Vencendo a crise da f̩ РFinal

Numeros 13:30-33; e 14:1,2,6-11

 
Temos aprendido na Palavra de Deus que aconteça o que acontecer, precisamos sempre olhar para Cristo Jesus nosso Senhor e salvador, pois é através dEle que tomamos posse da vida cristã abundante aqui na terra, como também da herança eterna nos céus. Devemos sempre exercitar a nossa fé, sair da crise resolvido e tratado na maturidade e assim olharmos com convicçao para as promessas de Deus em Cristo, para aquilo que está determinado por Ele para nós, tanto hoje como no futuro. Precisamos entrar na linha acima do natural e vermos o nosso futuro de acordo com que cremos, semeamos e confessamos.
 
No texto que lemos vemos os espias confirmarem que a terra era realmente boa e muito rica. Havia, porém para dez deles, alguns problemas: O povo que tinha invadido a terra que Deus deu a Abraão era poderoso e as cidades eram fortificadas. Os dez espias, em vez de olharem para a herança que Deus estava lhes concedendo, olharam para o inimigo e para si próprios. Eles viram a si mes­mos como desprezíveis diante dos gigantes. O texto diz: "Vi­mos gigantes ali e éramos aos nossos próprios olhos como gafa­nhotos, e assim também o éramos aos seus olhos".
 
Quem disse que os inimigos os viam como gafanhotos? Em sua incredulida­de, deram lugar às mentiras do diabo. O grande problema do povo de Deus é não saber quem é. Se eu não sei quem sou, facilmente cederei às ameaças do inimigo; mas, se eu conheço a minha força em Deus, as minhas armas espirituais, o poder do Espírito Santo que está em mim, e o poder da minha fé, eu me encho de coragem e destruo meus inimigos.
 
Nós somos o que falamos e como nos vemos; se nos vemos fracos, somos fracos; se nos vemos imaturos ou se nos vemos como gafanhotos, eis no que nos tornamos. Os espias olharam para si mesmos, não para o que Deus é e para o que eram em Deus. O seu relatório desonrou ao Senhor, demonstrou incredulidade.
 
O pecado deles em murmurar e duvidar da promessa foi muito grave, afetando não ape­nas a eles, mas a toda a congregação. Nós devemos ter muito cuidado para não levarmos o povo e as pessoas que convivem conosco ao desânimo por meio de nossas palavras, principalmente se formos líderes. Devemos ser como Josué e Calebe, que tiveram a palavra da Fé, conclamando o povo para que subisse e conquistasse a terra.
 
Se lermos toda a história, veremos que Calebe entrou em Canaã, derrotou os Enaquins e tomou posse da terra. Em Josué, 14: 10-12 e capítulo 15:13,14, nos conta que Calebe viu os gigantes, mas não os temeu, pelo contrário, os venceu. Ele e Josué eram verdadeiros doze que estavam casados com o líder Moisés, mas infelizmente, aquela equipe de doze estavam com dez desleais.
 
Também nós, quando nos depara­mos com as dificuldades, não devemos temer, mas fixar os olhos nas promessas de Deus e no Seu poder sobre nós. O povo influenciado pelos dez espias, murmuraram, Eles não deram ouvidos ao líder e nem aos seus companheiros, Josué e calabe, pelo contrário, todo o povo influenciados pelos dez, falharam no teste da fé, por isso tiveram que voltar e permanecer no de­serto por mais 38 anos.
 
A condição de Deus para a posse de Canaã é tão somente fé e dependência. Muitos vivem na sequidão do deserto por não crerem em Deus para entrar na posse da herança. Vejamos algu­mas atitudes que trouxeram derrota ao povo no deserto.
 
1.      Foram incrédulos. Em Numeros 13:32 diz:  E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 
 
Por essa passagem podemos ver que o grande problema da­queles que permanecem no deserto é que eles duvidam da Palavra de Deus. Deus diz que eles são fortes, mas eles insistem em olhar para suas fraquezas. Deus diz que em Cristo fomos libertos e que nEle somos mais que vencedores, mas alguns insistem em olhar apenas para as circunstâncias contrárias, para os traumas do passado. Deus havia dito que daria a eles a terra que mana leite e mel, mas os espias duvidaram da fidelidade de Deus. O incrédulo olha para o problema e não para Deus. Todo aquele que anda na carne é introspectivo, olha demais para si mesmo. Fixar os olhos em si mesmo, gerará uma de duas atitu­des: auto-piedade ou auto-condenação. Ambas são expressões da incredulidade e procedem do diabo.
 
Diante dos problemas, não olhe para si mesmo e nem para os problemas, olhe para Deus. Devemos olhar para o que Deus é, o que Deus tem, o que Ele faz e o que temos e Somos nEle. Com este entendimento, devemos ir ao encontro do problema, ao encontro do inimigo, devemos agir de acordo com os princípios eternos, pois quando agimos firmados na fé, Deus vem ao nosso encontro e somos beneficiados por Ele.
 
2.Confessaram a derrota. Um grande problema na vida das pessoas é a confissão errada. Em Proverbios 18.21diz que na nossa lín­gua está o poder da vida e o poder da morte. O que falamos é o que possuímos. Se con­fessamos derrota, colhemos derrota, pois palavras são sementes. Palavras faladas são semente plantadas e palavras repetidas são sementes regadas. Os espias confessaram que o povo da terra era mais forte que eles, disseram que era impossível conquistar a terra e isso os paralisou. Disseram também que eram como gafanhotos, isso os fez recuar diante da conquista da promessa.
 
Devemos aprender a confessar somente o que Deus diz que somos. Deus diz que em Cristo, somos Filhos e herdeiros, que podemos todas as coisas nEle, pois é Ele que nos fortalece. Ele diz que somos mais que vencedores, Ele diz que somos soldados fortes e valentes, etc. Somente confesse o que Deus diz que você é, que você tem e que você faz. Qualquer confissão fora da Palavra certamente gerará morte.
 
Os dez espias não creram na Palavra de Deus, olharam para si mesmos e confessaram a derrota. Eis os três aspectos da derrota em Cades-Barnéia. Por causa disso, o povo daquela geração foi rejeitado e Deus disse que eles não poderiam entrar em Canaã. Iriam morrer no deserto porque não creram em Deus. É triste ser salvo do Egito e viver uma vida miserável no deserto. Muitos há, ainda hoje, que saíram do Egito, mas nunca provaram da abundância de Deus que está em Canaã, que representa a nossa vida cristã aqui e agora e sabemos que continuará no céu, na eternidade com Deus.
 
Em Deuteronômio 8:7-12 diz: A terra era de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais pro­fundos, que saem dos vales e das montanhas, terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras, terra em que se come o pão sem escassez, e nada falta nela, terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cava-se cobre. Comemos e nos fartemos na terra boa que o Senhor nos deu.
 
Hoje é o dia de você decidir ver o mundo com os olhos da fé, de parar de olhar para as circunstâncias da vida e crer nas verdades da Palavra de Deus. Decida, pela fé, entrar na posse da herança que Jesus conquistou na cruz para cada área de sua vida. Se você crê em Jesus Cristo como teu Senhor e salvador, então confesse a sua fé nEle, se integre nesta célula e na igreja, pois a sua família cristã é grande, e receba pela fé esta promesa, viva esta vida cristã abundante que está a sua disposição, basta crer e tomar a decisão de vivê-la através da sua fé em Jesus Cristo, nosso Senhor!
 
Compartilhar: Opcional. Exisem áreas em sua vida que precisam experimentar da abundância de Deus? Existem incredulidade e confissões erradas que você precisa rever? Já confessou Jesus…?
 
Para o Líder e Timóteo: Tenha sempre uma atitude positiva e confiante em Deus! As pessoas desejam andar com vencedores, os quais pisam na cabeça do diabo.
 
No amor de Cristo!
 
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir