Tema da Série : Focando na Formação dos 12 – Parte 7

Os 12 são Pedras Vivas na Edificação da Igreja.

1 Pedro 2 : 4 e 5 1 / 12 / 2022

Chegando-vos para Ele, a pedra que vive, rejeitada sim, pelos homens, mas para
com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados
casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais
agradáveis a Deus, por intermédio de Jesus Cristo.

Jesus em seus ensinamentos, sempre usou elementos da natureza como meio de facilitar a
compreensão de suas mensagens para aqueles que o ouviam. Diante de Pedro, Jesus se auto-denominou (a rocha,                                                                                                                              o fundamento) sobre a qual a igreja seria edificada.

Isto fala também de sua natureza imutável e eterna, que seria reproduzida em todos aqueles
que viessem a receber o seu Espírito e que se tornariam seus seguidores.

O desejo de Deus é que o caráter de seu filho Jesus, cheio de amor, retidão, fidelidade e
indulgência, seja formado em nós, seus discípulos.

O Ap. Pedro que de forma pessoal viveu esta transformação, escreveu em sua primeira
epístola, que nós somos estas pedras vivas, com as quais o Senhor edifica uma casa espiritual, a
igreja. Esta mesma visão é revelada também por Ef. 2 : 19 a 21 : Assim, já não sois estrangeiros
e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o
fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular, na
qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor.

Se refletirmos mais profundamente sobre isto, veremos aqui revelada, a igreja formada por
discípulos, o modelo dos 12, onde as pessoas não ficam soltas, mas são trabalhadas e colocadas em
posições especificamente determinadas.

Imagine uma pilha de tijolos numa calçada, aguardando para serem usados numa construção.
Estão soltos, sem uma ordem definida, e passíveis até de serem roubados ou quebrados, mas esta
realidade muda radicalmente, a partir do momento em que o construtor passa a assentá-los sobre as
linhas traçadas no projeto da edificação.

Na Visão Celular M12 cada pessoa deve ser cuidada e preparada para ocupar uma posição
definida na igreja, com vistas ao seu desenvolvimento pessoal e a promover a edificação do corpo,
como descreve Ef. 4 : 15 e 16 : Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo
naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo
auxilio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio
aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Na Visão o líder deve trabalhar pelo crescimento espiritual e pessoal de cada discípulo, porque
esta é a garantia de que outros líderes serão formados, o que consequentemente, produzirá também
o crescimento numérico da igreja.

Vimos nos discipulados anteriores que os discípulos que alcançam a posição de líderes de
célula, devem ser trazidos para integrar uma equipe de 12. Muitos líderes, porém, se perguntam:
quais os critérios eu devo usar para escolher as pessoas que farão parte da minha equipe?

É certo que o primeiro e mais importante recurso, é a oração pedindo ao Senhor que nos ajude
a escolher aqueles que estão no propósito de Deus, para a nossa equipe e para o ministério. O Senhor
já sabe quem são os Pedros e quem são os Judas.

Se fizermos um caminho espiritual para estabelecer esta escolha, o Senhor nos ajudará a
discernir as pessoas aprovadas por Deus, embora seja inevitável que alguns tropecem e se desviem. O
próprio Senhor Jesus disse: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual
eles vem! Lc. 17 : 1.

Além da oração, poderemos também observar alguns traços espirituais nos discípulos, que nos
ajudarão a escolher pessoas que nos trarão alegrias, ao invés de dissabores.
Antes de confirmar alguém como parte da equipe de 12, procure neste discípulo, estas características:

1 – Humildade:
Fp. 2 : 3 : Nada façais por partidarismo ou vangloria, mas por humildade,
considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

Uma pessoa humilde, busca aprender, se deixa tratar, valoriza o líder e a equipe.
A humildade é uma premissa da submissão a liderança de alguém. Pessoas soberbas tem
dificuldade de reconhecer e submeter-se a autoridade de um líder.

2 – Despojamento:
Ex. 18 : 21 : Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de
verdade, que aborreçam a avareza.

A avareza é um tipo de idolatria. O despojamento significa, um coração desprovido de vaidade
e ganância. O amor ao dinheiro, a busca por status, tem posto a perder lideranças que começaram
muito bem, mas que infelizmente, terminaram muito mal. Quantas pessoas não trocam a comunhão
com Deus pelo trabalho e o ministério por uma proposta financeira sedutora?

Deus não se importa em que alguém se enriqueça, desde que seu coração permaneça Nele e
não no dinheiro.

3 – Gratidão:
1 Ts. 5 : 18 : Agradeçam em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus
em Cristo Jesus para convosco.

Invista onde você achar gratidão. Pessoas com corações agradecidos tendem a ser fiéis, e
buscam sempre retribuir o que receberam, sendo esta, uma grande virtude favorável à manutenção
das alianças.

Corações agradecidos não esquecem o bem que receberam, e se sentem devedores aos que
lhe abençoaram, sentimento este, que dá origem a palavra obrigado.

4 – Disposição:
1 Rs. 17 : 9 : Dispõe-te e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, onde ordenei a uma
mulher viúva que te dê comida…

A obra de Deus é feita de pessoas de boa vontade, pessoas que estão sempre prontas a
atender um chamado, e dispostas a cumprir a missão.

Pessoas com espírito servil, tendem a se transformar em excelentes líderes. Observe
principalmente o comportamento de um discípulo em relação as pequenas tarefas. O que é disposto e
zeloso nas pequenas coisas, chegará às grandes conquistas. O bom discípulo é aquele com quem seu líder pode sempre contar!

5 – Submissão:
Hb. 13 : 17 : Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles, pois velam
por vossa alma…

Ser um bom discípulo representa a compreensão e a decisão de deixar sua própria missão,
para tornar-se parte da missão de outro. A etimologia da palavra submissão indica a missão de estar
embaixo (sub), dando suporte a missão de alguém. É a esposa dando suporte a missão confiada ao
marido, o discípulo cooperando na missão confiada ao líder. Este é um dos fundamentos principais do
discipulado.
6 – Amor:
Cl. 3 : 14 : E sobre tudo isto, porém, revestí-vos do amor que é o vínculo da perfeição.
O amor é um dom derramado por Deus nos corações, todos nós precisamos aprender a amar,
e crescer na capacidade de amar, pois este é o único vínculo capaz de nos manter ligados a Deus, a
nossa família, aos nossos líderes e discípulos.

Lembremos agora dos tijolos citados no início deste estudo. Ninguém constrói uma casa só
com tijolos empilhados, é imprescindível que os tijolos sejam fixados por meio de uma argamassa,
que ligue cada tijolo ao que está em cima, ao que está ao lado e ao que está embaixo. De igual
maneira, só o verdadeiro amor, poderá manter a unidade da igreja, nos fazendo permanecer ligados
aos nossos líderes, aos irmãos na célula, ou na equipe de 12, e aos discípulos que geramos.

Muitos casamentos e ministérios desabam porque o amor se esfriou. Na formação e
conservação da nossa equipe de 12, devemos vigiar e orar, para que a chama do amor esteja sempre
acesa em cada coração. Que o Senhor nos capacite, e faça através de nós, sólida e durável a
edificação da sua igreja.

Que o Senhor os abençoe e multiplique extraordinariamente, conforme a promessa ENDJ.

Amamos vocês.

Aps. Fábio e Claudia A. Abbud

Imprimir