O resultado dos sete mergulhos de Naamã

2 Reis 5:1-19

Esta cura e libertação na vida de Naamã foi resultado dele crer e obedecer a instrução de Deus através do profeta Elizeu. Naamã ouviu falar que havia um profeta em Israel que era poderosamente usado por Deus, e mesmo relutando, por causa do orgulho, resolveu procurar e obedecer a instrução de Elizeu. Aprendemos aqui que precisamos estar dispostos a obedecer ao Senhor em tudo, pois nesta atitude estará a nossa vitória.

Este relato bíblico de Naamã, o comandante do exército sírio, é um exemplo maravilhoso de como Deus trabalha de maneiras misteriosas e surpreendentes. Naamã foi curado de sua lepra depois de seguir as instruções do profeta Eliseu de mergulhar sete vezes no rio Jordão. Os sete mergulhos de Naamã representam um poderoso símbolo espiritual para nós hoje.

Aqui estão algumas lições que podemos aprender com os sete mergulhos de Naamã:

1. Reconhecimento da Necessidade – Naamã precisava ser curado de sua lepra e reconheceu sua necessidade de ajuda. Da mesma forma, precisamos reconhecer nossa necessidade espiritual e buscar ajuda em Deus. Somos nós que vamos na direção dEle e é esta atitude que moverá Deus na nossa direção.

2. Buscar por Ajuda – Naamã procurou ajuda e foi a Eliseu em busca de cura. Nós também precisamos procurar ajuda quando enfrentamos dificuldades que estão acima das nossas forças, sejam elas espirituais, emocionais, familiares ou físicas. Em Jesus Cristo há respostas para as nossas vidas em todas as áreas.

3. Orientação do Profeta – Eliseu deu instruções claras a Naamã sobre o que fazer para ser curado. Precisamos ouvir e seguir as orientações da Palavra de Deus através daqueles que Deus coloca em nossas vidas para nos ensinar cuidando de nós.

4. Obediência – Naamã obedeceu a instrução de mergulhar sete vezes no Jordão, a princípio ele relutou, resistiu, mas obedeceu, aquilo pareceu estranho ou inútil, mas havia na sua equipe um parteiro que o motivou. Precisamos ter fé e obedecer às instruções de Deus em Sua Palavra, mesmo que não façam sentido para nós.

5. Paciência – Naamã mergulhou sete vezes, um ato que exigiu paciência e persistência. Precisamos ter paciência e perseverança em nossa caminhada espiritual, familiar, ministerial e profissional, mesmo que as coisas não aconteçam imediatamente.

6. Arrependimento – Naamã precisou se humilhar e se arrepender diante de Deus para ser curado. Precisamos estar dispostos a nos arrepender de nossos pecados e nos humilhar diante de Deus. O sinal de arrependimento e visto na obediência e esta obediência manifesta mudança de vida em nós.

7. Transformação – Naamã foi transformado fisicamente pela cura de sua lepra e espiritualmente pela atitude de crer e se submeter ao Deus de Israel. Da mesma forma, quando seguimos as instruções de Deus e nos submetemos a Ele, somos transformados e tudo ao nosso reder muda, a cada dia nos tornamos pessoas melhores por meio da nossa fé em Jesus Cristo nosso salvador.

A história de Naamã e seus sete mergulhos é um lembrete poderoso de que Deus trabalha de maneiras misteriosas e surpreendentes. Se seguirmos as instruções de Deus e confiarmos em Sua orientação, Ele pode nos transformar e nos abençoar de maneiras que nunca poderíamos imaginar. Experimente e viva a cada dia o poder da salvação em Cristo manifestada em nós pelo Espírito de Deus. Amém?

Oração Final: Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

Avisos: Próximo domingo as 18:00 horas será a Santa Ceia. As inscrições para o Encontro estão abertas, se inscreva.

No amor de Cristo!