Princípios eternos de Deus – Parte 4

Lucas 15:20-32

Nos Salmos 51:10 diz: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Em Provérbios 4:23 diz: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. E em provérbios 23:26 Deus diz: Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos (ensinos, princípios, mandamentos).

Nestas últimas quatro semanas temos falado destes princípios bíblicos que aprendemos com a parábola do filho pródigo. Falamos sobre o filho mais novo que foi ingrato, infiel e rebelde e que se tornou o filho pródigo, pois este voltou arrependido e foi honrado. Falamos também do filho mais velho que tinha uma relação superficial e mecânica com o seu pai e não valorizava o que tinha e nem usufruía da sua condição de filho e herdeiro, e falamos também do pai e de seu amor incondicional.

Nos textos que lemos hoje podemos ver que o segredo para uma vida plena e sadia está no coração, Deus insistentemente pede o nosso coração, pois nele está a fonte da vida e esta fonte não poder ser contaminada.

1. Deus requer de nós uma mudança de coração. Deus é o nosso Pai, Ele nos ama incondicionalmente e tem colocado em nós coração de pais e filhos espirituais, nos dando revelação de família e de servos no Seu Reino, pois Ele nos tem chamado para compartilhar com este mundo da benção da salvação, começando com a nossa casa.

2. Tudo o que semeamos colhemos. Se investirmos em boa semente teremos uma boa colheita, mas se semearmos sementes ruins as colheitas serão ruins. Muitos dos problemas que temos em nossas vidas são resultado de más sementes plantadas; para mudar isso precisamos começar a plantar boas sementes para no futuro termos boas colheitas.

3. Aprenda e decida plantar boas sementes! O Pai do filho prodigo deixou que seu filho passasse por experiências ruins para depois falar ao seu coração, pois naquele momento de rebeldia, ingratidão e desonra, aquele filho não ouviria seu pai.

Nos tempos bíblicos as pessoas não corriam devido à vestimenta comum que usavam, pois naquela época não usavam roupas debaixo, Deus até orientou aos sacerdotes a usarem roupas debaixo na hora de subir no altar para não expor a nudez. Eles usavam aqueles vestidos longos e para correr teriam que levantar e se o fizesse, exporiam a nudez, mas o pai daquele jovem correu em direção ao filho levantando a vestimenta, chamando a atenção para si e desta forma encobriu a vergonha de seu filho que estava com as roupas rasgadas. Então pediu para vestirem o filho cobrindo assim a sua vergonha.

Veja o paralelo: A roupa de Jesus foi tirada e Ele foi exposto à vergonha lá na cruz, para que a nossa vergonha fosse coberta. Hoje temos cobertura de filhos, o sangue de Cristo nos cobre pelo perdão, estamos protegidos. O Pai Celeste nos ama, Ele pagou um alto preço ao enviar Jesus, Deus nos quer juntos com Ele para sempre em Sua casa.

4. Projete e sonhe. Uma vez que somos filhos de Deus e temos acesso a Sua presença, precisamos sonhar e trabalhar para vê-los realizados. Se você tem sonhos e quer vê-los realizados, precisa ser facilitador. Para isso é necessário observar os princípios bíblicos do amor, do arrependimento, confissão, perdão, retidão, fé, fidelidade, honra, lealdade, semeadura, santidade, honestidade, justiça, mordomia do tempo e das finanças e praticá-los.

Não permita que o tempo tire seu foco em Deus, de sua Palavra e de sua chamado, voltando ao passado, ressuscitando assim a velha natureza, o velho homem. Precisamos através da confissão e atitudes de fé construirmos bases para a realização dos sonhos de Deus na nossa vida. Descobri que muitas vezes somos, literalmente, a barreira que dificulta e impede as promessas e milagres de Deus acontecerem na nossa história de vida.

5. Nesta vida construímos paredes ou pontes. O irmão do filho pródigo tinha a mente de escravo, mesmo sabendo que tudo que era do pai era também dele, não usufruía e murmurava.  O filho pródigo só voltou porque reconheceu que tinha cometido um erro, houve mudança de mente, sua mente foi renovada e aconteceu a transformação, mas o filho mais velho colocava barreira para benção fluir.

Com hábitos velhos, não se constrói coisas novas. Cuidado para não voltar a ser como antes de conhecer ao Senhor Jesus, ou como antes de aprender sobre princípios e estar tratado no seu caráter. Toda mudança e conquista tem preço e precisamos preservar, permanecer e continuar.

6. O que você quer e busca é de fato o que você precisa. Ninguém terá o que não busca e nem pagará preço pelo que não precisa; Jesus disse, pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se vos á. O que semeia pouco colhe pouco. Nada se move sem haver uma semente plantada na terra e no reino espiritual. (Eu preciso de salvação, eu preciso de Jesus, eu preciso crescer e frutificar…).

Jesus como filho foi plantado como Semente para que nos tornássemos filhos de Deus e cidadãos do Seu Reino. Nossas atitudes em aplicar os princípios de Deus na nossa vida, família, célula, igreja e finanças precisam ser radicais, pois o inimigo das nossas vidas não brinca e ele fará de tudo para roubar as nossas bênçãos e nos impedir de vivermos do melhor que Deus tem em Cristo para nós. Deus se importa com você, ele quer ver você salvo, frutificando e prosperando nesta terra e na eternidade. Amém!!!

Compartilhar: O que Deus ampliou para você nesta ministração? Você já confessou a Jesus como teu Senhor e salvador? Agora é a hora.

No amor de Cristo

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir