Pular para o conteúdo

O mal está com os dias contados

  • por

Apocalipse 20:7-15; João 5:24

 

Apocalipse FALA DO FUTURO e nos mostra como a história terminará: O mal será definitivamente vencido, todos estarão diante de Deus e Cristo reinará para sempre. Talvez, quando olhamos para o mundo, seja difícil imaginar isso. Vemos injustiças, sofrimento, famílias enfrentando lutas e pessoas perguntando: “Até quando?” A resposta de Deus é cheia de esperança: não será para sempre!

Saber que Jesus terá sempre a última palavra muda a maneira como enfrentamos nossas lutas, como vivemos nossa fé e como enxergamos as pessoas que ainda não conhecem a Cristo verdadeiramente.

 

  1. NOSSO CORAÇÃO PRECISA DE JESUS

Apocalipse 20 mostra que, mesmo depois de experimentar condições extraordinárias sob o governo de Cristo, ainda haverá pessoas que escolherão a rebelião quando Satanás voltar a enganar as nações. Isso revela algo importante: o maior problema do ser humano não está somente nas circunstâncias ao seu redor; nosso coração precisa ser transformado.

Podemos mudar de cidade, emprego, amizades e ambientes. Podemos até começar a frequentar uma igreja. Algumas dessas mudanças podem nos fazer muito bem, mas nenhuma delas pode fazer aquilo que somente Jesus faz. Jesus disse: “Necessário vos é nascer de novo.” (João 3:7) Deus não quer apenas melhorar alguns comportamentos. Ele quer nos dar uma nova vida.

Talvez alguém pense: “Quando eu conseguir organizar minha vida, vou procurar Deus.” O Evangelho apresenta outro caminho: não mudamos primeiro para depois chegar a Jesus; chegamos a Jesus e Ele começa a nos transformar. Essa é uma esperança maravilhosa para todos nós.

 

  1. O MAL TEM PRAZO, JESUS NÃO

No futuro Satanás promoverá uma última rebelião, mas ela é rapidamente encerrada. Finalmente, ele é derrotado para sempre. Existe uma verdade aqui que precisamos guardar: Deus e Satanás não são duas forças iguais disputando para descobrir quem vencerá.

  • Deus é Criador; Satanás é criatura.
  • Deus é soberano; Satanás é limitado.
  • O mal tem prazo; Cristo reina eternamente.

Talvez existam situações em nossa vida que parecem nunca terminar. Uma luta dentro de casa, uma oração ainda não respondida, uma injustiça, uma preocupação ou simplesmente um período de cansaço.

Apocalipse nos ensina a olhar para o presente conhecendo o final da história.

 

Jesus vencerá.

  • A mentira não permanecerá para sempre.
  • A injustiça não permanecerá para sempre.
  • A dor não permanecerá para sempre.
  • O pecado não permanecerá para sempre.

Por isso, não desista por causa de um capítulo difícil quando Deus já revelou como a história termina. Continue crendo. Continue orando. Continue caminhando com Jesus. Nossa esperança não está na ausência de problemas, mas na certeza de quem terá a última palavra.

 

  1. HOJE É TEMPO DE GRAÇA – Apocalipse 20:11-15

O apóstolo João vê um grande trono branco e pessoas de todas as condições diante de Deus. Essa é uma parte séria da Bíblia. Ela nos lembra que nossa vida tem valor eterno e que um dia todos estaremos diante do Criador. Mas precisamos entender o juízo à luz da cruz.

Deus não permaneceu distante esperando que a humanidade encontrasse sozinha uma maneira de chegar até Ele. Jesus veio até nós. Ele morreu por nossos pecados e ressuscitou para nos oferecer perdão, reconciliação e vida eterna.

Por isso Jesus declarou: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24) Veja que promessa maravilhosa: Tem vida eterna. Não entra em condenação. Passou da morte para a vida.

Nossa esperança não está em sermos bons o suficiente para merecer a salvação. Nossa esperança está em Jesus. Talvez você esteja participando desta célula pela primeira vez ou ainda esteja conhecendo a fé cristã. Você não precisa entender toda a Bíblia ou todas as profecias para se aproximar de Deus.

Você precisa conhecer Jesus.

  • Hoje existe graça.
  • Hoje existe perdão.
  • Hoje existe reconciliação.
  • Hoje uma nova história pode começar na sua vida.

 

UMA ESPERANÇA QUE PRECISA SER COMPARTILHADA

Se sabemos que Jesus é o único que salva e que a eternidade é real, não podemos ser indiferentes a esta verdade e às pessoas ao nosso redor. Existem familiares, amigos, vizinhos e colegas que precisam conhecer essa mesma esperança. Evangelizar não é simplesmente convidar alguém para uma reunião. É amar uma pessoa a ponto de desejar que ela também conheça Jesus.

Por isso nossas células e igreja existem não apenas para cuidar de quem já chegou, mas também para alcançar quem ainda está longe. Ore por alguém. Aproxime-se. Escute. Sirva. Compartilhe sua história. Convide para a célula. Apresente Jesus. Às vezes Deus começa uma transformação eterna através de uma conversa aparentemente simples.

 

CONCLUSÃO

Apocalipse 20 nos deixa três verdades para guardar:

  • Nosso coração precisa de Jesus.
  • O mal não terá a última palavra.
  • Enquanto há tempo, precisamos compartilhar essa esperança.

E a história não termina no julgamento. Logo depois, João declara: Vi novo céu e nova terra…” (Apocalipse 21:1). O futuro produz esperança.

Se hoje você está enfrentando uma luta: persevere, Jesus tem a última palavra. Se você está distante de Deus: aproxime-se, hoje existe graça. E se você já conhece Jesus: não guarde essa esperança somente para você.

 

COMPARTILHAR

O que esta palavra falou ao seu coração hoje? Em qual área você precisa se lembrar de que Jesus terá a última palavra?

Amamos a sua vida!

Apóstolos Eliezer e Zenita