Salmos 1:1-6
Essa passagem bíblica é cheia de aprendizado e revelação. Hoje vamos ver cada versículo e aprendermos os ensinos neles contidos. Vamos usar uma metáfora da árvore da Paineira para ilustrar a diferença entre as pessoas que seguem a Deus e aquelas que não conhecem e nem seguem Seus princípios.
A Paineira lança as suas sementes através do vento e estas são lançadas ao acaso, as sementes vão sem um destino certo, são levados de acordo com o vento e desta forma muitas sementes se perdem, pois caem em lugares sem condição de germinar.
Deus age ao contrário, Ele guia as pessoas de forma intencional e amorosa visando um aproveitamento incomum. No versículo 1, podemos observar que, do ponto de vista de Deus, há dois tipos de pessoas: os bem-aventurados chamados de justos, que são caracterizados pela retidão, amor, obediência à Sua palavra e separação dos conceitos de um mundo contaminado pelo pecado; e os ímpios, que representam modos de ser, formas de viver e ideias diferentes dos conceitos e princípios de Deus contidos em Sua Palavra.
São considerados ímpios as pessoas que rejeitam a Deus e a sua oferta de salvação através do sacrifício de Jesus na Cruz, que depois de morrer a nossa morte, ressuscitou para que nEle tenhamos a vida eterna. A bíblia diz em Romanos 3:23 que o salário do pecado é a morte e o dom gratuito de Deus em Cristo Jesus é a vida eterna. Jesus assumiu como Cordeiro de Deus o nosso pecado, recebendo o seu salário, a morte física e a morte espiritual ficando separado do Pai, depois de pagar o preço, ressuscitou venceu a morte e hoje vivo está, para que todas as pessoas que crerem nEle, não pereçam, mas tenham a vida eterna.
Os bem-aventurados significa felizes, que também pode ser entendido como pessoas justas pelo fato de buscarem santificação, que além de evitar o mal, buscam construir suas vidas em torno dos princípios de Deus e agem assim porque amam a Deus e Sua palavra (versículo 2).
No versículo 3, a expressão “junto a correntes de águas” fala sobre o Espírito Santo que nos alimenta, isso fala em ter um estilo de vida que flui desse Rio de Águas viva, que é a fonte de vida para o seu entorno. O justo é comparado a uma árvore plantada junto a correntes de águas, que dá frutos no devido tempo e que mesmo no tempo seco (crise), mantem as folhas verdes. Isto simboliza uma vida rica e frutífera, guiada pelo Espírito Santo. Ao contrário, os ímpios são como sementes dispersas ao acaso, resultando em frustração e perda.
Jesus disse em João 4:14: Mas aquele que beber da Água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a Água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de Água que salte para a vida eterna. Em João 7:38,39 Jesus acrescenta: Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito Santo ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado. Estes rios de Água viva regam o nosso espírito e mata a nossa sede, manifestando a vida de Deus em nós.
Uma vida ao acaso fala de viver sem rumo, sem propósito, sem planos, sem um objetivo certo, vivendo apenas porque está vivo ou apenas com projetos terrenos, usufruindo apenas da vida terrena que em alguns casos aparenta tudo bem, mas sem definir um futuro seguro e eterno, sem uma paz verdadeira e duradoura. Jesus usava exemplos simples e cotidianos para ensinar verdades espirituais, mas nem todos estavam prontos para compreender e aceitar Suas palavras, porque não creram nEle.
A decisão de seguir a Jesus, ou não, determina o destino terreno e eterno de cada pessoa. Deus em Cristo oferece aqui na terra um futuro de paz e esperança e na eternidade uma vida plena em tudo com um propósito bem definido com Ele e com tudo o que Ele criou, mas a escolha final é do indivíduo.
O texto menciona a necessidade de enfrentar desafios e mudanças, como a luta de Jacó com Deus na busca de mudança e libertação em Gênesis 32, que simboliza o processo de transformação e retorno a uma vida de fé e propósito.
O amor de Deus é apresentado como a motivação para escolher a vida eterna através de Jesus Cristo, que oferece a todos a chance de viver em plenitude e harmonia com Deus. O texto exorta cada um de nós, a não sermos como sementes que caem ao acaso, mas a escolhermos uma vida guiada por Deus, que oferece frutos duradouros e a plenitude espiritual.
A primeira escolha nesta caminhada é chamar Jesus para ser Senhor e Salvador da sua vida, reconhecendo a necessidade de arrependimento e salvação. Jesus não quer que você viva sendo levado pelo vento das circunstâncias, mas deseja que você viva uma vida em que, a todo o tempo, bons frutos possam ser colhidos segundo o propósito de Deus, que deseja que todos conheçam a verdade e sejam plenamente salvos.
(fazer o apelo)
Oração Final: Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…
Avisos: Próximo Sábado as 19:00 teremos o culto dos adolescentes, tanto os jovens e adolescentes desta célula estão convidados. Participe!
Amamos a sua vida, família e esta célula!
Apóstolos Eliezer e Zenita