NO REINO DE DEUS QUEM PERDE GANHA

MATEUS 16: 24 – 28

Todos nós precisamos conhecer o verdadeiro significado da cruz. Muitos pregam e até mesmo escrevem a respeito do significado da cruz, mas, em essência, o que diz a Bíblia a esse respeito? Num sentido geral, não há qualquer dúvida de que a cruz implica em sofrimento, mas isso por si só não é suficiente para entendermos o seu significado.

A crucificação era um meio usado pelo governo romano para executar criminosos. Sem dúvida que, para um criminoso, a cruz era um grande sofrimento, pois ele não escolhia a crucificação, mas, ao contrário, era forçado a ela. Já a crucificação do Senhor Jesus foi muito diferente. Ele não foi forçado a sofrê-la, antes a escolheu. Ele Tomou voluntariamente a cruz e foi crucificado para o cumprimento do propósito de Deus.

Em outras palavras, Ele não foi forçado a morrer como se fosse um criminoso; antes, estava pronto a ser crucificado para que, pela sua morte, a sua vida divina pudesse ser liberada a fim de produzir a nossa salvação gerando desta forma a sua igreja. Dentro disso queremos compartilhar e aprender como ser um discípulo que perde para ser um vencedor em Jesus.

1º RENUNCIA –  Diga assim comigo, Jesus disse que se eu quiser, Ele não esta me obrigando, mas se eu quiser seguir a Ele eu devo negar a mim mesmo (e isso fala de renuncias). Vamos lá, me ajudem a ampliar para entendermos melhor. O que podemos Renunciar hoje para que o Reino de Deus cresça em mim levando-me ao caminho dos vencedores?

 A preguiça? Ou a Timedez? Meu conforto? A minha vontade de fazer o que eu quiser no dia que tem uma programação especial na minha igreja? O egoísmo? A falta de perdão? Um lazer? um dinheirinho que eu poderia estar comprando algo para mim? Os desejos da minha carne, o pecado e tudo aquilo que me dá prazer? É bom esclarecermos que tudo isso entristece a Deus e dá legalidade para o mal entrar.

Queridos a Renúncia que Jesus fez nos ensina que a semente que não morre para si ela não germina, Deus sacrificou a semente Dele que é Jesus e Jesus sendo essa semente se entregou para colher uma multidão de filhos, então toda Renúncia envolve sacrifício para que um fruto nasça. Para que uma arvore nasça é necessário que uma semente morra. Ou seja, precisamos perder para ganhar.

(Passar o videozinho do girassol) se der: https://youtu.be/uE5w3IoSOw8?si=H_dmXstmKvA3WWix

2º VONLUNTARIEDADE: Tome a sua cruz – Isso significa que também nós, os cristãos, não somos forçados a carregá-la, mas que devemos tomá-la voluntariamente. Devemos perceber que o Senhor Jesus não disse assim: “…a si mesmo se negue e seja crucificado, não”, e, sim: “… a si mesmo se negue e tome a sua cruz” (Mt 16:24). Em outras palavras: não deveríamos ser crucificados (forçosamente), mas, sim, deveríamos no dia-a-dia, tomar a cruz.

Ser crucificado indica que alguém está nos forçando a isso, enquanto “tomar a cruz” indica que nós mesmos nos voluntariamos a tal fato. Se você disser que Seus Pais, seus avós estão te crucificando (contra a sua vontade), então você não é um “tomador da cruz” e, sim, alguém que sofre de maneira forçada, não é algo voluntário).

Não devemos ser crucificados pelos outros, antes, tomamos voluntariamente a cruz e a carregamos. Esse foi o modelo que o Senhor nos deixou. E isso fala sobre obediência, se eu amo a Deus eu irei me voluntariar aos mandamentos da sua Palavra, Jesus disse assim em João 14: 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama;

O Senhor Jesus não sofreu como um criminoso, mas sofreu como um voluntário e feliz carregador da cruz, tendo o propósito de cumprir a vontade de Deus para produzir a igreja que hoje somos nós.

Jesus disse para Pedro em Mateus 26:53,54: Pedro, guarde a espada, pois se eu orar agora a meu Pai, Ele me daria mais de doze legiões de anjos. Isto é, eles não tem poder de me prender, eu estou indo voluntariamente.

Em João 10:18 Jesus disse: Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e tenho o poder de tomá-la de volta, pois foi isso o que meu Pai me mandou fazer.

Agora é a nossa vez de “tomarmos a cruz” para continuar o processo de edificação. Se você ainda não entregou sua vida a Jesus, hoje é o seu dia, nos dê um sinal, vamos orar com você.

CONCLUSÃO: A expressão “tomar a cruz” ganhará sentido em nossas vidas a partir do momento em que, voluntariamente, negarmos a nós mesmos em função da edificação do corpo de Cristo. (eu nego a mim mesmo por um proposito maior que envolve o projeto de Deus)

E hoje o Senhor Jesus deseja que saiamos daqui perdendo as discussão; muitas abandonando as justificativas inúteis, deixando o pecado e entregando ao Senhor a direção e solução de toda questões que nos rodeiam. Esse é o caminho a ser seguido por todos aqueles que desejam ser vencedores

Se você sente que ainda tem algo na sua vida que você precisa perder para o Reino e você sair ganhando, queremos orar por você, de um passo a frente. Derrepente você precisa perder o orgulho, soberba, a timidez ou até mesmo perdoar alguém, as vezes precisamos perder o vício, talvez você até se sente fraco, você precisa perder o achismo e olhar para o que Jesus tem feito por você.

Ler enquanto meditam em oração

  • Salomão foi infiel tendo tudo – Jó foi fiel mesmo perdendo tudo e esta atitude levou Deus a restituir o dobro do que ele tinha;
  • Os filhos de Eli se contaminaram mesmo estando rodeados de sacerdotes;
  • Daniel não se contaminou mesmo estando rodeado de más influências;
  • Davi foi infiel sendo rei – José foi fiel sendo servo e isso o fez governador da nação poderosa;
  • Adão pecou no paraíso e perdeu tudo – Jesus obedeceu no deserto e se tornou Senhor e Rei eterno.
  • Zaquel se arrependeu e escolheu devolver tudo que tinha roubado e ainda deu metade da sua riqueza aos pobres;
  • O jovem rico se entristeceu ao ser convidado a dar tudo o que tinha para seguir a Jesus;

Obedecer a Deus é uma decisão pessoal e não depende das circunstâncias em que você está. Jesus disse em João 14:23: Se alguém me ama obedecerá a minha palavra e meu Pai o amara. Nós viremos para Ele e faremos morada nEle.

Oração Final: Ore por todos e pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

Avisos: Próximo Sábado teremos culto de Jovens. Está aberto a inscrição para o Reencontro, Participe!

Amamos a sua vida!

Pra. Alessandra B. Fermino

Imprimir