Princípios eternos de Deus – Parte II

Lucas 15:11-32

Aprendemos na semana passada que as nossas decisões definem nosso futuro.  Quem aplica o que aprendeu demonstra que o terreno do coração é fértil, que a semente foi aceita e germinou. Esta pessoa demonstrou que o tratamento de Deus teve sucesso, por isso o deserto foi encurtado, a dor acrescentou valor e que a herança está garantida. Por isso é fundamental ouvirmos e praticarmos a Palavra de Deus.

Vimos que as nossas decisões determinam as nossas circunstâncias. Nossa vida não muda a menos que entendamos que criamos as nossas circunstâncias. Somos responsáveis pelas consequências de nossas ações. Essas verdades são princípios Bíblicos que uma vez entendidos e aplicados, trazem salvação em todas as áreas da vida.

Vimos também que Existem muitos tipos de relacionamentos perigosos e as pessoas mais perigosas são aquelas que nos levam a perder o temor e amor a Deus. Precisamos valorizar a nossa salvação, o amor de Deus na nossa vida, a nossa família, os nossos pais e filhos, a nossa vida espiritual, a nossa igreja e célula onde estamos integrados e também os nossos líderes e nossos discípulos.

O ensino traz o conhecimento e isso não tem preço, pois o conhecimento e aplicação dos princípios de Deus nos leva a viver uma vida equilibrada e saudável em todos os aspectos. Você nunca mudará o que você é até perceber quem poderia ser. O conhecimento em Deus e Sua palavra vai te levar para níveis mais altos de revelação, e, sua verdadeira identidade será fixada em teu coração.

Veja sobre o princípio da Identidade que nos foi restituído por Deus, pois em Cristo somos filhos, herdeiros e mais que vencedores, por outro lado, se não temos este conhecimento, poderemos ser enganados por aquilo que o diabo está falando através da mídia, escola, pessoas, crises etc.

Relembrando sobre o filho pródigo, ali estava ele sentado junto aos porcos pensando que ele poderia estar numa posição melhor, se ele pelo menos pudesse ser um empregado de seu pai. Ali ele começou a ver o que ele poderia ser. Aquela pequena luz foi suficiente para levá-lo a sair da sua posição de miséria e avançar para o seu verdadeiro destino.

Pense sobre estas coisas a seguir:

1. Você será lembrado pelos problemas que você resolveu ou pelos problemas que você criou. Nós decidimos como queremos ser lembrados no futuro. Aqueles que resolvem problemas deixarão saudade, mas aqueles que são problema, não farão falta alguma. O jovem tornou-se célebre pelos problemas que ele causou ao seu pai. Além do prejuízo financeiro e das noites em claro, podemos imaginar a angústia e a saudade daquele homem preocupado com o filho.

Deus nunca vai consultar o seu passado se você se arrepender e mudar de postura. O pai não determinou o futuro daquele jovem com base nas suas decisões passadas, pois ele já estava vivendo as consequências dos seus erros, mas o novo futuro daquele filho foi determinado com base em sua nova postura de arrependimento e decisão de mudança no presente, agora o seu futuro estava mudando para melhor.

O amor do pai é absolutamente constrangedor. Alguns certamente se sentiriam mais confortáveis em casa se o pai lhe desse uma tremenda surra no regresso, mas não, quando nos arrependemos e recebemos a Jesus como nosso redentor, Deus nos recebe e revela o seu amor. As conseguências vão sendo amenizadas e um novo destino é estabelecido e o futuro de êxito é garantido, tanto aqui na terra como na eternidade no céu. Deus é bom demais!

2. O ponto de entrada de Satanás em nossa vida pode ser através de alguém próximo. É interessante que o ponto de ataque de Satanás foi justamente o irmão do filho pródigo. O inimigo sempre vai tentar nos atingir a partir de alguém próximo a nós, pois com estranhos não seremos profundamente afetados, a rejeição que nos atinge sempre virá de alguém que amamos, dependemos e confiamos.

4. A bênção de Deus são para quem confia na sua graça infinita. Quando este jovem chegou em casa, o pai lhe deu uma grande demonstração de amor e aceitação. Quando o pai o avistou vindo ao longe, diz a Palavra de Deus que ele saiu correndo para encontrar o filho mostrando o seu amor gracioso.

Para muitos de nós é difícil imaginar que Deus possa estar alegre conosco e celebrar esta comunhão. Mas é exatamente isso que a Palavra de Deus afirma em Sofonias 3:17: “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te -á no seu amor, regozijar-se -á em ti com júbilo.

Aquele filho estava satisfeito em apenas ser um empregado, mas o pai o convidou para sentar-se na mesa da comunhão familiar, celebrando uma grande festa de recepção, e, é exatamente o que Deus tem para você, Ele te ama com amor eterno e incondicional e através do Senhor Jesus, pelo qual temos a remissão dos nossos pecados, Ele te convida para sentar-se à mesa e juntos celebrarmos a benção da salvação.

Você crê no Deus criador dos céus e da terra? Você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se entregou por nós para remissão dos nossos pecados e assim recebermos a vida eterna? A bíblia diz que todo aquele que crê deve confessar a sua fé nEle e assim receber a salvação. Você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus? Essa é a hora! Vamos orar?

No amor de Cristo

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir