14/02/2018 – Deus nos capacitou para sonhar

Joel 2,28

Esta profecia de Joel 2:28 foi renovada e usada pelo Apóstolo Pedro em Atos 2,17, quando este pregava no dia de Pentecostes, este texto nos revela que toda pessoa que tem o Espírito Santo recebe sonhos que vão além do natural, pois todos podem sonhar, mas só aqueles que estão conectados com o Céu, receberão sonhos do coração de Deus.

Todo o ser humano é dotado da capacidade de sonhar, mas somente aqueles que vivem a realidade do Céu, isto é, que conhecem a cultura do céu, sonharão projetos que vão além de si mesmos! Vamos aqui falar de 2 tipos de sonhos. O sonho durante o sono e o sonho acordado.

Tanto um tipo de sonho quanto o outro tem origem em um lugar que com certeza nenhum ser humano pode alcançar. Quanto ao sonho do sono, a ciência foi instigada a mergulhar neste universo, para tentar resumir em uma fórmula ou reação química este mistério tão grande! É verdade que se descobriu muito a respeito do sonhar. Mas não conseguiram chegar a “solução desta equação”.

Descobriu-se por exemplo que o sonho acontece durante duas horas por noite em que o corpo está paralisado, mas nestas duas horas algumas áreas do cérebro ficam mais aceleradas do que o normal, só que de um jeito diferente: de dia, a parte do cérebro que mais trabalha é o córtex frontal, o setor da massa cinzenta logo atrás da testa, responsável pelo pensamento racional e que no sonho é o contrário: essa área se apaga e o resto funciona de forma plena.

Um dos neurocientistas mais respeitados do mundo, de Harvard, descobriu que os sonhos são muito mais do que uma bagunça mental. Afirmou, com base em experiências, que os sonhos têm propósitos e que tecem de alguma forma a realidade. A ciência descobriu o que acontece com o corpo humano enquanto sonha, mas não consegue explicar porque sonhamos?

Existem aqueles que sonham porque estão preocupados com alguma coisa, outros porque estão de barriga cheia, outros sonham lembranças guardadas no subconsciente e outros recebem revelação e direção pelos sonhos vindas da parte de Deus para cumprirem um propósito.

O outro tipo de sonho que quero abordar, é o sonho acordado. Aquele que na verdade é uma vontade muito grande e definida de que algo aconteça. Uma visão de uma casa, um companheiro, uma viagem, ou qualquer outra coisa que ocupam nossa mente e pensamento quando estamos acordados e que nos estimulam a desejar vê-los materializados. Como explicar o sonho de uma criança de ser médica? Porque umas sonham em ser médicas e outras bailarinas ou engenheiras?

Tanto um tipo de sonho quanto o outro, não pode ser explicado e entendido pelo homem em sua origem. Tanto para um, como para o outro, ele vai sempre se deparar com um limite. Este limite é o local onde o humano se encontra com o divino. Aonde a criatura se depara com o Criador, e com a Sua soberania.

Existem coisas que nunca vamos entender com os sentidos humanos, nem com toda a tecnologia e ciência. Deus reserva este direito a Ele. Não permitir que o homem saiba tudo e entenda tudo. Assim é com os sonhos. Os sonhos pertencem a Deus! Nos sonhos Deus mostra o futuro! Nos sonhos Deus entrega respostas e gera objetivos para viver e lutar!

Muitas passagens na Bíblia mostram homens sonhando e através dos sonhos, Deus sinalizando o futuro.  José, Deus fez sonhar dormindo com um futuro em que seus irmãos e pai se curvariam em reverência a ele, pois o mesmo se tornaria governador do Egito. Abraão, com uma esposa estéril e idade avançada, Deus fez olhar para as estrelas do céu e sonhar acordado com uma descendência tão numerosa quanto elas. Tanto um como o outro visavam um propósito que Deus tinha naquela e nesta geração.

Por que será que estas passagens falam que o Espírito Santo daria sonhos aos velhos? Porque algumas pessoas não conseguem mais sonhar, isso acontece normalmente com os mais velhos. Também os traumas, as decepções, as rejeições, as desilusões de uma vida longe de Deus, marcam a vida das pessoas com uma incapacidade de sonhar de novo.

Se uma pessoa parar de sonhar, isto é, não ter mais propósitos no coração, ela morre, pois perde a razão da vida, perde-se o objetivo para viver. Quem sonha conquista, quem não sonha se acomoda e fica estagnado esperando a vida passar, isso adoece a alma de qualquer pessoa.

Até mesmo nós que conhecemos a Deus, através de Jesus, podemos correr o risco de deixar de sonhar, pois em meio as dores das provas e das aflições deste mundo, poderemos nos decepcionar e desistir.  Jesus falou que aqui teríamos lutas, pois o mundo jaz no maligno, mas que Ele Venceu nos dando uma luz no nosso entendimento de que com Ele venceremos também, é só crer e perseverar.

O próprio Deus permite que passemos por provas para sermos aprovados e levados a patamares espirituais e emocionais mais elevados, mas uma pessoa por falta de conhecimento da Palavra, poderá achar que Deus a esqueceu e se frustrar. Tem também o inimigo de nossas vidas que tentará nos enganar dizendo: Não adianta mais sonhar! Deus te esqueceu, Ele não te ama. É mentira dele! Deus tem um plano maravilhoso para as nossas vidas, ele nos ama com amor eterno e incondicional!

A bíblia diz que quando o Espírito Santo é derramado em nossas vidas conseguimos com intensidade sonhar de novo. Deus fala conosco através de sonhos! Precisamos desejar sonhar novamente os sonhos do coração de Deus! Precisamos pedir a Deus que nos reconecte com Ele através de Seu Santo Espírito!

O próprio Deus sonhou em nos ver salvos, por isso Ele enviou Jesus o Cristo para nos resgatar dando a cada um de nós a vida eterna, são milhares de vidas alcançadas pelos sonhos de Deus. Mas ainda existem outras milhares de vidas que precisam entrar neste foco dos sonhos de Deus, Ele conta conosco para anunciar a todos que este é o ano aceitável da salvação, que o amor dEle está disponível a todos, basta crer e querer. Os sonhos de Deus estão ativos na nossa direção, tanto nesta vida, quanto na vindoura.

Prática: Fica a vontade para compartilhar de acordo com a Palavra.

Ore por todos, dê mais 5 minutinhos para que todos experimentem o poder sobrenatural do Espírito Santo e coloquem em um pedaço de papel, um sonho que estava adormecido e parecia impossível. Profetize também que muitos terão sonhos nestes próximos dias a respeito dos sonhos do coração de Deus para eles. Faça o apelo aos visitantes e os convide para o próximo culto!

Imprimir