Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the astra-sites domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u591702238/domains/corpodecristo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O poder da Palavra

O poder da Palavra

 

TEXTO: Tiago 3:1-12; Joel 3:10
 
OBJETIVO: Levar cada participante a controlar bem as suas palavras, pois elas indicam o tipo de vida da pessoa. Mostrar que somos resultado das nossas palavras.
 
Segundo os neurologistas (cientistas que estudam o sistema nervoso), a maior descoberta feita atualmente foi a de que todo o sistema nervoso é controlado pelo centro da fala (língua).
 
Exemplo: Quando eu digo "sou forte", todo o sistema nervoso recebe o comando de fortaleza. Mas quando eu digo “sou fraco, todo o sistema nervoso recebe comando de fraqueza, deixando o corpo indisposto”.
O próprio Deus mandou através do profeta Joel que saíssem no arraial mandando os homens que se sentiam fraco dizer: eu sou forte. Na tradução NVI diz, eu sou um guerreiro que significa forte, vencedor, corajoso… (Joel 3:10). 
 
O interessante é que, antes da descoberta científica, a Bíblia, há dois mil anos, já nos ensinava sobre esse assunto. Vejamos:
 
1.      Deus declarou que, se um homem controlar sua boca, dominará todo o seu corpo (Tg. 3:2 – Ler).
(Obs. Estes versículos da sub divisão não precisa ler, apenas citar para ficar registrado).
 
·     O estado do nosso corpo é resultado do que falamos.
·     Devemos colocar freios em nossa língua (Tg. 3:3- não ler, apenas citar).
·     Não devemos deixar sair da nossa boca nenhuma palavra torpe (Ef. 4:29 – apenas citar).
·     Uma palavra branda produz paz, mas a palavra áspera provoca ira (Pv. 15:1- apenas citar).
·     Seremos julgados pelas palavras que saem da nossa boca (Mt. 12:37 – apenas citar). ­
 
2. O destino do barco da nossa vida depende de como dirigimos nossa língua (Tg. 3:4 – Ler).
· Navio representa nossa vida;
· Ventos impetuosos representam nossas lutas;
· O leme representa nossa língua;
· O timoneiro somos nós, que devemos dirigir bem nossa língua;
· A língua que é dirigida com palavras de vitória, de fé, de esperança, de cura… levará o barco da vida ao porto da vitória.
 
Ex: vida espiritual, conjugal, ministerial, pessoal, familiar, financeira, profissional, etc. (Pv. 18:21).
 
· Língua que é dirigida com palavras de derrota, de morte, de incredulidade, etc., levará o barco da vida ao porto da derrota (Jo. 3:25).
 
3.  A língua tem o poder de destruir ou construir (Tg. 3:5,6 – ler).
O bosque somos nos, e o pequeno fogo é nossa língua. Quantas pessoas têm perdido a própria  vida apenas por causa de uma palavra.
 
· A língua dos Ímpios tem inflamado o curso da natureza.
   Ex: A bomba atômica acabou com uma cidade por causa da palavra de um presidente.
 
· Se o homem não se arrepender, sua língua será inflamada pelo fogo do inferno (Lc. 16:24). Precisamos nos arrepender dos nosso pecados e pedir perdão a Deus, e anular as palavras de maldição que falamos.
 
4.  A nossa língua deve apenas ser fonte de benção (Tg. 3:10-­12 – ler).
Jesus disse que a boca fala daquilo que estiver cheio o nosso coração. Se o nosso coração estiver cheio de magoa, amargura, tristeza, derrota, etc., será isso que a nossa boca falará. Segundo a bíblia, somos resultado das nossas palavras, Deus quer mudar a nossa vida, Ele quer nos salvar!…
 
A palavra de Deus gera fé em nosso coração, busque mais de Deus, cresça nEle pois se teu coração estiver transbordando da vida de Deus, será isso que você falará, e será exatamente isso que você terá.
 
A Palavra de Deus em Rom 10:8 diz: A palavra está perto de ti, isto é, a Palavra da fé que pregamos, se você receber no coração esta Palavra e confessar com sua boca, será salvo, receberá uma nova vida e vida eterna, pois esta vida procede de Deus e podemos recebe-la através de Cristo Jesus! Isto é, Se você crer em Jesus Cristo e entregar sua vida a Ele, você receberá a salvação, Jesus virá ao teu encontro e sua vida não será mais a mesma!
 
Quando recebemos uma palavra profética, precisamos confirmar com a nossa boca. Os nossos pastores tem liberados várias palavras proféticas nos nossos cultos em relação aos discípulos, famílias, vida profissional, vida financeira… no entanto é necessário receber e manter firme (reter, perseverar) na confissão da nossa esperança (Hb 10:23). Recebeu a palavra? confesse diariamente até ser gerado para manifestação. Você verá e terá aquilo que diz como resultado daquilo que crê!
 
Compartilhar: faça este compartilhar de acordo com a realidade de sua célula
1)     O que você entendeu desta palavra nesta noite?
2)     Você tem tido dificuldade nesta área?
3)     O que você vai fazer em relação ao que Deus falou com você hoje?
4)     Você crê em Jesus Cristo como Senhor e salvador da sua vida?
5)     Você já fez esta confissão com sua boca publicamente?
6)     Gostaria de faze-lo agora?
7)     Vamos orar pedindo perdão e cancelar as palavras de falamos que foram contrárias a Deus e sua vontade na nossa vida. Ele quer o melhor para cada um de nós!
 
Família Penha, cumprindo a proposta de Jesus: Ser igreja família que vive o amor de Deus, estamos unidos no amor de Cristo e na grande comissão de fazer discípulos com o coração adorador!
 
Um beijo no coração, pelo Messias a quem devo a minha vida, a quem eu amo de todo coração!
 
Daqueles que também como o Senhor, te ama de verdade!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 

 

Imprimir