20/02/2018 – Caráter de Cristo em nós

Jeremias 18:2-6

Nenhum ser humano é capaz de transformar outro ser humano. Nós podemos sim ser instrumentos nas mãos de Deus, que é o único com tal poder. Só Deus pelo Espírito Santo pode mudar e moldar o caráter de uma pessoa e sua vida como um todo.

Caráter etimologicamente quer dizer coisa gravada. No dicionário Aurélio, caráter quer dizer: “qualidade inerente a uma pessoa, o modo de sentir e de agir de um indivíduo”. Nos livros de moral e cívica, caráter é o elemento que nos individualiza, dando a cada um de nós características próprias.

Muitos de nós já ouvimos por aí e acreditamos em um ditado popular que diz: “pau que nasce torto morre torto”. Esta é mais uma das mentiras anunciadas por um mundo que não conhece a Deus e Sua palavra. Deus pode sim mudar e moldar o caráter do ser humano, fazendo deste uma nova criatura!

Veja o que diz a palavra de Deus sobre isso:

  • 2 Coríntios 5:17 pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que TUDO se fez novo”.
  • Romanos 12,2 “não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa perfeita e agradável vontade de Deus”.
  • Gálatas 2,20 o Apóstolo Paulo disse: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.

Nós somos a criação de Deus, portanto só Ele tem a nossa “receita” e “fórmula” e só Ele pode mudá-la! Esta palavra do livro de Jeremias ilustra muito bem este poder, que só Deus tem, através deste exemplo do oleiro e do vaso de barro.

Para Deus mudar e moldar em nós um novo caráter, devemos nos entregar em Suas mãos assim como o barro se coloca nas mãos do oleiro. Para que um caráter seja tratado e moldado, é preciso que haja o “dispor-se”. Deus fará algo novo e surpreendente a partir desta disposição! Esta disposição começa a se manifestar quando dizemos sim para Jesus Cristo!

Com certeza, se o vaso sentisse dores ele não iria gostar nem um pouco daquela ação do oleiro sobre ele. Iria gritar “Pára! Está doendo! Deixa-me ficar meio torto e feio como eu sou!”

Muitas vezes assim somos nós neste processo divino de transformação. Gritamos, resistimos, murmuramos e até desistimos. Com certeza não é um processo fácil…, mas quem disse que seria? Como foi a Palavra pregada no domingo, só os guerreiros valentes conseguem ir além de si mesmos, só um Guibor (Valente) persevera sem desistir, este busca treinamento e aperfeiçoamento custe o que custar.

A transformação do caráter, isto é, esta “coisa gravada, estas características inerentes a uma pessoa”, só acontecerá se nos submetermos à Palavra de Deus, pois são verdades que ajustam a nossa vida para o padrão original. (sabemos que o pecado deformou e modificou o ser humano tirando-o do plano original). Temos que permitir que o Espírito Santo nos ensine e nos ajude, Jesus é o padrão estabelecido para nós que cremos nEle.

O primeiro passo, como sempre no Reino de Deus é a decisão, usar o livre arbítrio, é dizer “EU QUERO!” O segundo é começar a mudar pequenas atitudes em direção ao que diz a Bíblia.

Pequenas atitudes isoladas estabelecem hábitos em nossas vidas e os nossos hábitos imprimem ou definem nosso caráter. Precisamos começar pelas pequenas coisas e então alcançaremos uma nova natureza!

Parece fácil começar pelas pequenas atitudes, porém este é um grande desafio para nós. Deixar de murmurar, deixar de mentir, deixar de falar palavrões, deixar pequenos vícios, deixar a dúvida, deixar a preguiça, ler a bíblia todos os dias, orar individual e em família e outras “pequenas” atitudes.

Quando permitimos que Deus comece a mudança em nossas vidas pelo ponto certo, que somos nós mesmos, então Ele vai poder também reconstruir todos os nossos projetos. Muitos querem as coisas externas transformadas por Deus sem deixar que Ele transforme as internas.

Todos os projetos em nossas vidas devem começar da forma correta. Assim como Deus (O Oleiro) é capaz de refazer um vaso novo com o barro do vaso que se estraga em suas mãos, Ele também fará em nosso ser e em nossos projetos. Em nossos projetos de vida devemos sempre olhar atentos para o começo de tudo, devemos sempre estar dispostos a permitir que o oleiro reconstrua de forma correta, sem interferir nas etapas, sem resistir.

A maioria das pessoas enfrenta problemas, principalmente num projeto no qual estão envolvidas, porque não começaram pela forma correta. Quando algo é iniciado de forma correta, deslizes que podem trazer eventuais prejuízos são evitados. Muitos querem começar por onde outros estão terminando. Começar da maneira certa, fala de princípios, da essência de Deus em nós.

A disposição de se deixar ser moldado, de começar e fazer o que é correto da forma correta, faz com que as situações adversas não consigam demolir a sua convicção, e por consequência seus projetos. Uma convicção não é demolida por discursos ou palavras de derrota, quando há por trás um respaldo divino e um caráter transformado por Deus!

A palavra de Deus, as promessas, o Evangelho de Jesus, não podem se tornar um conforto para nós, pois nos levam a um confronto. Quem não se deixa moldar pelo oleiro, não viverá as transformações necessárias para que a obra prima de Deus se manifeste em sua vida!

Hoje o Oleiro está aqui e te pergunta: “posso fazer de você um vaso novo que me agrade mais”?

Vamos orar e pedir ao Senhor de toda a terra, ao grande Oleiro, que nos transforme em um lindo vaso, obra das Suas mãos, para vivermos aqui na terra a plenitude daquele que vive e reina para sempre, Jesus! Em  Isaías 64,8 diz: “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.”

Que Deus Abençoe a todos!

Imprimir