Guerreando contra nossos inimigos

Fonte do corpo do esboço: Aps. Fábio e Claudia Abbud
 
Hebreus 12: 14 a 17
 
Em Mateus 10:34 Jesus disse aos seus discípulos: Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada”. Se não tivermos revelação do Espírito Santo, esta declaração de Jesus, pode nos por em dúvida a respeito dos propósitos de Jesus. O que significa não vim trazer paz e sim a espada? Será então que Jesus estimula a guerra?
 
Claro que não!!! Jesus disse isto desejando revelar que não é possível existir paz interior ou exterior, sem que primeiro exista guerra. Jesus está aqui revelando que o mundo em que estamos, está imerso num permanente conflito, que começa no mundo espiritual.
 
Este conflito gera todos os outros que vemos no mundo físico, como conflitos entre gerações, guerras entre povos e religiões. Jesus nos revela a origem de todos os conflitos (a batalha espiritual entre o bem e o mal). Para obtermos a paz e a santificação como orienta o vs. 14, precisamos estar em constante guerra contra 4 inimigos: o pecado, o mundo, a carne e o maligno (o inimigo espiritual de Deus e do homem).
 
1.      O pecado é inimigo do homem por ser aquilo que separa o homem do seu Criador.
2.      O mundo oferece ao homem paixões e prazeres que também o conduzem ao pecado.
3.      Na carne há o ponto de contato para o pecado, pois há em nossa carne desejos que não nos conduzem para as coisas de Deus, mas sim para o mal, como a prostituição, as inimizades (quem aqui já não esteve mal com alguém?), o desejo descontrolado por comida, a maledicência, etc… A Bíblia chama estas coisas de obras da carne.
4.      O maligno segundo João 10: 10 é este ser espiritual que veio para matar, roubar e destruir e sobre o qual Jesus já nos deu autoridade para vencê-lo por meio da Palavra de Deus que afirma que somos filhos dEle gerados pelo Espírito Santo. Lucas 10:19 diz: “Eis aí vos dei autoridade sobre todo poder do inimigo e nada absolutamente vos causará dano”.
 
E também Apocalipse 12:11, onde está escrito: “Eles (os salvos em Cristo) pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram…”
 
Como venceremos todos estes inimigos? Através de uma “espada”. Não a espada que conhecemos como uma arma física, mas a espada citada em Efésios 6. Sua Palavra! A palavra de Deus! Palavra esta que foi confirmada através de Sua atitude de entregar-se por nós na cruz e também ressuscitar de entre os mortos.
Esta Palavra é viva e eficaz para nos dar estratégias e vitória sobre cada problema em nossa vida e sobre o nosso inimigo! (explicar resumidamente a obra e a vitória da cruz)
 
Mande que digam uns aos outros: Deus está hoje te dando um conselho para sua vitória em tudo, sabe qual é? Não fique passivo, no meio da guerra, tome as armas espirituais e vença o inimigo, pois Jesus já nos deu a certeza da vitória (Repetir 3 vezes).
 
O Rei Davi cometeu dois pecados graves que desagradaram muito a Deus: um adultério e um senso movido por vaidade. Estes dois pecados trouxeram consequências terríveis sobre Davi e ambos ocorreram porque Davi não foi à guerra. Se nos distrairmos e deixarmos de lutar por nossa santidade, o inimigo não fará paz conosco, ele também não ficará em seu território, mas se levantará para nos contaminar e nos roubar a paz.
 
Por isso o vs. 14 diz que devemos buscar a paz e a santificação, pois se não vigiarmos assim, muitas bênçãos podem ser roubadas. Uma delas é a nossa paz interior. Temos que guerrear pela nossa paz! Há muitas pessoas vivendo hoje sem paz e com mágoas em seu coração, inclusive cristãos. Por que isto acontece? 
 
Porque são faltosos (vs 14) separando-se da graça (favor) de Deus. Estes são aqueles que querem viver e justificar-se por força própria com um conceito de retidão humana (eu sou bom) ou através de boas obras, quando sabemos que o perdão e a salvação eterna é dada de graça (unicamente) àqueles que creem no sacrifício feito por Jesus na cruz do calvário em nosso lugar.
 
Outros se afastam da graça de Deus, pois através de seu modo de viver (suas atitudes) declaram não precisar ou temer a Deus, entregando-se deliberadamente ao pecado. Estas pessoas geralmente argumentam: Deus é bom e no final de tudo ele me perdoará. Não quero abrir mão dos prazeres que tenho, ainda não estou preparado para estar com Deus. Sou muito ocupado e não posso assumir um compromisso com Deus.
 
Outro perigo espiritual (vs. 15) é haver mágoas e raízes de amargura em nosso coração, pois isto pode nos roubar a comunhão com o Espírito Santo, a paz interior, o sono, a saúde, a prosperidade e a unção (o poder contra o inimigo). Nosso inimigo espiritual sabe disso e tenta através de conflitos entre casais, pais e filhos, líderes e discípulos, cristãos e cristãos, homens e homens, ferir os corações e gerar ressentimentos e separações. Isto pode se tornar uma prisão, algo crônico e é um pecado, que inviabiliza o sucesso de muitas pessoas.
 
Há pessoas magoadas com Deus por atribuírem a ele a responsabilidade de tudo que lhes ocorreu de mal, quando na verdade elas sofreram as consequências dos seus pecados ou de seus antepassados (o pecado é hereditário e suas consequências também), Êxodo cap. 20. Há outros magoados com seu cônjuge e esta mágoa, distorce completamente a imagem que este tem de seu companheiro (a), além do que, faz a relação ser muito pior. O mesmo ocorre com pais e filhos. (Absalão, um dos filhos do rei Davi, morreu jovem, por estar magoado e rebelado contra seu pai).
 
Há outros que se magoam com seus líderes espirituais ou seculares, isto os leva a se fecharem e terem sentimentos de rejeição e inferioridade, podendo se transformar em rebeldia se isto não for renunciado e curado. Agora cada um sonde seu coração e peça ajuda ao Espírito Santo para ver se alguma sujeira deste tipo está te contaminando. Vou te fazer algumas perguntas: Você está magoado com Deus? (Ele é perfeito e nunca falhou com você, mas fale pra Ele). Você está magoado com seu cônjuge ou filhos? Você está magoado com seu líder? Você está magoado com seu pastor? Você está magoado com alguém?
 
Se você detectou alguma mágoa, saiba que o inimigo de nossas vidas conseguiu alcançar o centro de todas as suas decisões: seu coração. Porém você não vai permitir que ele vença, pois Jesus preparou este momento para lhe dar vitória sobre tudo o que esteja lhe aprisionando ou ferindo.
 
Em primeiro lugar é preciso pedir perdão a Deus, pois guardar mágoa é um pecado e traz prisão na alma. Em segundo é necessário lembrar que ainda que tenham nos ferido quando estávamos com a razão, o perdão não é uma sugestão de Deus, mas um mandamento, e a única forma de nos libertarmos desta cilada do maligno que muito nos prejudica. Coisas como estas levam pessoas a perderem bênçãos dados por Deus e a entregarem “de bandeja” nas mãos do inimigo a vitória, e, esta atitude de pedir e liberar perdão neutraliza a ação do inimigo nos garantindo esta vitória contra ele! Lembre-se! Deus em Cristo Jesus, perdoou os teus pecados!
 
Hoje temos sido chamados e ungidos para posições de liderança que devemos honrar a todo custo (somos 12, 144, 1728, 20736, líderes de célula, etc), quando o inimigo rouba de alguém o entendimento do valor que isto tem (ser um líder diante de Deus), ele roubou também desta pessoa, sua maior benção: a oportunidade de agradar ao coração de Deus!
 
Quem nos capacita para todas as coisas é o Espírito Santo, nosso companheiro inseparável, por isso ore agora (dê 5 minutos para que cada um faça sua oração / coloque um louvor e no final repita esta oração com todos): No poder do Espírito Santo e em obediência à Sua Palavra eu peço perdão a Deus por ter abrigado mágoas e amarguras em meu coração e agora renuncio a todo este mal, liberando perdão para: (mande que citem as pessoas e até situações que os magoaram) em nome de Jesus. Eu perdoo e  abençoo a todas estas pessoas em nome de Jesus. Eu determino que meus pensamentos e sentimentos, sigam agora esta declaração de perdão irrestrito no mundo espiritual em nome de Jesus. Eu recebo agora do Senhor um coração limpo e uma alma livre e curada pelo Espírito Santo em nome de Jesus. Amém e graças a Deus.
 
Fonte: Aps Fábio e Claudia Abbud com pequenas mudanças para a nossa realidade.
 
Compartilhar: O que esta palavra revelou em seu coração?
 

Apóstolos Eliezer e Zenita 

Imprimir