vida.
 
1.      Deus Está Sempre Trabalhando Em Mim – Isaías 64:8
 
Precisamos entregar o controle de nossa vida a Deus, se coloque nas mãos dEle,  Ele sempre estará trabalhando em você.  Em Isaías 64:8 diz: Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. 
 
Deus tem um propósito para você. Você não é um acidente, você não apenas apareceu aqui. Não existem para Deus filhos ilegítimos. Aos olhos de Deus, todos aqueles que em Cristo nascem de novo, se tornam seus filhos legítimos, gerados no Seu reino pelo  poder do Espírito Santo. Deus tem um plano e um propósito para você. E se você permitir, Ele o cumprirá.
O barro representa cada um de nós, o oleiro representa Deus, e a roda representa o processo, o meio que Ele usa para nos moldar. A roda representa o que acontece na vida, as lutas, os fracassos, as perdas, os desertos. Você já sentiu como se estivesse andando em círculos? Isso só acaba quando  correspondemos ao processo, quando estamos indo na direção da maturidade.
 
Deus sempre que necessário nos coloca na roda,  muitas coisa ruins poderiam ser evitadas, muitos acidentes poderiam não acontecer, mas enquanto não chegamos a maturidade para uma vida plena em Deus, Ele permitirá ou usará circunstâncias contrárias criadas muitas vezes por nós mesmos para nos aperfeiçoar, Deus sempre está atento. Com Deus na vida dos seus filhos legítimos não há coincidências; há providências. Com Ele não há acasos; há propósito.
 
A cada dia quando sua vida gira, Deus o tem na roda com Suas mãos, moldando-o, dando-lhe forma e transformando-o em Sua imagem, na imagem do Senhor. Se você Crê em Jesus Cristo e anda em Sua presença, se você entregou o seu caminho ao Senhor, Ele agirá em seu favor, Eletem o completo controle de todo evento que ocorre em sua vida.  Existem muitas pessoas que ficam olhando a roda, ficam focando as circunstâncias, os problemas e por isso ficam girando e o vaso nunca acaba, ele acaba sempre se quebrando e Deus novamente precisará recomeçar. Aprenda isso, nunca tire os olhos do autor da vida, o grande Oleiro. Se você confiar em Deus e prontamente obedecê-lo, Ele tomará todas as coisas que acontecem em sua vida e fará algo grande e maravilhoso.
 Deus está sempre operando o que é melhor para mim. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Às vezes o oleiro tem um problema com o barro. Ele está trabalhando nele, moldando-o na roda e de repente Ele para. Há algo errado no barro, uma falha na liga, uma pedra, uma palha, algo estranho.
 
Quando algo está errado com o barro duas coisas podem acontecer. Primeiro: O oleiro para, amassa o vaso em formação, vai com os dedos procurando os defeitos, tira-os e volta à roda e começa tudo de novo. Na olaria (igreja), enquanto o oleiro molda o vaso, suas mãos sentem que algo não está bem. Alguma pedra ou lixo, algo escuro que possa estar em alguma área da nossa vida. O pecado é algo estranho. Às vezes nem sequer vemos as nossas próprias faltas, temos dificuldade de ver as nossas próprias falhas, os nossos próprios erros.
O rei Davi diz algo admirável no Salmo 19:12. Ele disse: Quem pode entender (ver) os seus erros? Expurga-me (limpa-me, perdoa-me) Senhor dos meus pecados ocultos. Ele estava dizendo:
Eu descobri que tenho problemas que eu nem sabia que tinha. Eu tenho pecados que nem sabia existir. Há faltas e pecados operando em mim que eu desconhecia, ajuda-me Senhor, arranca-os de mim, eu os rejeito, perdoa-me e me purifique destes pecados que estão escondidos dentro de mim.

Segundo: Aprenda isso. Deus não trabalha em você a menos que você o permita. Você pode tomar a atitude e dizer: Eu quero que Deus opere em minha vida, eu quero crescer na estatura de Cristo, quero chegar na maturidade espiritual e cumprir com o propósito de Deus em mim. 

 
Há três coisas que devem acontecer a um vaso antes que Deus o use:
1.      Você deve estar disponível pra Deus;
2.      Você deve estar vazio, sem coisas na sua vida que impeça O Senhor de te preencher;
3.      Você deve estar limpo. Sou acompanhado, transparente, santo, coberto e integrado. Sou discípulo!
 
Se o vaso não estiver disponível, Deus não pode usá-lo. Se o vaso está cheio de si mesmo, Deus não pode usá-lo. Se o vaso estiver sujo, Deus não pode usá-lo. Sabe o que Deus fará? Ele irá esvaziá-lo, depois Ele irá limpá-lo e na sequência se manifestará em você e através de você.
Deus está sempre disposto a recomeçar comigo. A melhor parte está no verso 4. Tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Quando o oleiro vê que o barro está duro e inflexível, Ele não tem outra escolha, terá de Recomeçar, pois o barro não se submete. Barro seco se quebra, é necessário ir para o processo deste o início. Mas quando este se submete aparece seis palavrinhas especiais e fundamentais: tornou a fazer dele outro vaso, um vaso novo.Quando o vaso fica pronto, vai para o forno, (teste), chegou à maturidade, está moldado.
Nunca é tarde demais para recomeçar. Enquanto você estiver disponível Deus estará pronto para recomeçar com você.Porque Ele o ama tanto, porque Ele tem um plano tão lindo para sua vida. Em qualquer tempo que você se voltar para Ele, Ele dirá “se você está pronto, se você está disponível, maleável, você nem imagina o que poderei fazer da sua vida.” Enquanto Deus estiver no trono haverá uma nova esperança para você, saiba de algo, o governo do Senhor é eterno, Ele nunca sairá do Seu trono.
 
Compartilhar: Fale sobre o que Deus falou e lhe mostrou através desta palavra.
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir