Salmos 125:1-2: “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre.”
EXISTE UM LUGAR SEGURO
Todos nós procuramos segurança. Queremos segurança para nossa família, nosso futuro, nossos projetos e decisões. Porém, a Bíblia nos apresenta uma segurança que não depende de circunstâncias favoráveis: a segurança de pertencer ao Senhor.
O Salmo 125 não começa falando sobre aquilo que Deus pode nos dar. Começa falando sobre confiar n’Ele. Existe uma grande diferença entre conhecer coisas a respeito de Deus e colocar a vida nas mãos de Deus. O salmista está falando de pessoas que decidiram fazer do Senhor o fundamento de suas vidas.
E aqui encontramos a primeira verdade desta Palavra: Deus não quer ser apenas alguém a quem recorremos nos momentos difíceis; Ele deseja ser o fundamento sobre o qual construímos toda a nossa vida.
1 – CONFIAR É TRANSFERIR O PESO PARA DEUS
Confiar significa reconhecer que existe alguém maior do que nós conduzindo nossa história. Provérbios 3:5-6 declara: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
Nossa tendência é querer compreender primeiro para confiar depois. Deus muitas vezes nos chama para confiar enquanto ainda não compreendemos.
Abraão saiu sem conhecer completamente o caminho. Moisés avançou diante do mar antes de saber como Deus faria. Os discípulos seguiram Jesus sem conhecer tudo aquilo que viveriam. A fé começa quando reconhecemos: “Eu não tenho todas as respostas, mas conheço Aquele que tem.”
Reflexão: Talvez existam áreas da nossa vida que entregamos ao Senhor apenas parcialmente. Dizemos que confiamos, mas continuamos tentando carregar sozinhos aquilo que deveríamos colocar nas mãos d’Ele. O que você precisa verdadeiramente entregar ao Senhor hoje?
2 – DEUS NÃO PROMETE UMA VIDA SEM VENTOS, MAS UMA VIDA COM FUNDAMENTO
O salmista compara aquele que confia no Senhor ao Monte Sião. Montanhas enfrentam chuva, vento e tempestades, mas continuam no seu lugar porque possuem fundamento.
Jesus ensinou algo semelhante em Mateus 7:24-25. Ele disse que aquele que ouve Sua Palavra e a pratica é semelhante ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. Vieram chuva, rios e ventos, mas a casa permaneceu porque estava fundamentada sobre a rocha. Perceba: Jesus não disse “se vier a tempestade”; Ele disse que ela veio.
Seguir Jesus não significa ausência de dificuldades. Significa possuir um fundamento que as dificuldades não conseguem destruir. Nossa estabilidade não vem da ausência de problemas. Nossa estabilidade vem da presença de Cristo. É por isso que precisamos construir nossa casa, casamento, família, ministério, decisões e futuro sobre a Palavra.
Quem constrói apenas sobre circunstâncias viverá oscilando com elas. Quem constrói sobre Cristo encontrou uma Rocha, e sabemos, rocha não vacila e não oscila, ela permanece.
3 – EXISTE MAIS AO SEU REDOR DO QUE OS SEUS OLHOS CONSEGUEM VER
O versículo 2 apresenta uma imagem extraordinária: “Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo…” Jerusalém está cercada por montes. O salmista olha para aquela geografia e enxerga uma verdade espiritual: assim é a presença de Deus envolvendo Seu povo. Existem momentos em que enxergamos claramente o problema, mas temos dificuldade para perceber a presença de Deus.
O rei Davi declarou no Salmo 34:7: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” Talvez alguém tenha chegado à célula hoje sentindo-se sozinho, desamparado ou sem saber o que fazer. Esta Palavra vem para lembrar você: Deus vê você. Deus conhece sua história. E você pode encontrar n’Ele um lugar de segurança.
Talvez você tenha chegado pensando que precisava apenas de uma resposta. Mas Deus deseja oferecer algo ainda maior: Sua presença.
4 – JESUS É O CAMINHO PARA ESSA VIDA COM DEUS
A maior necessidade do ser humano não é simplesmente ter seus problemas resolvidos, sua maior necessidade é ser reconciliado com Deus. Jesus disse em João 14:6, “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
O Evangelho não é apenas uma mensagem dizendo que Deus pode melhorar todas as áreas da nossa vida. O Evangelho anuncia que, por meio de Jesus Cristo, podemos receber perdão, reconciliação com Deus e uma nova vida que aponta para a eternidade após a morte, a salvação, a vida eterna. E existe algo lindo no final de Salmos 125:2: “…desde agora e para sempre.”
Deus está falando de relacionamento, pertencimento e permanência. Cristo nos chama para uma vida que começa agora e alcança a eternidade. Por isso, a maior decisão desta noite não seja decidir como você resolverá todos os seus problemas, mas decidir sobre qual fundamento você construirá sua vida daqui para frente.
COMPARTILHAR – Líder, permita que algumas pessoas compartilhem brevemente:
- Em qual área da sua vida Deus está ensinando você a confiar mais n’Ele?
- Existe alguma área que você percebe que precisa reconstruir sobre Cristo e Sua Palavra?
APELO AOS VISITANTES
Líder, fale com simplicidade e amor: Talvez você tenha vindo a esta célula procurando paz, direção ou simplesmente porque alguém te convidou. Mas hoje Jesus está chamando você para algo maior: um relacionamento com Ele.
Você não precisa conhecer toda a Bíblia nem ter todas as respostas para começar. Precisa reconhecer que necessita de Deus e colocar sua confiança em Jesus. Cristo morreu e ressuscitou para nos reconciliar com o Pai celestial. Hoje você pode entregar sua vida a Ele e começar uma nova caminhada.
Se você deseja receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador e começar uma vida com Deus, queremos orar com você.
DECLARAÇÃO PROFÉTICA FINAL
Minha casa está edificada sobre a Rocha. Minha confiança estará no Senhor. Não viverei governado pelo que vejo, mas sustentado por aquilo que Deus falou. Assim como os montes cercam Jerusalém, creio que o Senhor está ao nosso redor. Minha família pertence a Jesus Cristo, nossa célula é lugar de salvação e restauração, e veremos novas vidas chegando ao Reino de Deus neste lugar. Permaneceremos firmes, porque Cristo é o nosso fundamento. Em nome de Jesus. Amém!”
Atenção: Próximo domingo teremos 7 horas de louvor, adoração e intercessão encerrando as 20 horas com A CEIA DO SENHOR. Cada doze com sua geração terão sua participação, se programe, Deus quer ser achado por nós numa medida maior daquela que já alcançamos. Até lá!
Amamos a sua vida!
Apóstolo Eliezer e Zenita Moreira
