Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the astra-sites domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u591702238/domains/corpodecristo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the templately domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u591702238/domains/corpodecristo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the woocommerce domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u591702238/domains/corpodecristo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the feeds-for-youtube domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u591702238/domains/corpodecristo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u591702238/domains/corpodecristo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ultimate-addons-for-gutenberg domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u591702238/domains/corpodecristo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Depressão, o mal deste século – Parte II

Depressão, o mal deste século – Parte II

 Salmos 37:23,24; 42:5

Terminamos na semana passada dizendo que Jesus Cristo é a reposta para a cura e libertação de todo mal, nEle está a nossa esperança, a certeza de uma vida não só eterna, mas em abundância! A Bíblia diz que todo aquele que nele crer, receberá a salvação! Hoje vamos continuar de onde paramos.  Terminamos falando que o desencorajamento é o primeiro estágio da Depressão.
 
Quando os Hebreus foram tirados da escravidão do Egito, Deus os levou para uma terra que mana leite e mel, mas adverte a Josué que para conquistar esta terra era necessário manter a fé, a esperança e a coragem. Se Deus encoraja, é porque Satanás tentaria desencorajá-los. Devemos conhecer as táticas de Satanás e resistir a cada um dos seus ataques. Em primeira epístola de Pedro 5:9 diz que precisamos resistir o inimigo firmes na fé… Em Provérbios 13:12 diz que a esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.
 
Aprenda isso hoje: A Esperança e o desencorajamento não podem andar juntos. Para alcançar a vitória e conservar nossa atitude de esperança, precisamos renovar as nossas mentes com as promessas de Deus a respeito da nossa situação e permanecer na fé, crendo que Ele fará o que Sua Palavra diz que fará.
 
1.      Comparação dos Estágios da Depressão
 
a.    Moderado  A pessoa moderadamente deprimida pode sentir-se triste e sem vontade de falar com outras pessoas. Sente-se como se quisesse ser deixada sozinha. Seus pensamentos são negativos e sua atitude é azeda. A pessoa moderadamente deprimida ainda pode ter raios de esperança ocasionais. É aquele tipo de esperança que a ajudará a sair depressão.
 
b.    Desesperançada – A pessoa desesperançada tem todos os sintomas de uma pessoa deprimida, mas são mais profundos. Usando a terminologia do Salmo 37:24; 42:5, ela está abatida, perdeu a coragem e está afundando por falta de esperança.
 
c.     Desespero – A pessoa em desespero, tem todos os sintomas de alguém deprimido, mas num nível ainda mais profundo que o desesperançado. A palavra grega para desespero significa “estar inteiramente sem direção”, “está perdido, sem recursos.” O desespero é distinto da desesperança no sentido de que o desespero é marcado por uma total falta de esperança, enquanto o desesperançado não.
 
As pessoas desesperançadas ainda não perderam toda a esperança. É seguida por abandono de esforço, desistência de ação; o desespero às vezes é ligado com uma ação violenta, até mesmo a ira. Pessoas que cometem suicídio, um ato violento contra si mesmo, são pessoas em um profundo desespero.
 
A tática de Satanás é de levar a pessoa a dar o primeiro passo em direção ao desespero: Expectativas frustradas, que geram o Desapontamento. Para evitar seguir o caminho para o desespero no estágio final da depressão, é necessário e muito importante lidar e agir já nas primeiras fases deste mal, tão logo surjam seus sintomas! Quanto mais se espera, mais difícil fica.
O Remédio para evitar a depressão é o Regozijo. Este é o mais poderoso remédio contra a depressão. Deus convida o Seu povo a regozijar-se. A alegria é parte integrante da vida Cristã. Filipenses 4:4 diz: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.

Paulo e Silas conheciam o poder dessa verdade. Em Atos 16:25-26 diz que eles estavam presos e por volta da meia noite, naquele lugar depressivo, eles oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
O mesmo poder que abriu as portas e quebrou os grilhões de Paulo e Silas e dos outros prisioneiros que estavam com eles está disponível a todo aquele que está nas prisões da depressão.
O que fizeram Paulo e Silas? Regozijaram-se simplesmente cantando louvores a Deus. Quando as pessoas começam a ficar deprimidas, se tão-somente sorrissem começariam a sair daquela situação.
Compete-nos mudar as circunstâncias. Mudança é normalmente o resultado de um simples ajuste em como agimos diante de uma certa situação.
Joyce Meyer compartilha que o Senhor falou com ela sobre a depressão. Deus disse a ela o seguinte: “Se eles simplesmente sorrissem ou cantassem cânticos para mim, a depressão se desvaneceria. Se tão somente rissem um pouco, a depressão não poderia permanecer com eles. Se eles reagissem imediatamente deste modo tão logo começassem a ficar deprimidos, a depressão partiria.”
Todo aquele que nasceu de novo tem o gozo residente em si, pois o gozo é fruto do Espírito. Em Gálatas 5:22-23 diz: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Se você crê em Jesus Cristo, Se você se converteu a Ele de verdade, então você é regenerado, o Espírito Santo habita em você como diz em João 14: 16,17; 1 Corinthians 12:3. Se o gozo ou alegria é fruto do Espírito, e o Espírito habita em você, logo esta alegria é residente em seu coração. Você não tem que tentar fabricá-la; ela já está aí, como está a capacidade de amar e a capacidade para os demais frutos do Espírito. Não temos, como cristãos, que tentar conseguir Alegria e a paz; ela já está em nosso espírito, só precisamos alimentá-la com a comunhão, louvor e adoração. Precisamos somente aprender como liberá-la.
 
O culto, os Encontros, a célula, o discipulado, etc., nos alimenta de Deus e nos ajuda a ter uma vida plena com Ele. Nestes lugares somos libertos da tristeza, da depressão e ainda aprendemos a liberar aquilo de bom que recebemos de Deus que está dentro de nós.
 
2.      Viva num calmo deleite
A raiz da palavra grega aqui traduzida por alegria, significa um calmo deleite. Vários são os significados no hebraico da palavra gozo: “regozijar-se”, “alegrar-se” ou “estar unido com” tudo isso por um propósito, Fala de girar (rodar, dançar) por causa da alegria.
 
Em Neemias 8:10 diz: Ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Estar unido com Deus provocou o gozo na minha vida e creio que em sua vida também, pois o Espírito do Deus vivo mora dentro de você! Amém?
 
Para termos uma vida plena precisamos buscar ardentemente a Deus, precisamos conhecer a Cristo como nosso Senhor e Salvador, precisamos conhecer o Espírito Santo como nosso consolador, como nosso guia, Ele é Deus dentro de nós, precisamos estar cheios do Espírito Santo de Deus. Não busque a Cristo apenas para resolver uma situação difícil em sua vida, busque-o, por que Ele é a resposta para a sua alma, Ele é a cura para as suas emoções, Ele é o salvador, através dEle temos acesso ao Pai Celeste, ao Deus Todo Poderoso. Busque-o porquê você precisa de salvação. Saiba que a restauração da sua vida espiritual, emocional, do seu casamento, da sua família e da sua vida financeira será resultado de você te-lo como teu Senhor e Salvador, o contrário não funciona. Continua…
 
Compartilhar: compartilhe sobre o que Deus falou com você através desta palavra, e, qual decisão você precisa tomar em relação a sua vida.
 
 
 
Imprimir