Depresṣo, o mal deste s̩culo РParte II

 Salmos 37:23,24; 42:5

Terminamos na semana passada dizendo que Jesus Cristo é a reposta para a cura e libertação de todo mal, nEle está a nossa esperança, a certeza de uma vida não só eterna, mas em abundância! A Bíblia diz que todo aquele que nele crer, receberá a salvação! Hoje vamos continuar de onde paramos.  Terminamos falando que o desencorajamento é o primeiro estágio da Depressão.
 
Quando os Hebreus foram tirados da escravidão do Egito, Deus os levou para uma terra que mana leite e mel, mas adverte a Josué que para conquistar esta terra era necessário manter a fé, a esperança e a coragem. Se Deus encoraja, é porque Satanás tentaria desencorajá-los. Devemos conhecer as táticas de Satanás e resistir a cada um dos seus ataques. Em primeira epístola de Pedro 5:9 diz que precisamos resistir o inimigo firmes na fé… Em Provérbios 13:12 diz que a esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.
 
Aprenda isso hoje: A Esperança e o desencorajamento não podem andar juntos. Para alcançar a vitória e conservar nossa atitude de esperança, precisamos renovar as nossas mentes com as promessas de Deus a respeito da nossa situação e permanecer na fé, crendo que Ele fará o que Sua Palavra diz que fará.
 
1.      Comparação dos Estágios da Depressão
 
a.    Moderado  A pessoa moderadamente deprimida pode sentir-se triste e sem vontade de falar com outras pessoas. Sente-se como se quisesse ser deixada sozinha. Seus pensamentos são negativos e sua atitude é azeda. A pessoa moderadamente deprimida ainda pode ter raios de esperança ocasionais. É aquele tipo de esperança que a ajudará a sair depressão.
 
b.    Desesperançada – A pessoa desesperançada tem todos os sintomas de uma pessoa deprimida, mas são mais profundos. Usando a terminologia do Salmo 37:24; 42:5, ela está abatida, perdeu a coragem e está afundando por falta de esperança.
 
c.     Desespero – A pessoa em desespero, tem todos os sintomas de alguém deprimido, mas num nível ainda mais profundo que o desesperançado. A palavra grega para desespero significa “estar inteiramente sem direção”, “está perdido, sem recursos.” O desespero é distinto da desesperança no sentido de que o desespero é marcado por uma total falta de esperança, enquanto o desesperançado não.
 
As pessoas desesperançadas ainda não perderam toda a esperança. É seguida por abandono de esforço, desistência de ação; o desespero às vezes é ligado com uma ação violenta, até mesmo a ira. Pessoas que cometem suicídio, um ato violento contra si mesmo, são pessoas em um profundo desespero.
 
A tática de Satanás é de levar a pessoa a dar o primeiro passo em direção ao desespero: Expectativas frustradas, que geram o Desapontamento. Para evitar seguir o caminho para o desespero no estágio final da depressão, é necessário e muito importante lidar e agir já nas primeiras fases deste mal, tão logo surjam seus sintomas! Quanto mais se espera, mais difícil fica.
O Remédio para evitar a depressão é o Regozijo. Este é o mais poderoso remédio contra a depressão. Deus convida o Seu povo a regozijar-se. A alegria é parte integrante da vida Cristã. Filipenses 4:4 diz: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.

Paulo e Silas conheciam o poder dessa verdade. Em Atos 16:25-26 diz que eles estavam presos e por volta da meia noite, naquele lugar depressivo, eles oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
O mesmo poder que abriu as portas e quebrou os grilhões de Paulo e Silas e dos outros prisioneiros que estavam com eles está disponível a todo aquele que está nas prisões da depressão.
O que fizeram Paulo e Silas? Regozijaram-se simplesmente cantando louvores a Deus. Quando as pessoas começam a ficar deprimidas, se tão-somente sorrissem começariam a sair daquela situação.
Compete-nos mudar as circunstâncias. Mudança é normalmente o resultado de um simples ajuste em como agimos diante de uma certa situação.
Joyce Meyer compartilha que o Senhor falou com ela sobre a depressão. Deus disse a ela o seguinte: “Se eles simplesmente sorrissem ou cantassem cânticos para mim, a depressão se desvaneceria. Se tão somente rissem um pouco, a depressão não poderia permanecer com eles. Se eles reagissem imediatamente deste modo tão logo começassem a ficar deprimidos, a depressão partiria.”
Todo aquele que nasceu de novo tem o gozo residente em si, pois o gozo é fruto do Espírito. Em Gálatas 5:22-23 diz: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Se você crê em Jesus Cristo, Se você se converteu a Ele de verdade, então você é regenerado, o Espírito Santo habita em você como diz em João 14: 16,17; 1 Corinthians 12:3. Se o gozo ou alegria é fruto do Espírito, e o Espírito habita em você, logo esta alegria é residente em seu coração. Você não tem que tentar fabricá-la; ela já está aí, como está a capacidade de amar e a capacidade para os demais frutos do Espírito. Não temos, como cristãos, que tentar conseguir Alegria e a paz; ela já está em nosso espírito, só precisamos alimentá-la com a comunhão, louvor e adoração. Precisamos somente aprender como liberá-la.
 
O culto, os Encontros, a célula, o discipulado, etc., nos alimenta de Deus e nos ajuda a ter uma vida plena com Ele. Nestes lugares somos libertos da tristeza, da depressão e ainda aprendemos a liberar aquilo de bom que recebemos de Deus que está dentro de nós.
 
2.      Viva num calmo deleite
A raiz da palavra grega aqui traduzida por alegria, significa um calmo deleite. Vários são os significados no hebraico da palavra gozo: “regozijar-se”, “alegrar-se” ou “estar unido com” tudo isso por um propósito, Fala de girar (rodar, dançar) por causa da alegria.
 
Em Neemias 8:10 diz: Ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Estar unido com Deus provocou o gozo na minha vida e creio que em sua vida também, pois o Espírito do Deus vivo mora dentro de você! Amém?
 
Para termos uma vida plena precisamos buscar ardentemente a Deus, precisamos conhecer a Cristo como nosso Senhor e Salvador, precisamos conhecer o Espírito Santo como nosso consolador, como nosso guia, Ele é Deus dentro de nós, precisamos estar cheios do Espírito Santo de Deus. Não busque a Cristo apenas para resolver uma situação difícil em sua vida, busque-o, por que Ele é a resposta para a sua alma, Ele é a cura para as suas emoções, Ele é o salvador, através dEle temos acesso ao Pai Celeste, ao Deus Todo Poderoso. Busque-o porquê você precisa de salvação. Saiba que a restauração da sua vida espiritual, emocional, do seu casamento, da sua família e da sua vida financeira será resultado de você te-lo como teu Senhor e Salvador, o contrário não funciona. Continua…
 
Compartilhar: compartilhe sobre o que Deus falou com você através desta palavra, e, qual decisão você precisa tomar em relação a sua vida.
 
 
 
Imprimir