Gálatas 5:16-25; Efésios 5:18
Podemos dizer que estilo de vida é um conjunto de pensamentos, atitudes e comportamentos, determinados pelos princípios sob os quais se vive, uma forma de encarar a vida, um jeito de viver, uma maneira de pensar e agir. Por isso, ao olharmos a sociedade vemos muitos e diferentes estilos de vida. Você sabe qual é o seu estilo de vida? Desde que se converteu, você observou mudança no seu estilo de vida?
1. A Importância de viver um estilo de vida cristã:
Quando nos convertemos, nos tornamos discípulos de Jesus e para sermos discipulados, acompanhados de perto, Ele levanta alguém mais experiente que debaixo de instrução, cuida de nós. A finalidade é nos ajudar através da Palavra a nos apropriarmos da vida de Jesus, temos que viver o que Ele viveu. Se vivermos o que vivíamos antes, jamais nos tornaremos como Jesus.
Na verdade, o estilo de vida velho tem que mudar. Muitos querem as promessas de Jesus, a Sua herança, as Suas bênçãos, mas não estão dispostos a viver como Ele viveu. Mesmo conhecendo o Senhor, se insistirmos a viver como vivíamos antes, vamos colher o que colhíamos antes.
Porém, se nos rendemos ao senhorio de Cristo, naturalmente teremos sede de Deus e o Espírito Santo se manifestará em nossa vida. Portanto, há a necessidade de mudança para o estilo de vida cristã. Não basta aceitar a Cristo, achar interessante o que a Bíblia diz e viver de conformidade com o que antes se vivia. Assim é que para receber os frutos que o Senhor tem para nós, temos que nos inserir num estilo de vida de Cristo.
2. Vida espiritual e a alma
O problema é que a alma dominou por tanto tempo na nossa vida, que até se atreve a assumir o encargo de realizar a consagração, buscando com isso agradar a Deus. Uma guerra entre a alma e o espírito é travada em secreto, no interior dos filhos de Deus, e não tem fim. A alma procura manter sua autoridade e agir independentemente, enquanto o espírito luta para possuir e dominar tudo, no sentido de manter a autoridade de Deus em nossa vida.
Não podemos ser dirigidos pela emoção, por aquilo que vemos, não podemos permitir que a alma controle nossa vida espiritual, precisamos dizer não para os desejos carnais expressos pela nossa alma e buscarmos mais a Deus com oração, jejuns e meditação da Sua Palavra. O objetivo disso é que a alma não possa mais influenciar o espírito, pois precisamos estar debaixo da influência do Espírito Santo de Deus.
Deus começa de dentro para fora, Ele começa no meu espírito, alcança a minha alma com a sua Palavra nos transforma e nossa vida muda. Tudo isso reflete no nosso exterior, somos novas pessoas. Temos em Cristo Jesus o Espírito Santo habitando dentro de nós e é Ele que nos conduz a um estilo de vida segundo Deus.
3. Estilo de vida de Deus
As coisas do Senhor só se apropriam no espiritual, não no natural. Somente através da fé nEle e em Sua Palavra que nos levará a uma mudança de vida. Vejam só o resultado de quem vive no natural e no sobrenatural: Ló sobrinho de Abraão, um homem carnal terminou sua vida em uma caverna, mas Abraão, um homem espiritual terminou seus dias em ditosa velhice, viveu uma vida sobrenatural e prospera. Ele, seu filho Isaque, seu neto Jacó e seus bisnetos, entre eles estava José, governador do Egito, foram homens riquíssimos, poderosos na terra, mesmo quando saíram do Egito, saíram ricos em ouro, prata, bronze, pedras preciosas etc.
Abraão se apropriou de todas as bênçãos que Deus preparou para ele. Viveu até 175 anos. Desfrutou tudo de Deus. Foi tremendamente abençoado. Precisamos entrar no estilo de vida espiritual e sobrenatural que nos levará a viver uma ditosa velhice.
4. Estilo de vida do homem
O segundo é o estilo de vida do homem, natural. Vive de uma forma racional, ou sentimental ou a mercê das vontades próprias ou do diabo. Este é um estilo onde nós mesmos tomamos nossas decisões, projetamos coisas e respondemos de acordo com nosso entendimento natural do que é correto. Isso pode ser chamado de “bom senso”, e por melhor que seja o que aprendemos na vida, na escola ou em família, esse estilo de vida não tem a ver com Deus, pertence tão somente ao homem natural e podemos ter esse estilo de vida natural, dentro da igreja, ou seja, sermos servos do Senhor e ainda continuar vivendo como antes.
Conclusão:
Somos santos lutando contra o pecado. A vontade de Deus não é apenas ter um monte de mundanos salvos. A vontade de Deus é que completemos a nossa carreira, cheios do Espírito Santo, com a chama do amor e da fé acesa, frutíferos com uma multidão de filhos legítimos que foram gerados na perseverança da oração e dedicação, Deus quer que guardemos a fé e combatamos o bom combate com Cristo.
Qual o estilo de vida que você quer viver? O estilo de vida espiritual e sobrenatural ou natural? Pode-se até pensar que não é possível conseguir esse estilo de vida cristã. Porém, na realidade, basta estar apaixonado por Jesus e deixar-se ser conquistado inteiramente por Ele, é desta forma que seremos guiados pelo Espírito Santo a um estilo de vida sobrenatural, prospero e feliz?
Somos a Igreja Apostólica Corpo de Cristo que recebeu a revelação do modelo de Cristo, uma igreja no templo e nas casas que se reúne em equipes de doze para cumprir a grande comissão dada pelo Senhor Jesus, fazer discípulos de todas a nações. Bem-vindo ao novo tempo, ao tempo de preparar a igreja para a grande colheita que antecederá a volta do Senhor Jesus! Você pode, você consegue, você faz parte deste grande exercito que tem como General o Senhor Jesus!
Somos doze, somos um, somos IACC!
No amor de Cristo!
Apóstolo Eliezer