Efésios 6:10-18
Quem desce ao campo de batalha, terá que se proteger. Deus não nos envia sem a devida proteção. Proveu-nos uma armadura espiritual para que possamos resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecermos firmes.
Este texto de Efésios 6:10-18 apresenta as diversas peças desta armadura e vamos olhar para elas analisando dois aspectos: As Formas de Ataque do Inimigo, por um lado, isto é, a estratégia que ele usa contra nós e A Proteção de Deus ou contra-ataque da nossa parte.
“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” (Ef. 6:14). Cada peça da armadura já indica o tipo de ataque que será desfechado, pois ela visa exatamente proteger a área de ataque.
A primeira apresentada é um confronto entre a verdade de Deus e o engano de Satanás. Desde o Éden, ele tenta conquistar o homem pela mentira, o engano, a meia-verdade. Jesus, falando sobre seu caráter mentiroso, diz em João 8:44: “Ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”.
A Bíblia nos adverte que nos últimos tempos haveria uma proliferação de espíritos enganadores (1Tm. 4:1). O principal foco de engano é acerca do caráter de Deus. O que Satanás fez no Éden com Eva, continua fazendo através dos seus emissários.
Além de mentir quanto ao que Deus é e diz, torcendo Suas palavras e dando às mesmas um outro sentido, ele tenta nos iludir quanto ao que nós mesmos somos. Uma das grandes áreas de ataque é o que somos em Cristo Jesus.
Ele busca convencer-nos de que não há jeito para nós; que vamos viver no pecado até o fim; que somos impotentes, que não há nada que possamos fazer contra as circunstâncias adversas. Além disto, vem o engano quanto ao caminho pelo qual devemos andar e o plano de Deus para a nossa vida. Satanás tudo fará para seguirmos uma direção oposta à vontade de Deus ou até mesmo um caminho paralelo.
O nosso contra-ataque a todo engano é a Verdade. Ela nos capacita para a batalha. O ponto de referência para confrontar todas as coisas, a fim de sabermos se elas estão do lado enganador ou de Deus, é a Palavra. Jesus orou em João 17:17): “Pai, santifica-os na verdade: a Tua Palavra é a verdade”.
É com esta verdade revelada na Palavra de Deus, que devemos nos cingir. O significado é preparo para aquilo que se tem que fazer. Cingir-nos com a verdade, é estarmos preparados para qualquer tipo de batalha.
A Palavra nos prepara, nos qualifica para a tarefa.
Em Lucas 12:35, encontramos outra referência ao cingir os lombos: “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias”. Aqui a referência é à prontidão. Nunca sabemos quando o conflito virá ou o mal a ser vencido todos os dias. O texto diz que devemos tomar toda a armadura “para que possais resistir no dia mau” (Ef. 6:13).
Quando é o dia mau? Não sabemos, Jesus disse que basta o mal de cada dia a ser vencido, mas existe um dia, Ciclo mal pra vencer. Mas quando ele vier, deveremos estar prontos para vencer.
Na hora da crise não existe condições de preparo. Hoje é o dia de nos cingirmos com a verdade, pelo estudo, meditação, confissão e obediência à Palavra da Verdade.
A Bíblia em I Pedro 1:13 nos exorta a cingir os lombos do nosso entendimento. O que destaca a importância da mente estar preparada. E nela que, primeiro, recebemos e decodificamos a mensagem.
As mentiras de Satanás são atiradas em nossa mente e precisamos ter armazenada a verdade para que possamos discernir qualquer pensamento de engano e logo rejeitá-lo, seguindo a verdade.
A verdade acerca do plano redentivo de Deus aponta para Jesus, Ele é o Caminho a Verdade e a Vida e ninguém acessa a Deus Pai fora dEle. Em Cristo fomos conduzidos a salvação (justificados), fomos regenerados no espírito e sendo regenerados processualmente na alma, redimidos…
Continua…
Amém!