Atitudes para uma mudança

Marcos 10:46-52

Bartimeu era um cego e estava mendigando assentado à beira do caminho. Vejamos qual era a condição deste homem até que teve um encontro com o Senhor Jesus:

1. Cego: Ele estava no escuro. O seu caminho era de escuridão.
  2. Mendigo: Sem dinheiro e sem perspectiva de mudança. Dependia de esmolas, da ajuda dos outros, era uma vida miserável. Falido arruinado e desprezado.
  3. Assentado à beira do caminho: Sua vida estava parada. Ele vivia sem projetos e sem sonhos.

Não podemos ficar na beira do caminho da vida, tudo o que está vivo se move, cresce e desenvolve.  Quem está parado não tem vontade e nem forças para prosseguir, denuncia uma vida sem sonhos, sem projetos e sem perspectivas.

Bartimeu não desistiu no primeiro obstáculo: Vemos que a multidão o tentou calar, o tentou afastar de Jesus e da sua Salvação. Mas a convicção fundamentada na fé, de que Jesus era sua única solução, o levou a clamar ainda mais alto. Muitos milagres não acontecem em nossas vidas porque muitas vezes somos incrédulos e isto nos faz tímidos, ao contrário de Bartimeu, ele estava cheio de expectativas e não se intimidou diante dos obstáculos.

Ele teve coragem: Quando falavam para Bartimeu se calar, ele gritou mais alto ainda. Teve coragem para vencer os obstáculos e as tempestades da vida, coragem para dizer não ao pecado, não para uma vida de derrota e sofrimentos e sim a santidade, e sim para uma mudança de vida, e sim para Jesus.

Quando soube que Jesus passava por ali, ele teve expectativa de que Jesus poderia fazer algo por ele, por isso continuou clamando. Um Coração que espera um Milagre, assim estava o coração de Bartimeu, mas e o seu coração? Como está aqui nesta noite? Incrédulo ou cheio de expectativas, pois Jesus também está aqui!

No verso 49 diz que Jesus “parou e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama.” Jesus o chamou. Nessa noite, se você busca uma reposta em Jesus, Ele está te chamando também.

Bartimeu teve disposição: Ele não estava desanimado, nem precisava falar para ele ter bom animo, porque o cego estava animadíssimo e disposto a receber o seu milagre. Ele “Lançando de si a capa, levantou-se, deu um salto e foi ter com Jesus.”

Ele jogou a capa fora: Ao fazer isso Bartimeu deixou para traz o seu símbolo de mendigo, o seu passado. O seu bem mais precioso naquele momento, era aquela capa que o protegia do frio, do sol e da chuva. A capa era a velha companheira de Bartimeu que o acompanhava naquela vida de mendigo na estrada de Jericó.

Quando Jesus mandou chamá-lo, ele jogou fora a velha capa, ou seja, ele agora queria uma nova vida. Quando nos encontramos com Jesus com desejo de mudança, de viver um milagre e salvação, devemos Jogar fora as coisas velhas, os vícios e as dependências emocionais e físicas que nos prendem e nos limitam, devemos abandonar de vez a velha vida. Deus tem uma nova vida para você, livre-se da capa do pecado, da tristeza e da angústia, joga fora esta capa velha nesta noite e receba algo novo da parte de Deus.

Bartimeu não ficou prostrado: Não ficou esperando Jesus vir até ele por ser cego e limitado, pelo contrário, deu um salto e correu para o encontro com Jesus. Isto é Expectativa, Iniciativa, Coragem, isto é Disposição.

Pense nisso: Jesus passou por Bartimeu e não parou, mas esperou que ele o chamasse para que fosse legitimo aquela cura, libertação e salvação, pois temos livre arbítrio e o reino físico e espiritual se move segundo as nossas escolhas, é nossa parte crer e buscar e é a parte de Jesus interceder e nos salvar. Ele está aqui, mas só se moverá em nosso favor se o buscarmos expressando nossa fé nEle.

Bartimeu antes de clamar por Jesus e ter um encontro com Ele, era cego, mendigo e assentado beira do caminho. Mas quando Jesus mandou chamá-lo, ele recebeu palavras que mudara sua vida: levanta-te, tem bom animo o mestre te chama. Ele se tornou Filho e herdeiro de Deus, se tornou curado, liberto, salvo e seguidor de Jesus, se tornou uma nova pessoa, passou a ter novas expectativas para viver.

No verso 51 Jesus lhe fez uma pergunta: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: “Mestre, que eu torne a ver.” Ele teve convicção do que queria. Hoje, agora, Jesus está te perguntando: “Que queres que Eu te faça?” E, então, o que você vai responder pra Ele?

Mediante a resposta do cego Jesus lhe disse: Vai, a tu a fé te salvou. E imediatamente tomou a ver e seguia a Jesus estrada a fora. “Bartimeu creu em Jesus, ele sabia que Jesus podia fazer algo por ele, por isso Jesus lhe disse “A tu a Fé te Salvou”.

Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, Jesus está vivo, Ele reina poderosamente, Ele é o mesmo, por isso continua curando e salvando a todos que creem no Seu nome. Mas não basta ser curado e ser salvo recebendo milagres nesta vida, é preciso crer e seguir a Jesus, o Cristo, estrada a fora.

Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vai a Deus Pai, ninguém terá acesso ao Deus Vivo Criador, ninguém terá acesso a vida eterna sem Jesus, nosso Senhor e Salvador. Se você já recebeu e confessou a Jesus como teu Senhor e Salvador, quando orarmos faça um pedido a Deus em nome de Jesus, pois Ele te pergunta agora: Que queres que eu te faça?

Você que está nos visitando, se ainda não expressou a sua fé em Jesus clamando por Ele, para receber a vida externa, para ser salvo e receber o seu milagre, de um sinal e vamos orar junto com você confirmando a sua fé! Amém!

Prática opcional: Se esta palavra falou com você, expresse compartilhando.

No amor de Cristo!